Matriz BCG: O guia completo para analisar seu portfólio de produtos

Matriz BCG
Banner curso de Inteligencia Artificial por R$ 66,42 na Anhanguera

A matriz BCG é uma ferramenta de gestão que ajuda a analisar o portfólio de produtos e serviços de uma empresa. O ponto de partida é a classificação desses itens conforme a sua participação na receita e crescimento do mercado.

Ferramentas como a matriz BCG e a matriz SWOT são essenciais nas tomadas de decisões e no desenvolvimento de uma estratégia de mercado assertiva. Na prática, esses recursos administrativos ajudam a identificar quais produtos ou serviços merecem mais investimento e quais devem ser descontinuados. 

Empresas que não utilizam a matriz BCG podem enfrentar dificuldades para identificar produtos ou serviços com baixo desempenho e oportunidades de crescimento. Isso leva a alocação ineficiente de recursos, o que afeta negativamente a competitividade e a lucratividade.

Neste artigo, entenda o conceito de matriz BCG e veja como aplicar essa ferramenta para uma gestão estratégica. 

O que é matriz BCG?

O conceito de matriz BCG foi desenvolvido pelo Boston Consulting Group. Trata-se de uma ferramenta de análise de portfólio de produtos e serviços que os classifica em quatro categorias: Estrela, Vaca Leiteira, Abacaxi e Ponto de Interrogação. Essa classificação é baseada no crescimento e na participação de mercado desses itens:

  • Estrela: produtos ou serviços com alta participação de mercado e alto crescimento. Eles requerem investimentos contínuos para se manterem competitivos; 
  • Vaca Leiteira: itens com alta participação de mercado e baixo crescimento. Porém, geram fluxo de caixa estável, exigem menos investimento, a margem de lucro é maior e o custo de aquisição de clientes (CAC), menor; 
  • Ponto de Interrogação: produtos ou serviços com baixa participação de mercado e alto crescimento. A melhor estratégia para esses itens é avaliá-los criteriosamente para decidir sobre investimentos futuros;
  • Abacaxi: itens com baixa participação de mercado e menor crescimento. Geralmente, as melhores tratativas para esses produtos ou serviços são a  redução nos investimentos ou descontinuação. 
matriz BCG

A matriz BCG ajuda as empresas a identificar onde investir, descontinuar ou desenvolver novos produtos e serviços. Essa ferramenta de gestão permite uma visão clara da posição competitiva de cada item, dando suporte ao planejamento tático do negócio e às tomadas de decisões para otimizar o portfólio.

Para que serve a matriz BCG?

A matriz BCG serve para otimizar a gestão do portfólio, pois facilita a alocação eficiente de recursos, identificando produtos ou serviços prioritários. A importância da matriz BCG está em sua capacidade de maximizar o retorno sobre investimentos.

Essa ferramenta de gestão ajuda as empresas na compreensão da posição competitiva de cada produto ou serviço. Com essa análise, é possível decidir onde investir, descontinuar ou reposicionar itens. A matriz BCG também permite identificar oportunidades de crescimento. 

Outra importância da matriz BCG é auxiliar no planejamento corporativo, já que oferece uma visão clara sobre quais produtos ou serviços são mais rentáveis e sustentáveis. Além disso, também oferece insights para uma gestão financeira assertiva. 

Passo a passo: como fazer uma matriz BCG?

Cada empresa tem suas particularidades, mas, para criar uma matriz BCG, existe um passo a passo básico que pode ser seguido. Veja: 

  • Passo 1: identificar os produtos, serviços ou filiais a serem analisados;
  • Passo 2: coletar dados sobre vendas, margem de lucro e custo de aquisição;
  • Passo 3: fazer um benchmarking para entender a participação desses itens no mercado e tendências;
  • Passo 4: classificar os produtos ou serviços em Estrela, Vaca Leiteira, Ponto de Interrogação ou Abacaxi;
  • Passo 5: analisar e interpretar a posição de cada produto ou serviço. Com a interpretação, definir as estratégias para cada um;
  • Passo 6: acompanhar as ações e fazer as atualizações necessárias. Revisar e atualizar a matriz periodicamente.

Os quadrantes da matriz BCG ajudam na visualização dessas informações. É importante que tudo isso seja documentado e compartilhado com os colaboradores envolvidos nas operações. 

Abaixo você pode testar o modelo com os seus próprios produtos:




Estrela
Interrogação
Vaca Leiteira
Abacaxi

Exemplo de matriz BCG

Considere uma loja de roupas femininas instalada em uma cidade quente e litorânea. Ao fundar a empresa, os gestores decidiram oferecer todos os tipos de peças.

Porém, com o passar do tempo, perceberam que alguns itens não vendiam tão bem. No fim das contas, precisavam realizar promoções com preços muitos baixos para evitar prejuízos maiores. 

Quando decidiram aplicar a matriz BCG, perceberam que: 

  • Os grandes Abacaxis eram as roupas de frio. Em um local quente e com um período muito curto de inverno, esses itens não tinham uma boa saída durante o ano. A margem de lucro também era baixa;
  • As Estrelas eram as peças de moda praia, também por conta da temperatura. A margem e o volume de vendas eram altos;
  • As Vacas Leiteiras eram as roupas casuais, que também possuíam uma margem boa, contudo, as vendas eram menores que as Estrelas e maiores que os abacaxis; 
  • Por fim, as Interrogações (Dúvidas) eram as roupas mais elaboradas para festas. Apesar de ser uma cidade praiana, o local costuma receber grandes shows e eventos, o que eventualmente aumentava a procura desses itens sazonalmente. 

Com base nisso, os gestores decidiram:

  • Eliminar as roupas de frio do catálogo – Abacaxis (Produtos Problemáticos); 
  • Aumentar os investimentos nas peças mais leves e corrigir possíveis falhas nos processos comerciais e de marketing para manter a empresa competitiva nesse segmento de mercado;
  • Aumentaram os investimentos nas peças Vacas Leiteiras. Apostaram em novos modelos e na divulgação;
  • Seguem observando o volume de vendas das roupas de festa. Também decidiram realizar um benchmarking para identificar novas oportunidades. 

Vale lembrar que, após a aplicação da matriz BCG, é importante avaliar continuamente o desempenho das vendas e realizar os ajustes necessários. 

Como aplicar a matriz BCG?

O primeiro passo da aplicação da matriz BCG é identificar quais produtos ou serviços serão avaliados. É possível selecionar apenas alguns itens ou fazer a análise de portfólio completa. 

Depois, inicie a classificação conforme a participação de mercado e volume de vendas. Em seguida, posicione cada produto em uma das quatro categorias que vimos acima: Estrela, Vaca Leiteira, Abacaxi e Ponto de Interrogação.

É interessante iniciar a análise pelos itens classificados como Estrela. Para mantê-los competitivos, a melhor alternativa é reforçar o investimento nesses produtos ou serviços.

Já em relação aos itens avaliados como Vaca Leiteira, mantenha investimentos para gerar fluxo de caixa e observe o volume de vendas. Analise também os custos de produção. 

Para itens classificados como Abacaxi, considere reduzir os investimentos e até mesmo descontinuá-los. Por fim, para produtos ou serviços classificados Pontos de Interrogação, realize uma avaliação minuciosa do seu potencial de vendas e decida se vale ou não a pena continuar investindo. 

Porém, você deve estar se perguntando: como realizar essas análises para tomar as melhores decisões? A resposta é: se especializando! E a Faculdade Anhanguera pode te ajudar!

matriz BCG

O Curso de Processos Gerenciais da Faculdade Anhanguera é de nível superior, possui duração de 4 semestres e está disponível nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. Com essa formação, você pode atuar em diversas áreas de uma empresa – do financeiro ao Recursos Humanos. Saiba mais clicando aqui! 

Agora, se você busca maior flexibilidade e está com o orçamento mais limitado, mas deseja ingressar na área, uma excelente opção é o Curso Profissionalizante de Processos de Gestão Administrativa

Essa formação tem duração de 190 horas, é online e capacita o aluno para atuar com ferramentas administrativas, financeiras e gerenciais. Para conhecer o Curso Profissionalizante de Processos de Gestão Administrativa é só clicar aqui!  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados