7 livros de Estética e Cosmética que todo profissional vai conhecer

livros de estética e cosmética

7 livros de Estética e Cosmética que todo profissional vai conhecer
Em Estética e Cosmética, você vai se deparar com literaturas sobre anatomia, visagismo, cirurgia plástica, tratamentos e princípios ativos. O estudo com esses livros vai te ajudar a ser um profissional ainda mais completo!

Conhecer os principais livros de Estética e Cosmética faz toda a diferença para quem quer se destacar nessa área promissora. Afinal, adquirir conhecimento de diferentes fontes e se aprofundar em relação a temas usuais no dia a dia profissional é o que diferencia um esteticista de sucesso dos outros.

O curso de Estética e Cosmética tem como objetivo oferecer a capacitação necessária para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades nas áreas de beleza capilar, corporal e facial. Por isso, buscar obras que ofereçam conteúdo complementar em relação aos temas já é um passo importante antes mesmo de começar a faculdade. Confira 7 livros de Estética e Cosmética que todo profissional vai conhecer! 📚

1. Cosmetologia – Descomplicando os Princípios Ativos

Um dos livros de Estética e Cosmética que devem estar no radar de todo interessado pela área é “Cosmetologia – Descomplicando os Princípios Ativos”. A obra, escrita por Rosaline Kelly Gomes e Marlene Gabriel Damazio, é considerada uma das mais importantes para quem está começando na área de Estética e Cosmética.

Ao longo das páginas, as autoras apresentam um trajeto de pesquisa que aborda, entre outros temas, citologia, dermatologia e até mesmo uma relação de princípios ativos disponíveis no mercado brasileiro e mundial. 🧪

A legislação é outro assunto mencionado no livro, que se preocupa em oferecer temas realmente relevantes para o dia a dia de estudantes e profissionais de Estética. Um diferencial da obra, que é adotada por mais de 100 cursos de nível superior e técnicos da área, é o uso de imagens para deixar o conteúdo mais fácil de compreender.

2. Atlas de Anatomia — Para Profissionais das Áreas de Estética e Cosmetologia

Anatomia é um dos temas que fazem parte da grade curricular da faculdade Estética e Cosmética. Não é à toa. É essencial que os profissionais que trabalham no segmento de beleza tenham, cada vez mais, um conhecimento amplo dessa especialidade e possam relacioná-la às suas atividades cotidianas.

O diferencial do Atlas de Anatomia é ter conteúdo direcionado especialmente para profissionais das áreas de Estética e Cosmetologia. Ou seja, os temas são abordados considerando as necessidades de quem trabalha na área e não de maneira genérica.

Como entre as áreas de atuação do profissional estão estética corporal e massagem, além de estética pré e pós-cirúrgica, ter um conhecimento profundo da anatomia humana faz toda a diferença na atuação do profissional. 💪

Aqui na Anhanguera, anatomia é uma das principais disciplinas do curso de Estética e Cosmética, que conta ainda com matérias como Fisiologia, Cosmetologia e Recursos Estéticos Aplicados a Tratamentos Faciais.

Outro diferencial é que o curso oferece modalidades de ensino sob medida para a sua rotina. Pode ser feito presencial ou semipresencial — modalidade a distância, com atividades presenciais.

3. Raciocínio Clínico Aplicado à Estética Facial

Escrito por Dr. João Tassinary, Dra. Marialva Sinigaglia e Ma. Giovana Sinigaglia, o livro “Raciocínio Clínico Aplicado à Estética Facial” destaca-se por ser 100% científico, pensado para a prática clínica.

Ao longo das páginas, são abordados tópicos como Sistema tegumentar; Rosácea; Envelhecimento cutâneo, além de Acne e suas alterações cicatriciais. Com um capítulo exclusivo sobre limpeza de pele, a maneira ideal de começar um tratamento, o livro tem mais de 300 referências bibliográficas disponíveis para consulta.

Outro diferencial que torna o aprendizado ainda mais interativo é o conteúdo exclusivo em realidade aumentada. Com o celular, é possível escanear as páginas do livro e, assim, ter acesso a modelos realistas e interativos de diversos elementos da face humana.

4. Visagismo: Harmonia e Estética

Arte de embelezar ou transformar o rosto utilizando cosméticos, tinturas e corte do cabelo, visagismo é um tema em alta na faculdade de Estética e Cosmética. Nesse sentido, a obra de Philip Hallawell, artista plástico e escritor, não pode faltar na biblioteca de todo estudante e profissional da área.

Com a leitura da obra, que também é recomendada para maquiadores, cabeleireiros, profissionais e estudantes do visagismo, é possível conhecer os princípios básicos de harmonia e estética do rosto.

Nas páginas, o autor mostra, por exemplo, como criar efeitos por meio da linguagem visual sem ter que recorrer a soluções padronizadas.

5. Estética e Cirurgia Plástica: Tratamento no Pré e Pós-operatório

O livro de Raul Mauad busca suprir uma carência bibliográfica em relação aos procedimentos prévios e posteriores à cirurgia plástica. Destinado a dermatologistas e, também, esteticistas, a obra oferece um material abrangente sobre o assunto, preparando os profissionais para os principais desafios que envolvem uma operação plástica.

Com prefácio de Ivo Pitanguy, o conteúdo se destaca por seu dinamismo, tornando-se uma referência indispensável para quem pensa em atuar na área de estética.

É importante ter em mente que, quanto mais especializado for o profissional, maiores são as chances de conseguir uma posição de destaque como esteticista, profissão que tem salário médio de R$ 1.727,35*.

6. Terapêutica em Estética: Conceitos e Técnicas

Escrito por Fábio dos Santos Borges e Flávia Acedo Scorza, o livro busca conjugar conhecimento teórico com prática cotidiana baseada na busca da melhora da qualidade de vida das pessoas.

Ele é voltado para todos os profissionais que atuam na área de bem-estar e saúde. “Terapêutica em Estética: Conceitos e Técnicas” aborda diversos tópicos relativos à anatomia e fisiologia da pele, como cicatrização e envelhecimento cutâneo.

Os autores passam ainda por tópicos relativos à terapêutica estética corporal, como gordura localizada, celulite e estrias. Quem quer ter certeza de que vai escolher a faculdade ideal ao optar por Estética e Cosmética pode começar pela leitura desse livro abrangente para garantir que essa é a melhor opção.

7. Cosmetologia Aplicada

O livro de Simone Pires de Matos aborda desde cuidados básicos diários até produtos com ações específicas. Acne, fotoenvelhecimento e gordura localizada estão entre os tópicos abordados ao longo das páginas.

Temas atuais, como nanocosméticos, nutricosméticos e fotoproteção, também são discutidos pela autora, que busca oferecer aos leitores conhecimentos químicos importantes para compreender a cosmetologia, o que inclui procedimentos estéticos para melhorar a permeabilidade da pele. 💊

Ideal para quem quer ampliar as oportunidades profissionais, a obra conta com material de apoio e ainda tem informações importantes sobre legislação e cuidados com o uso de cosméticos em um tratamento.

Não fique de fora dessa!

Agora que você já conhece alguns dos principais livros de Estética e Cosmética, é importante ter em mente que você não precisa comprar todas essas obras, combinado?

Muitos livros estão disponíveis em bibliotecas e, também, em versões digitais. Essas são sugestões para você ampliar seu conhecimento antes de ingressar na faculdade. ✍

Está pronto para dar o primeiro passo para uma carreira de sucesso em Estética e Cosmética? Então, inscreva-se agora mesmo no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.