O que é DevOps? Tire as suas dúvidas!

O que é DevOps

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) é um dos que mais crescem no Brasil! Com essa crescente evolução nos últimos anos, é normal que apareçam áreas de atuação e cargos que, a princípio, não são tão conhecidos, até por quem já atua em TI. Por isso, se você já pensou em trabalhar no mercado de tecnologia, vai gostar de conhecer a área de DevOps.

Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o que é DevOps e por que vale a pena se formar e trabalhar nessa área do mercado de tecnologia. Confira e tire suas dúvidas!

O que é DevOps?

Para começar, vamos entender o básico. DevOps é uma prática de engenharia de software que consiste em integrar o trabalho de desenvolvedores (Dev) e profissionais de operação (Ops) em TI.

O objetivo é evitar falhas na comunicação entre esses dois times e, assim, aumentar a capacidade de uma empresa de entrar novos softwares e atualização de softwares com rapidez e qualidade.

Por depender de um clima organizacional favorável à integração de diferentes equipes, o DevOps também é conhecido como uma “cultura DevOps”.

O DevOps depende não apenas de uma integração das ferramentas de trabalho de desenvolvedores e profissionais de operação, mas também de uma capacidade de trabalhar em grupo e de criar processos padronizados.

É dessa forma que uma empresa de tecnologia consegue evitar retrabalhos, atrasos e projetos desalinhados com os objetivos iniciais.

Como o DevOps funciona na prática?

A cultura DevOps tem um impacto direto no ciclo de vida de um aplicativo ou de qualquer outro sistema digital em desenvolvimento. Então, vamos entender como funciona esse ciclo para ver como o DevOps atua na prática!

No geral, a cultura DevOps permite que os responsáveis pelas fases de planejamento, desenvolvimento, entrega e operação se mantenham em constante diálogo e entendam como o seu trabalho impacta o trabalho dos demais.

No DevOps, a função de um profissional está envolvida, de alguma forma, em cada fase:

  • planejamento: idealizar e definir as funcionalidades e demais características dos sistemas em desenvolvimento;
  • desenvolvimento: fazer a gravação, o teste e a integração do código para o desenvolvimento do sistema. Também é o momento de fazer a compilação do código em “artefatos de compilação”, que podem ser usados em vários ambientes;
  • entrega: implantar os sistemas digitais em ambientes de produção;
  • operação: monitorar e solucionar possíveis problemas que aparecem nos aplicativos já implementados em ambientes de produção.

Em um mercado tão competitivo quanto o de TI, as empresas buscam profissionais que cumpram o papel de estar à frente das mudanças que precisam ser feitas para a interação entre os setores de Tecnologia da Informação.

É daí que surge a necessidade de um profissional específico para coordenar o DevOps!

Quais são as responsabilidades do profissional de DevOps?

Ok, agora você já tem uma noção de como funciona o ciclo de vida de sistemas digitais, que se mantém funcionando perfeitamente por causa da cultura DevOps. Então, nesta parte do conteúdo, chegou o momento de ver o que faz um profissional que está à frente do DevOps.

No geral, esse é o responsável por coordenar a integração entre as equipes de desenvolvedores e de profissionais de operação de TI, participando de todo o ciclo de vida de aplicativos e de demais softwares em produção.

Para corresponder aos desafios da área, ter um gosto por tecnologia e uma boa capacidade de trabalho em equipe são habilidades fundamentais para o profissional de DevOps, mas não são as únicas. Também é importante ter familiaridade com assuntos como linguagens e códigos de programação, governança de tecnologia e infraestrutura ágil.

É esperado que esse profissional use ferramentas e metodologias para buscar soluções de automação para os processos de uma empresa e saiba usar dados para produzir relatórios e melhorar a produtividade de toda a equipe. São muitas responsabilidades.

Não é obrigação que o profissional de DevOps tenha uma formação específica para atuar na área. Porém, esse pode ser o seu diferencial competitivo! Assim, você ingressa no mercado de trabalho realmente pronto para lidar com os principais desafios da profissão.

Como está o mercado de trabalho para profissionais de DevOps?

Temos uma boa notícia para quem gosta de tecnologia e está pensando em trabalhar com DevOps! Até o ano de 2024, o Brasil vai precisar de 420 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI), mas o país forma, por ano, aproximadamente, 46 mil profissionais.

Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e mostram que haverá, daqui para frente, uma alta procura por pessoas formadas em áreas da tecnologia como DevOps.

Essa é uma boa notícia para quem gosta de ciências exatas e tem o desejo de trabalhar no mercado de tecnologia. Afinal, as empresas buscam mão de obra qualificada e, por isso, estão dispostas a pagar bons salários para os profissionais da área.

Então, se você busca uma qualificação para trabalhar na área de DevOps, a hora é agora!

Quanto ganha o profissional de DevOps?

R$ 6.164* é a média salarial do profissional de DevOps no mercado brasileiro, segundo pesquisa do site Glassdoor. Contudo, vários adicionais podem aumentar esse valor, como bonificações e outros benefícios.

Qual é a graduação para atuar em DevOps?

O diploma de graduação é um pré-requisito para ocupar cargos de alta responsabilidade nas empresas, como é o caso da profissão de DevOps. Mas, afinal, qual graduação fazer para trabalhar na área?

Bom, há quem dispute vagas de trabalho para o cargo de DevOps tendo uma graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, entre outras formações para o mercado de tecnologia.

Por outro lado, nem sempre as graduações mais tradicionais preparam para os desafios do profissional de DevOps. Quem segue carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas adquire uma base em assuntos como linguagem de programação e banco de dados, mas um analista de sistemas não passa por uma formação específica para DevOps.

É dessa necessidade que existe a opção de fazer o curso de graduação em DevOps. Sim, isso mesmo! Existe um curso focado na área.

Na Faculdade Anhanguera, é o curso Tecnólogo em DevOps EAD, com duração de 4 semestres (2 anos), oferecido na modalidade 100% a distância.

A grade curricular é planejada para introduzir os alunos nos principais desafios do mercado de trabalho. Ao longo dos semestres, você tem contato com disciplinas como Linguagem de Programação, Governança de Tecnologia, Modelagem Banco de Dados e Infraestrutura Ágil.

Invista na sua formação em tecnologia!

Neste post, trouxemos algumas informações para quem estava na dúvida sobre o que é DevOps, como ser desenvolvedor nessa área e como é o mercado de trabalho para recém-formados. Agora, é com você! Se é a carreira ideal para seu futuro, invista nessa ideia e vá em busca de mais informações sobre o mercado de tecnologia.

Quer uma ajuda? Aproveite para baixar nosso e-book completo sobre os cursos da área de tecnologia e as profissões em alta nesse mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content