O que as melhores faculdades de Direito têm em comum?

melhores faculdades de direito

Saber identificar as melhores faculdades de Direito é um passo importante na carreira jurídica. Por ser um curso bastante popular, a oferta de graduação é bastante elevada, e o estudante precisa ter cautela para escolher uma instituição de ensino que faça a diferença em seu futuro profissional.

A escolha depende de conhecer as necessidades durante e depois do curso, bem como por comparar os serviços oferecidos em diferentes estabelecimentos educacionais. Assim, focando nos pontos-chave, encontramos o que há de melhor na área.

Logo abaixo, explicamos o que você deve considerar e quais práticas podem ajudá-lo durante esse processo. Continue a leitura e encontre a faculdade ideal para conquistar o seu diploma de bacharel em Direito!

Altas taxas de aprovação na OAB

Diferentemente de outras áreas, os alunos do curso de Direito precisam realizar um exame para atuar na principal função do segmento, que é a advocacia. Logo, indiretamente, as faculdades são submetidas a um sistema externo de avaliação: aprovar o maior percentual de candidatos na prova.

O exame da OAB é dividido em duas partes. Na primeira, cobra-se o conteúdo teórico das principais áreas do curso; na segunda, aborda-se, com questões escritas e redação de peças jurídicas, o que faz um advogado na prática. É um bom termômetro do que os alunos aprenderam. Portanto, não deixe de consultar as taxas de aprovação.

Além disso, por ser uma prova extensa e abrangente, as melhores faculdades de Direito terão o cuidado de preparar o aluno, abordando os assuntos da prova em aula ou oferecendo serviços específicos para quem vai fazer o exame.

Bom desempenho no Enade

Outra avaliação externa é o Exame Nacional do Ensino Superior (Enade). Essa prova é aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como objetivo mensurar o desempenho das graduações, inclusive, com riscos de punições para as instituições que obtiverem um resultado muito abaixo da expectativa.

Mais uma vez, o desempenho dos estudantes na prova será um indício forte da qualidade do curso. Porém, o segredo é considerar a nota do MEC como um todo, porque o órgão público também considera a infraestrutura e o corpo docente das faculdades. Para isso, pesquise pelo índice da instituição e pelo da faculdade de Direito que está no seu radar, a fim de obter um diagnóstico mais completo.

Disciplinas alinhadas com a conjuntura jurídica atual

As matérias de Direito estão em constante atualização. Não só as leis e decisões judiciais mudam, mas também a sociedade na qual as normas serão aplicadas. Logo, a faculdade precisa constantemente ajustar as disciplinas para acompanhar as transformações.

Nesse sentido, algo essencial nos dias de hoje é acompanhar os avanços tecnológicos. O Direito de 2020 está mais do que nunca inserido na transformação digital, com softwares que facilitam o trabalho dos profissionais e o acesso aos serviços jurídicos.

Quanto à qualidade e à didática, uma dica é se dirigir à faculdade e verificar a disponibilidade de assistir a uma aula. Assim, você entenderá a abordagem e o estilo dos professores, além de aproveitar o dia para conhecer a infraestrutura do polo de graduação escolhido.

Empregabilidade

Um quarto quesito importante são os projetos voltados para a empregabilidade. No Direito, os primeiros passos para construir uma carreira são dados durante a graduação, em estágios e empregos da área. Isso ocorre porque, além da chance efetivação depois do curso, a experiência profissional fará a diferença tanto para buscar uma vaga no setor público como para ser um advogado de sucesso.

Também é importante considerar o impacto de conciliar teoria e prática durante a graduação. Ao compreender a aplicação do que é estudado e desenvolver habilidades, você estará mais preparado para exercer as profissões jurídicas, bem como terá uma visão diferenciada para resolver questão de prova — aumentando suas chances de aprovação na OAB e em concursos públicos.

No caso dos alunos da Anhanguera, a integração com o mercado de trabalho é feita pelo canal Conecta. Nesse portal da empregabilidade, é possível acessar vagas de emprego e estágio, além de inúmeros conteúdos sobre mercado de trabalho.

Destacam-se, nesse sentido, os recursos para montar o currículo profissional, como testes comportamentais e possibilidade de converter as matérias do curso em habilidades para colocar inserir no documento.

Aulas práticas

A prática jurídica é outro ponto essencial da graduação em Direito. Nela, convertemos o saber em saber fazer, ou seja, conhecimentos em habilidades. Afinal, não basta entender a lei. O bom profissional domina a elaboração de argumentos, requerimentos e decisões a partir do conteúdo visto em sala de aula.

Igualmente, a assimilação das rotinas de um escritório de advocacia ou repartição pública são indispensáveis. Nesse caso, aprendemos a lidar com o dia a dia: atividades administrativas do setor, acompanhamento de processos, relacionamento com servidores públicos e atendimento ao cliente etc.

Na faculdade, duas unidades internas possibilitam esse aprendizado. O primeiro é o núcleo de prática ou escritório modelo, em que os alunos são orientados por um profissional experiente e exercem atividades reais ou simuladas. O segundo é a estrutura complementar de atendimento à comunidade, que permite captar demandas e engajar os alunos em ações de responsabilidade social.

Vale ressaltar que, em geral, toda a infraestrutura do curso deve ser considerada, como bibliotecas, locais de convivência e laboratórios de informática. Afinal, esses elementos facilitam o estudo, a realização de trabalhos e demais atividades acadêmicas.

Nesse sentido, considerando todos os fatores apresentados, a Anhanguera é a opção ideal para você realizar o seu curso de Direito. Além das boas avaliações externas e qualificação do corpo docente, existe uma infraestrutura adequada para que você tenha a melhor experiência em relação à empregabilidade e prática profissional.

Não bastassem todas essas vantagens, os estudantes de Direito da Anhanguera também podem contar com vários benefícios na parceria com Saraiva Jur. Todos os novos alunos a partir deste primeiro semestre de 2020 já têm acesso gratuito garantido ao Vade Mecum Digital Saraiva Jur, além do Saraiva Aprova, após formados, auxiliando no processo de estudos para a prova da OAB.

Você pode visitar um dos polos na sua cidade ou na região mais próxima para conhecer a instituição e avaliar, por si mesmo, as condições oferecidas. Além disso, um dos focos é tornar o ensino mais acessível, então, é possível encontrar um preço justo pela mensalidade, bolsas e crédito estudantil.

Sendo assim, agora que você já conhece o que as melhores faculdades de Direito têm em comum, não deixe de pesquisar as opções da Anhanguera para encontrar o melhor custo-benefício e conquistar seu diploma!

Para tirar dúvidas e conhecer as localidades atendidas, acesse a página de inscrição no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.