Quantos anos dura o Curso de Gestão Financeira? Confira aqui!

Gestão Financeira

Gestão Financeira é uma área ampla que permite a atuação em praticamente todo tipo de empresa e instituição pública e, por isso, abre um leque gigantesco de opções para os profissionais. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre quantos anos dura o curso de Gestão Financeira. ?

Saiba mais sobre a faculdade de Gestão Financeira, a carga horária de cada semestre e como funciona o cálculo de duração de uma faculdade!

A faculdade de Gestão Financeira dura 3 anos, em média 

A Gestão Financeira e Contabilidade estão entre as áreas mais buscadas e importantes dentro da Administração. Assim, conta com carga horária longa, com disciplinas que passam por diferentes habilidades e conhecimentos. 

O curso pode durar de 2 a 4 anos, dependendo da instituição. Os cursos Tecnológicos (que também são de nível superior) são focados na parte prática e, por isso, têm uma duração menor, o que pode ser atrativo para muita gente. ?

Veja a carga horária do curso de Gestão Financeira por semestre na Anhanguera

  • 1.º semestre: 385 horas;
  • 2.º semestre: 385 horas;
  • 3.º semestre: 465 horas;
  • 4.º semestre: 385 horas;
  • Atividades complementares: 100 horas;
  • Carga horária total: 1.720 horas, no mínimo.

Entenda como é calculada a duração de um curso superior 

A duração de um curso superior depende muito da área em que está inserido e da grade curricular básica necessária para formar o profissional. 

Como foi visto, pode durar até 4 anos sobretudo nos Bacharelados, mas o Tecnólogo consegue abranger todas essas necessidades em 2 anos, um ponto positivo para quem quer construir uma carreira mais rápido. 

Para saber quantos anos dura o curso de Gestão Financeira (e de qualquer outro), o cálculo de tempo é feito de acordo com a carga horária de cada disciplina no semestre (somando a carga horária total de todas elas). 

A grade curricular de Gestão Financeira e as cargas horárias de cada disciplina são definidas de acordo com as determinações do Ministério da Educação (MEC) e com que é necessário ter nas ementas das matérias. ?

Portanto, cada disciplina tem uma carga horária específica obrigatória e corresponde a um total de créditos. 

Para conseguir o diploma, é preciso ter sido aprovado em todos os créditos (ou seja, todas as matérias) e ter feito uma carga horária mínima (já calculado na quantidade de faltas de cada disciplina).

Caso o estudante não atinja a nota mínima de média em uma disciplina ao final do ciclo, fica com uma “dependência”, ou seja, “DP”, e pode fazer a matéria novamente nos semestres seguintes, até ser aprovado.

Um ponto positivo do sistema de créditos é que é possível aproveitar créditos de uma primeira graduação na sua segunda faculdade, caso as ementas da disciplina sejam semelhantes e tenham a mesma carga horária. 

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho do diploma superior 

Quem está buscando sua primeira graduação ou uma segunda formação pode encontrar no tecnológico uma opção muito mais proveitosa. ?

O formato é focado na parte prática, conta com as principais disciplinas para formar o profissional e tem duração de 2 anos. Na Anhanguera, temos uma grade curricular e horária que abarca todas as necessidades para formar um bom profissional em um curso Tecnólogo. 

Também temos a infraestrutura necessária para o melhor aproveitamento por parte do aluno e professores qualificados com amplo conhecimento de mercado para contribuir com o aprendizado prático. 

Sem falar em benefícios exclusivos, como o Canal Conecta — portal de empregabilidade com vagas de emprego e estágio em todo o país —, e Trilhas de Carreira — cursos online com certificado para enriquecer o currículo. ?‍?

Faça Gestão Financeira na Anhanguera e saia na frente!

Por conta disso, é uma instituição muito bem-vista no mercado de trabalho, e foca o que é realmente necessário. As mensalidades também estão de acordo com a realidade brasileira, com valores dentro das possibilidades e muitas opções de bolsas e descontos. ?

Agora que você sabe quanto tempo dura o curso de Gestão Financeira, deu pra notar que é uma ótima oportunidade, não é? Faça sua inscrição para o Vestibular Anhanguera e venha cursar Gestão Financeira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados