O que faz um gestor de Recursos Humanos? Confira as funções desse profissional!

gestão de Recursos Humanos o que faz

A faculdade de Gestão de RH é uma opção de curso superior destinada a quem deseja uma formação rápida e promissora para trabalhar com pessoas. Mas será que você sabe quão ampla é a área de Gestão de Recursos Humanos e o que faz um gestor ou gestora?

Não precisa se preocupar, pois, neste texto, vamos tirar as suas dúvidas. Continue a leitura e prepare-se para conhecer uma profissão encantadora!

O que faz um gestor de Recursos Humanos

A pergunta é simples: o que faz um profissional na Gestão de Recursos Humanos? Bem, no geral, essa pessoa apresenta um cargo estratégico dentro das organizações. É responsável por pensar nas diferentes frentes das áreas de RH, buscando otimizar os processos e trazendo melhorias para a empresa e para os colaboradores.

Para isso, precisa ter uma visão macro e micro do negócio. Ou seja, deve saber como os processos do departamento de RH acontecem no dia a dia, que vão desde o recrutamento e a seleção até o desligamento de um colaborador da empresa. Além disso, deve buscar se atualizar em relação às novas tendências do mercado e às inovações de métodos de gestão de pessoas para a organização.

De modo geral, um bom profissional que deseja ser um gestor de recursos humanos necessita ter um vasto conhecimento sobre o funcionamento das principais atividades realizadas por esse setor. Outro ponto de destaque é apresentar uma visão estratégica e inovadora para otimizar os processos e manter o alinhamento com as demais áreas e os objetivos da organização.

A área de gestão de recursos humanos apresenta uma remuneração que varia de acordo com o tamanho da empresa e a região do país no qual ela está localizada. O salário de RH varia de R$ 1.486,19 a R$ 6.132,00*, dependendo do nível das habilidades do profissional.

Recrutamento e seleção

A área do RH responsável pelos processos de recrutamento e seleção tem como responsabilidade atrair os melhores talentos para participar dos processos seletivos das vagas oferecidas pela empresa. Isso vai muito além de apenas selecionar currículos.

Quando uma empresa busca por um novo colaborador, uma das maiores exigências para obter sucesso é encontrar um profissional que seja compatível com o perfil de que a empresa necessita.

Dessa forma, os responsáveis pelo recrutamento e seleção devem analisar as competências e as habilidades do candidato, e a grade curricular de Gestão de RH precisa capacitar o estudante para fazer isso.

Além do preparo técnico, é essencial que o profissional que atua na área seja comunicativo, bom ouvinte e conheça bem o comportamento humano.

Assim, seu trabalho será mais eficiente em identificar os candidatos ideais para trabalhar na empresa.

Clima organizacional

Os profissionais que trabalham no RH devem estar atentos aos cuidados com o ambiente de trabalho.

Por isso, é normal aplicar pesquisas para compreender a opinião dos colaboradores sobre como é trabalhar na empresa, buscando desenvolver melhorias nas experiências profissionais.

O cuidado com saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, gestão de conflitos, cumprimento da legislação trabalhista, segurança no local de trabalho, construção de uma cultura forte na empresa e cuidados com a comunicação são alguns dos diversos objetos discutidos na Gestão de Recursos Humanos.

Plano de treinamento e desenvolvimento de pessoas

A área de treinamento e desenvolvimento é essencial para o sucesso da empresa. Na gestão de recursos humanos, o profissional atua em busca da educação, da capacitação e do desenvolvimento dos colaboradores, de acordo com as necessidades do negócio.

Para ter uma ideia da representatividade dessa área, quando os gestores desejam, por exemplo, inserir a cultura da empresa no time interno, é a pessoa que está no cargo de treinamento e desenvolvimento que realiza essa demanda.

Assim, para que a política de treinamento e de desenvolvimento seja eficiente, é necessário que as funções do Gestor de RH e sua equipe envolvam:

  • análise do perfil dos colaboradores;
  • mapeamento de necessidades e de competências;
  • identificação de fraquezas;
  • criação de treinamentos personalizados.

O profissional que trabalha no treinamento e no desenvolvimento dos colaboradores precisa ter habilidades específicas como criatividade, flexibilidade, didática, boa oratória e facilidade em lidar com pessoas.

Departamento pessoal

O Departamento Pessoal (DP) é responsável por executar processos mais burocráticos relacionados à administração da organização. Exemplos são:

  • folha de pagamento dos funcionários;
  • controle de jornada de trabalho;
  • processos de admissão, demissão e afastamento;
  • processos trabalhistas;
  • previdência;
  • férias e licenças, entre outros.

Por essas atividades estarem mais ligadas a questões administrativas, muitas pessoas acabam ficando na dúvida entre gestão de RH ou Bacharel em Administração.

É importante levar em conta que o local de trabalho e as demais atribuições são bem diferentes: o administrador tem uma rotina bem distinta do gestor de RH.

De acordo com o que se faz em Gestão de Recursos Humanos dentro do Departamento Pessoal, é exigido que os profissionais sejam organizados, tenham capacidade analítica, bem como saibam lidar com planilhas, cálculos e tecnologias que auxiliam essas demandas.

Gestão de desempenho

Também faz parte das funções do Gestor de RH buscar promover o desenvolvimento dos profissionais, tornando-os mais produtivos, econômicos e pontuais em suas atividades.

Para isso, trabalham com a aplicação de avaliações de desempenho e analisam os resultados obtidos. Igualmente, aprendem, durante a faculdade, a trabalhar a motivação e o engajamento dos colaboradores.

A partir desta atividade, o gestor pode verificar a qualidade dos serviços prestados pelos Recursos Humanos e pelos demais setores com base nos indicadores. Exemplos são o número de pessoas que deixam a empresa, as ausências ao trabalho e o retorno obtido após a aplicação de um treinamento.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Para trabalhar na Gestão de Recursos Humanos é essencial encontrar um curso de graduação em uma instituição de ensino que seja referência.

A Faculdade Anhanguera está ao seu lado nessa. Somos reconhecidos pela tradição e qualidade de ensino.

Em 4 semestres (2 anos), o acadêmico do curso de Tecnologia em Recursos Humanos conclui seus estudos estando preparado para atuar em diferentes contextos corporativos devido aos diferenciais da Anhanguera:

  • docentes qualificados;
  • conhecimentos atualizados e imersivos;
  • estrutura moderna;
  • metodologia inovadora.

Se quanto custa a faculdade de Recursos Humanos preocupa você, pode seguir com tranquilidade. A Anhanguera trabalha com diversas possibilidades de bolsas e descontos.

Agora é com você!

Agora que já sabe com mais detalhes o que é a Gestão de Recursos humanos e o que faz esse gestor, é só se inscrever no Tecnólogo e começar a estudar o quanto antes!

Aqui na Anhanguera, você tem a possibilidade de fazer tudo online: tanto o vestibular quanto o curso. Aproveite e faça sua inscrição!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.