Conheça 4 funções do Técnico de Enfermagem no centro cirúrgico!

estudante de enfermagem

Na hora de decidir em que profissão investir, é bom entender como é a rotina dos profissionais em seu dia a dia de trabalho. E não seria diferente no campo da saúde, que abrange pessoas que estão na linha de frente nos cuidados com pacientes. Mas você sabe qual a função do técnico de Enfermagem no centro cirúrgico?

Nesse ambiente, a dinâmica de trabalho deve acontecer de maneira interdisciplinar e fluida. Ou seja, é importante que haja uma integração entre os profissionais para que as exigências sejam cumpridas. Continue a leitura para descobrir o que faz o técnico de Enfermagem no centro cirúrgico!

1. Verifica o funcionamento dos equipamentos

O técnico de Enfermagem, sob supervisão do enfermeiro, tem a função de verificar o funcionamento dos equipamentos que serão usados durante a cirurgia. 

Desse modo, ele deve conhecer bem a instrumentação cirúrgica e as máquinas, avisando a equipe caso algo não esteja funcionando de modo correto.

2. Encaminha as peças cirúrgicas ao laboratório

Outra função do técnico de Enfermagem no centro cirúrgico é encaminhar as peças cirúrgicas para os laboratórios. 

Isso garante o armazenamento correto e o transporte dos materiais, que são fundamentais para o sucesso das intervenções cirúrgicas.

3. Realiza o controle dos materiais esterilizados

O processo de esterilização dos materiais cirúrgicos, que tem o objetivo de eliminar microrganismos e impedir a transmissão de doenças infecciosas por meio do contato com peças hospitalares, é outra atividade desempenhada pelo técnico de Enfermagem.

Nesse caso, é importante que o profissional saiba dominar o método de higienização e controlar os utensílios esterilizados na clínica médica ou no hospital.

4. Realiza algumas atividades administrativas

O técnico de Enfermagem também está apto para desempenhar papéis relacionados às atividades administrativas do setor. 

Esse é um ponto essencial dentro do centro cirúrgico, já que é necessário manter um nível de organização adequado em relação aos dados sobre a evolução do quadro de saúde dos pacientes, informações sobre medicações, dados de prontuário etc.

Todas as informações devem estar devidamente armazenadas para uso constante, visando o desenvolvimento do paciente e mais eficiência no trabalho de todos dentro do centro cirúrgico.

Porque já não ir direto para a Faculdade de Enfermagem?

YouTube video

Viu só como o técnico de Enfermagem desempenha várias funções dentro do centro cirúrgico? Apesar da vasta possibilidade de atuação, é importante ir além do curso técnico e cursar uma graduação para complementar os estudos.

Então, que tal fazer o curso de Enfermagem em uma instituição de ensino conceituada, renomada e preparada para oferecer a melhor formação aos alunos? Sabe de quem estamos falando? Da Anhanguera, é claro!

Aqui, você terá aulas com um corpo docente experiente nas mais diversas áreas da Enfermagem. Além disso, a grade curricular é atualizada de maneira constante, com o objetivo de apresentar todas as novidades do setor aos alunos.

Confira outras vantagens de estudar com a gente:

  • bolsas de estudos para Enfermagem que ajudam a diminuir o preço das mensalidades;
  • infraestrutura completa, com laboratórios bem-equipados com peças que simulam o corpo humano;
  • formas de ingresso facilitadas.

Agora que já conhece a função do técnico de Enfermagem no centro cirúrgico, chegou a hora de investir na sua formação superior. Venha para a Anhanguera e seja um enfermeiro de sucesso!

Não perca tempo e invista no seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.