Diagnóstico em Enfermagem: até onde vai a atuação do profissional?

o que é diagnostico de enfermagem

Uma das atribuições do enfermeiro é a promoção da saúde e bem-estar dos pacientes. Para isso, uma investigação dos problemas apresentados pela pessoa é necessária e, a partir deles, é preciso escrever um laudo. 

Essa função segue os parâmetros determinados pela NANDA internacional, Agência Norte-Americana de Diagnóstico de Enfermagem. Além disso, o laudo faz parte da Sistematização de Assistência à Enfermagem, protocolo que apresenta cinco etapas que pautam a atuação desses profissionais.

Neste post, vamos apresentar os principais tipos de diagnóstico de Enfermagem e quando utilizá-los! Confira! ?

Quais são os diagnósticos de Enfermagem?

Existem quatro tipos diferentes de diagnóstico de Enfermagem:

  • real;
  • de bem-estar (também conhecido como de promoção à saúde);
  • de risco;
  • de síndrome.

Venha conhecer cada um deles agora! ?

Diagnóstico real

No diagnóstico real, identifica-se um problema de saúde atual pelo qual o paciente está passando. Um exemplo seria a oxigenação insuficiente do organismo, podendo ser causada por uma obstrução nas vias aéreas. 

Diagnóstico de promoção à saúde

Quando um paciente se enquadra nessa categoria, significa que existem condições de se melhorar o bem-estar dele de alguma forma, como a inserção de um marca passo. 

Diagnóstico de risco

O diagnóstico de risco demonstra o quanto o paciente pode estar suscetível a riscos secundários, como uma infecção durante um procedimento.

Diagnóstico de síndrome

O diagnóstico de síndrome compreende os sintomas apresentados levando em conta síndromes que o paciente possa ter, como pós-traumática ou de abstinência.

Qual é a importância do diagnóstico de Enfermagem

Dependendo das queixas do paciente e de seu quadro, ele será encaixado em algum deles. A produção do diagnóstico faz parte da segunda fase do Processo de Enfermagem. Aqui, o enfermeiro deve discutir com o paciente sobre todos os sintomas apresentados, até aqueles que podem ser deixados de lado, além do histórico de saúde.

Caso seja necessário, o enfermeiro pode fazer testes psicológicos nos pacientes, dependendo de sua área de atuação e formação. Com esses dados em mãos, o profissional deve produzir um laudo com seu diagnóstico, destacando o quadro geral do paciente e suas descobertas durante a avaliação.

O objetivo final do diagnóstico é tratar os sintomas e problemas de saúde, e o laudo do enfermeiro é a base para estabelecer um plano de assistência eficaz. ?

Qual a característica do diagnóstico de Enfermagem?

O diagnóstico de Enfermagem tem como característica principal ser uma descrição breve do estado de saúde do paciente. A utilização de termos iguais em todo o mundo, seguindo a padronização da NANDA Internacional, facilita o entendimento da situação do enfermo, além de permitir comparações e pesquisas mais aprofundadas.

O protocolo traz maior segurança tanto ao paciente, por garantir as boas práticas profissionais, quanto para equipe de saúde, pois assim o quadro é repassado com clareza e o plano de assistência pode ser traçado com maior facilidade.  

Até onde vai o trabalho desse profissional?

A atuação de um profissional da área é chamada de Processo de Enfermagem e é dividida em cinco etapas:

  • coleta de dados, ou histórico;
  • diagnóstico;
  • planejamento;
  • implementação;
  • avaliação.

Na primeira, o profissional de Enfermagem deve colher todas as informações que possam ser importantes para o laudo, por mais irrelevante que pareçam ao paciente. A partir daí, segue-se para a segunda etapa, onde o diagnóstico é escrito.

Tendo o documento em mãos, a equipe de saúde poderá começar o planejamento do tratamento. Nesse ponto, é possível traçar metas de resultados esperados, além de quais intervenções o paciente poderá precisar para se recuperar, levando em conta as respostas dos familiares, do próprio enfermo e da doença apresentada. Um enfermeiro não pode esquecer que seu trabalho engloba a humanização do processo de saúde.

Com o planejamento traçado, é hora de colocá-lo em prática! Na implementação, a equipe de saúde começa o tratamento com base no diagnóstico de Enfermagem, bate as metas e obtém os resultados, a partir do que foi pautado anteriormente. Essa é uma boa forma de manter os profissionais em uma sequência lógica, proporcionando um maior bem-estar e qualidade de vida ao paciente.

A avaliação não ocorre apenas no final do processo. Essa etapa acontece durante todo o trabalho, pois é nele que o profissional de Enfermagem entende o que está funcionando no tratamento e o que não surte efeito. Qualquer mudança, positiva ou negativa do estado é levada em conta de maneira sistemática e contínua pelos profissionais.

Essa metodologia garante um atendimento humanizado, acolhedor, rápido e eficiente para os enfermos. Com isso, é possível oferecer maior segurança para a equipe de saúde, pois diminui a chance de erros dos profissionais.

Qual é a diferença entre o diagnóstico de Enfermagem e o diagnóstico médico?

A maior diferença entre os diagnósticos está no foco. Um médico, ao escrever seu laudo, preocupa-se em dar informação sobre a doença apresentada, enquanto um enfermeiro leva em conta as respostas humanas e o quadro geral apresentado por um paciente. 

A visão humanizada do enfermeiro é mais ampla, se estendendo do hospital para a família e, às vezes, pelo resto da vida do paciente. Seu diagnóstico leva em conta potenciais sequelas, riscos à saúde pela condição, como quedas, aspecto emocional e psicológico, como autoestima, entre vários aspectos.

Por isso, uma boa formação é muito importante para os profissionais. Na Anhanguera, você encontrará um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores na área da Enfermagem, que dão um suporte de excelência para os futuros profissionais da saúde.

Além disso, no curso de Enfermagem, você encontrará infraestrutura de ponta, com laboratórios bem equipados para a realização de aulas práticas e peças que simulam o corpo humano.?

 Pensa que é só isso? Veja outros diferenciais que oferecemos aos nossos alunos:

Agora é com você!

Agora que conhece mais sobre o diagnóstico de Enfermagem, saiba que essa profissão é muito valorizada. Assim, se você quer fazer um curso superior nessa área, venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Gostou de saber sobre a atuação dos enfermeiros e quer investir na sua formação? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados