O que é Horticultura? Conheça essa área e saiba como se formar

Horticultura

Quando o assunto é Horticultura, muitas pessoas pensam apenas em hortaliças e legumes. Porém, o setor é muito mais abrangente e, no Brasil, um grande destaque está nas empresas de horticultura que oferecem salários atrativos para profissionais capacitados.

O mercado de trabalho é de valorização de profissionais com formação específica na área, como é o curso superior de Horticultura. Neste post, vamos falar tudo sobre essa área e como funciona o curso de Horticultura. Confira!

O que é Horticultura?

A Horticultura é o setor que envolve o plantio de frutas, hortaliças, verduras, legumes e árvores. Ou seja, todo tipo de planta comestível ou não. Pesquisadores e profissionais desse setor lidam com técnicas de aproveitamentos e produção dos frutos.

O profissional que trabalha diretamente com Horticultura é o engenheiro de horticultura, capaz de atuar nas áreas de plantio, colheita, armazenamento, transporte e comercialização dos mais variados tipos de plantas: medicinais, ornamentais, aromáticas e de condimentos, além de flores, frutas, legumes e verduras.

Para que serve a graduação em Horticultura?

O curso superior de Horticultura forma profissionais para atuar nas diversas áreas de atuação do engenheiro horticultor. A formação é oferecida no grau de Tecnólogo e tem duração de aproximadamente 2 anos.

Durante a graduação, o aluno de Horticultura entra em contato com matérias que exploram assuntos como agronomia, controle da produção em indústrias alimentícias e fisiologia vegetal.

Na Anhanguera, o curso superior de Horticultura é voltado para o mercado de trabalho, e os professores levam à sala de aula situações reais e trabalham com os alunos habilidades úteis na rotina da profissão.

Quais são as áreas de atuação?

O foco do engenheiro horticultor está nos vegetais presentes em pomares e em hortas. É tarefa desse profissional planejar, executar e monitorar o preparo do solo, além de fazer drenagem, irrigação e fertilização, bem como selecionar sementes e agentes químicos.

O horticultor também coloca em prática técnicas para proteger, conservar e aumentar a produção. Agora, confira as principais áreas de atuação para quem se forma em Horticultura:

  • empresas de hortaliças e de frutas, muitas direcionadas para a exportação, com a necessidade de que você planeje a produção e o manejo das plantas, bem como a manutenção do padrão de qualidade;
  • empresas multinacionais de agroquímica para realizar uma assistência técnica de alto nível;
  • pesquisa agrícola e assistência técnica;
  • atuação em prefeituras municipais por concurso para que você projete e cuide de pomares e de hortas.

Como engenheiro horticultor, também existe a possibilidade de criar seu próprio negócio nas áreas de floricultura, projetos em jardinagem e paisagismo, comercialização de plantas medicinais ou até pesquisa de remédios fitoterápicos.

Por ser uma profissão que exige alto nível técnico de conhecimento e de habilidades, é normal que exista uma alta demanda de trabalho para engenheiros horticultores.

Quanto ganha um engenheiro horticultor?

Um engenheiro horticultor ganha a média de R$ 6.269,63* e pode alcançar o teto salarial de R$ 14.229,51*. Os dados são do relatório1 disponível no site Salários. O valor da remuneração para a profissão aumenta conforme a experiência do profissional e o nível hierárquico de atuação nas empresas da área.

O que é necessário para atuar em Horticultura?

A profissão de engenheiro de horticultura é regulamentada. Para exercê-la, é necessário ter o respectivo diploma de graduação:

  • diploma que atesta capacidade técnica para trabalhar na área;
  • registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Isso significa que o curso superior de Horticultura é o primeiro passo para construir uma carreira promissora nesse setor. Com o diploma em mãos, o profissional formado pode obter seu registro do CREA.

Por que vale a pena estudar Horticultura na Anhanguera?

Veja quais são os principais diferenciais da faculdade Anhanguera.

Qualificação para ingressar no mercado de trabalho

Podemos listar as principais formas de qualificação exclusivas para os alunos da Anhanguera. Veja a seguir.

  • Aula Destaque: aulas com profissionais bem-conceituados no mercado de trabalho para tirar dúvidas e aprender com o depoimento de quem tem anos de carreira;
  • Trilhas de Carreira: aluno da Anhanguera pode montar sua trilha de carreira e desenvolver as habilidades em alta no mercado de trabalho;
  • Habilidades Digitais: atividades extracurriculares online para desenvolver as principais competências valorizadas pelas empresas na era digital;
  • Canal Conecta, um portal online de empregabilidade com oportunidade de emprego e estágio em todo o país.

Matriculando na Anhanguera, você tem acesso a muitas formas de qualificação que vão impulsionar seu currículo e ajudar no ingresso no mercado de trabalho!

Vestibular online

Você pode particular do vestibular da Anhanguera de forma 100% online. Tanto a inscrição quanto a realização da prova acontecem pela internet. Ao fazer sua inscrição, você ganha acesso ao Portal Vestibulares, por onde pode escolher o curso superior e realizar a prova na área do candidato. O resultado sai em poucos dias depois da finalização da prova!

Bolsas de estudos

Veja quais são as opções de bolsas de estudo para economizar na mensalidade da Anhanguera:

  • Bolsa Enem: use sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conquistar uma bolsa de até 100% da mensalidade na Anhanguera;
  • Bolsa Transferência: bolsa de 50% para os estudantes que transferem a graduação para a Anhanguera. O desconto vale até o final do curso;
  • Bolsa Incentivo: desconto para os estudantes da Anhanguera que apresentam dificuldade de pagar o valor integral da mensalidade.

Outras opções de desconto

A Anhanguera também criou opções de desconto na mensalidade para os alunos que, por ventura, não se encaixam nos critérios para receber alguma das bolsas de estudo, mas mesmo assim precisam economizar no valor da mensalidade. Veja quais são a seguir.

  • desconto para quem trabalha como militar ou como servidor;
  • desconto especial do programa Amigo Vale-Prêmio para os estudantes que indicam a Anhanguera a quem ainda não é alunos da faculdade;
  • desconto para os alunos que quitam a mensalidade dentro do vencimento (concedido aos matriculados nos cursos EAD selecionados para o benefício);
  • isenção de matrícula para quem participa da pré-matrícula;
  • funcionários de empresas conveniadas com a Anhanguera ganham desconto nos cursos de graduação e na pós-graduação.

Faça sua inscrição no vestibular!

Viu como pode ser fácil entrar na faculdade de Horticultura? Se essa é a carreira que você escolheu para seu futuro, não perca tempo e dê início à sua graduação. Essa é a primeira etapa para conseguir valorização no mercado de trabalho e ótimas oportunidades.

E aí, gostou de conhecer um pouco da área e do curso de Horticultura? Agora, garanta sua vaga na faculdade! Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera.

Ah, você pode se inscrever também pelo Vestibulares!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados