Como anda a indústria farmacêutica? Entenda as oportunidades

indústria farmacêutica

O surgimento de uma pandemia global causada pela rápida disseminação e fácil contaminação a partir do chamado coronavírus evidencia a importância da saúde em todo o mundo. Essa ciência, que anda lado a lado com a tecnologia, tem na indústria farmacêutica um grande potencial de crescimento.

Então, que tal considerar a atuação no setor como possibilidade para a sua carreira profissional? O curso de Farmácia é um dos mais tradicionais do país e popularmente oferecido nas melhores faculdades nacionais.

Continue a leitura para conhecer as oportunidades da indústria farmacêutica e o quanto essa área é promissora. Quem sabe você encontra um bom espaço para explorar no mercado de trabalho com as informações a seguir. Confira!

O cenário de crescimento da indústria farmacêutica

A irlandesa Allergan e a canadense Valeant são duas gigantes do setor e cresceram respectivamente 39% e 45% de 2007 a 2015. Além do passado de grande sucesso, são ótimas as expectativas para o futuro desse importante segmento, inclusive devido aos novos hábitos de consumo estimulados pela tecnologia.

Veja só: é esperado um aumento de 21,3% nas vendas online da indústria farmacêutica entre 2020 e 2027 com base em estudo da Data Bridge Market Research. Essas projeções acompanham tendências globais de desenvolvimento do comércio eletrônico, que ganhou 4 milhões de novos consumidores só no Brasil durante o período de pandemia da Covid-19.

Falando nisso, o coronavírus ressaltou a importância de investir em pesquisa e ter bons profissionais na área da saúde. A busca por medicamento ou vacina que curasse os doentes dessa patologia ou favorecesse o tratamento dessas pessoas despontou como uma das principais preocupações de governos do mundo todo.

As altas das ações de empresas do ramo nas Bolsas de Valores e a atenção da mídia à área também devem crescer em longo prazo por conta de guerras e de conflitos no mundo todo. Isso porque armas biológicas são uma ameaça crescente no século XXI: o bioterrorismo já é um exemplo de tema recorrente quando se fala em tendências na indústria farmacêutica.

A importância do setor no Brasil hoje

Embora o terrorismo em nosso país não seja uma preocupação tão grande como é nos Estados Unidos, por exemplo, há vários motivos para você investir na faculdade de Farmácia e conseguir uma boa colocação no mercado. A primeira delas é a presença de grandes marcas desse segmento por aqui.

Merck, Takeda, Eurofarma e Medley ocupam as primeiras posições entre as melhores indústrias farmacêuticas para se trabalhar no Brasil — informação especialmente relevante se você pretende atuar na área. Inclusive, a Eurofarma quer lançar 22 genéricos ainda em 2020, evidência de como o setor anda em ritmo acelerado.

Não são apenas as grandes empresas que andam se desenvolvendo e apresentando boas oportunidades na indústria farmacêutica: o número de farmácias de manipulação aumentou 8,8% de 2014 e 2018, gerando diretamente 54 mil empregos em todo o território nacional.

O faturamento desse tipo de negócio em 2020 deve ser 120% maior no comparativo com 2019. Com fabricação própria, esses empreendimentos têm se multiplicado pelas cidades, tendência também no mercado de Farmácia em Anápolis.

Por fim, o uso de genéricos no Brasil ainda pode crescer bastante. Aquela notícia da Eurofarma citada anteriormente também diz que apenas 34,07% das unidades de medicamentos vendidas por aqui correspondem a genéricos, enquanto esse percentual é de 66% na Alemanha e 80% nos EUA. Viu só quanto potencial de crescimento o setor tem?

Cursos de qualificação do farmacêutico industrial

O primeiro passo para uma carreira em Farmácia é o ensino superior na área, facilitado pela existência de cursos com ótimo custo-benefício e alta qualidade de ensino. Aqui na Anhanguera, oferecemos essa formação superior nas modalidades de ensino presencial e semipresencial. Falando nisso, não deixe de consultar as condições da unidade que melhor atende aos seus interesses.

Assim você tem flexibilidade de horários para conquistar o diploma e não perde as aulas práticas tão necessárias à sua capacitação profissional. Além do mais, nossos alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta para ficar por dentro das melhores vagas no mercado de trabalho. Legal, não é?

Bom, além da graduação, você pode investir em especialização farmacoindustrial para aprender biofarmacotécnica, tecnologia e produção industrial de medicamentos. Cursos de pós-graduação em controle de qualidade também são interessantes; afinal, são vários os recursos para essa verificação, tais como:

  • FT-NIR;
  • Raman;
  • HPLC (High performance liquid chromatography).

Além de utilizar essas técnicas nos compostos químicos e princípios ativos do medicamento, você ainda pode se qualificar para atuar em gestão industrial farmacêutica ou quem sabe atuar em Logística nesse segmento.

Dicas para se destacar na carreira

Sabia que um farmacêutico industrial ganha em média R$ 5.892,67? Essa remuneração varia de acordo com a cidade onde ele trabalha, porte da empresa contratante, cargo e experiência no ramo. Quer saber mais dicas para ser um profissional de sucesso? A gente conta.

Invista em qualificação

Você já viu que são muitas as áreas da indústria farmacêutica, e quanto mais você se qualificar em uma delas, maior será o seu reconhecimento como especialista. Lembra quando falamos da Logística nesse setor? Pense em como é mais fácil para quem se gradua em Farmácia entender as exigências dos órgãos regulamentadores no assunto.

Logo, esse profissional pode se destacar no trabalho de transportar, armazenar e distribuir medicamentos, pois, além de saber bastante administração, ele também tem profundo conhecimento técnico sobre o produto fabricado e comercializado. Falando nisso…

Tenha bons conhecimentos teóricos, específicos e regulatórios

A atualização constante ajuda você a ficar por dentro das tendências da indústria farmacêutica, das resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e das mudanças e novas previsões em regulamentos sobre o assunto. Há leis falando de:

Conhecimentos teóricos, específicos e regulatórios promovem sua capacitação profissional, qualificando você para uma atuação de destaque no mercado de trabalho. Inclusive, contribui para promoções e aumentos salariais.

Domine o idioma inglês

Suas oportunidades na indústria farmacêutica também dependem do quanto você domina a língua estrangeira. Atualmente, muitos estudos nesse segmento são publicados em inglês, razão pela qual os profissionais da área devem se aprofundar no idioma.

Além do mais, esse tipo de conhecimento também é útil na sua participação em eventos internacionais no setor. Assim, é possível se comunicar com colegas do mundo todo de forma direta e trazer para o mercado nacional as novidades mais quentes no exterior.

A indústria farmacêutica tem um alto potencial de crescimento dentro e fora do Brasil e por isso é tão atrativa a quem deseja sucesso profissional. Viu só como a carreira na área é promissora e tem várias possibilidades de atuação?

Agora que você já conhece mais o setor, inscreva-se no vestibular da Anhanguera e venha dar o primeiro passo para atuar nesse mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados