Conheça algumas das melhores faculdades de Direito na atualidade!

melhores faculdades de Direito

O curso de Direito é um dos mais tradicionais do Brasil, e algumas faculdades que ajudaram na construção desse legado continuam ativas e entre as melhores da atualidade. Mais que o ensino de qualidade, muitas se destacam também pela influência na cultura política e jurídica do país.

Mas ingressar nos melhores cursos de Direito não é tarefa fácil e exige ampla preparação por parte do vestibulando. Ele precisa ter um desempenho consistente em alguns dos vestibulares mais complexos e disputados. Quer saber quais são uma das melhores faculdades de Direito atualmente? Selecionamos as principais. Confira!

  • USP
  • UFRJ
  • UnB
  • Anhanguera

Universidade de São Paulo (USP)

A Faculdade de Direito do Largo São Francisco é certamente a mais ilustre do nosso país e formou juristas e personalidades de destaque no Brasil. Exemplos são os escritores Monteiro Lobato e José de Alencar, que ficaram marcados por suas trajetórias fora do Direito.

Por outro lado, um dos maiores nomes da vida política brasileira concluiu sua graduação lá, Ruy Barbosa, que foi advogado, político, diplomata, jornalista e escritor. Ele prestou importante contribuição para a formação do nosso federalismo, bastante influenciado pelos Estados Unidos.

Trata-se de uma unidade isolada dentro da estrutura da Universidade de São Paulo, por isso não está localizada na cidade universitária e sim no centro da capital paulista. Bem verdade, a faculdade de Direito do Largo de São Francisco nasceu quase 100 anos antes da fundação da Universidade de São Paulo, o que explica ser uma unidade esparsa.

É uma faculdade de ponta da graduação à extensão, com cursos de pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado, que estão entre os mais disputados do país.

Ser aprovado não é uma tarefa simples: demanda uma base bastante sólida do conteúdo de ensino médio para um bom desempenho no vestibular próprio e também para as vagas ofertadas pelo sistema do Governo Federal.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Faculdade Nacional de Direito (FND) também representa uma importante marca na história do Brasil, com muitas figuras ilustres tendo frequentado seus bancos ao longo dos seus 101 anos de existência.

Mesmo que seja mais nova que a faculdade do tópico anterior, a faculdade de Direito da instituição merece destaque devido ao ensino de qualidade e também pela influência exercida no século passado, quando formava os principais juristas e políticos da então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.

Tendo formado muitos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ela também era reconhecida pela combatividade de seu corpo discente, que atuou de forma bastante engajada nas lutas pela defesa do petróleo e também contra a Ditadura Militar.

Atualmente, a única forma de ingresso é por meio do sistema do Governo Federal, sendo necessário prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vale considerar que o curso de Direito é um dos mais disputados do país. Uma base sólida nas Ciências Humanas e boa escrita deve ser a prioridade dos candidatos que buscam uma vaga na instituição.

Universidade de Brasília (UnB)

A Faculdade de Direito da UnB se beneficia pela proximidade com o centro das decisões políticas de nosso país e aos Tribunais Superiores, o que permite que integrantes da cúpula do Poder Judiciário possam lecionar na instituição. Com isso, o nível do ensino é bastante alto, e o ingresso no curso costuma ser extremamente disputado.

Outro ponto positivo são as oportunidades de estágio da capital federal, pois da mesma forma que ela conta com muitos órgãos públicos, também é a base de alguns dos principais escritórios de advocacia do país.

Tudo isso enriquece a formação dos estudantes da Faculdade de Direito, localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, mas muitas dessas oportunidades estão disponíveis também para estudantes de Direito nas universidades privadas.

Faculdade de Direito Anhanguera

Se você quer ser estudante de Direito e contar com uma estrutura similar a essas apresentadas, que possibilite um aprendizado robusto e de excelência, a Anhanguera é uma das melhores faculdades particulares de direito para a sua formação. A instituição oferece bolsa para estudar Direito, o que deixa a mensalidade mais acessível e compatível com o seu bolso.

Mas por que escolher Direito numa faculdade particular? A graduação em Direito abre muitas oportunidades de carreira, tanto no serviço público quanto na iniciativa privada.

Para se destacar, como foi possível perceber, é necessário muito estudo, por isso é importante se matricular em uma faculdade que priorize a qualidade de ensino e ofereça as melhores condições para você construir uma carreira consistente. Veja alguns de nossos destaques.

Canal Conecta

A inserção no mercado de trabalho é uma das áreas que recebem o suporte da Anhanguera, por meio do Canal Conecta.

É a plataforma exclusiva com vagas de emprego e estágio para nossos alunos, por meio de parcerias com empresas que sabem que o estudante de Direito da instituição está em uma das melhores faculdades particulares de Direito. Com isso, oferecemos plenas condições de atender às necessidades e às exigências do mercado de trabalho.

Aula Destaque

Outro diferencial de ponta da Anhanguera é a Aula Destaque. Nela, nomes conceituados da área jurídica dão aulas exclusivas e dicas de carreira, tudo 100% online e disponível quando quiser.

Trilhas de Carreira

A faculdade particular de Direito ainda dispõe de cursos online e com certificado para enriquecer seus currículos e suas habilidades profissionais:

  • Tecnologia, Direito Digital e Propriedade Intelectual;
  • Inovação em Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos de Sustentabilidade;
  • Inglês: Incrementando o Vocabulário;
  • Finanças Pessoais e Investimentos;
  • Gestão de Projetos;
  • Comunicação em Negócios e Mídias Sociais;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Coaching e Liderança.

Se quer mudar o seu futuro e sabe que o Direito é o curso certo, na Anhanguera, você encontra as melhores condições para cursar o seu Bacharelado com tranquilidade e sem surpresas.

A faculdade particular do curso de Direito aposta na transparência na relação com o aluno e leva a sério o seu compromisso com a qualidade de ensino.

Faça Direito na Anhanguera!

Existem diversas formas de ingressar no curso de Direito da Anhanguera, como ao aproveitar sua nota no Enem, transferência externa, isenção de vestibular e ainda pelo vestibular da própria faculdade — 100% online. Mesmo com a concorrência, certamente haverá uma vaga esperando por você, que representará o passaporte para o futuro dos seus sonhos.

Que tal não perder mais tempo? Inscreva-se em nosso processo seletivo e venha fazer Direito na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados