Confira a melhor forma de organizar as suas finanças pessoais

confiraamelhorformadeorganizarassuasfinancaspessoais

Saber organizar as finanças pessoais é uma necessidade para quem quer não só manter as contas em dia, mas também usufruir de maior conforto e de maior tranquilidade. Além disso, desenvolver bons hábitos financeiros é um combustível indispensável para a realização dos seus projetos.

Por exemplo, se você deseja pagar uma graduação ou uma especialização, comprar um carro, ter o próprio imóvel, fazer viagens e muito mais, vai precisar de organização financeira. Com ela, seus objetivos vão ser conquistados de forma mais fácil e rápida.

Quer aproveitar essas vantagens? Então, confira as dicas que trouxemos neste post e saiba como administrar o seu dinheiro da melhor maneira possível!

Tenha sempre uma reserva financeira

Se o seu objetivo é alcançar um bom nível de organização financeira, comece montando uma reserva de dinheiro para o futuro. Afinal, fica difícil se organizar gastando toda a renda que você recebe no mês.

Planejar-se para viver com menos é o primeiro requisito para ter um bom controle de finanças pessoais. Logo, a ideia é guardar dinheiro e ter sempre algo reservado para quando for preciso. Nesse sentido, um dos conceitos essenciais é o de poupança de emergência.

Ela corresponde a um valor que você deixa disponível para ser utilizado em casos de gastos urgentes. Assim, o seu orçamento mensal não fica desequilibrado, mesmo diante de imprevistos — como gastos médicos.

Além da poupança de emergência, é interessante compor outras reservas, de acordo com seus objetivos. Por exemplo, uma para fazer viagens, outra para investir em qualificação profissional, mais uma para comprar seu carro etc. Organizar as finanças pessoais dessa forma torna seus objetivos mais palpáveis e vai motivar a alcançar sonhos cada vez maiores.

Invista no seu futuro como profissional

Outra prática central para melhorar a sua vida financeira é saber como ganhar mais dinheiro. Você pensa sobre isso? Muitas pessoas desejam uma renda bem maior, mas não sabem como obter isso e nem conseguem tomar atitudes que tragam o retorno esperado.

Na verdade, a média salarial dos brasileiros está diretamente ligada ao investimento feito na qualificação profissional. Ou seja, quanto mais você planejar e executar estratégias que tragam mais qualificação para a sua carreira, maiores serão as suas possibilidades de renda.

Como fazer isso? Primeiro, tendo um plano de carreira. Isso significa saber aonde você quer chegar e qual o caminho vai trilhar para alcançar seu máximo. Depois disso, é preciso organizar suas finanças pessoais a fim de sempre ter o dinheiro disponível para investir no seu futuro profissional. Quem faz boas escolhas nesse ponto tem um retorno certo.

Comece a construir seu patrimônio desde cedo

A juventude costuma ser uma época da vida lembrada por alegria, festas e diversão. Mas você sabia que também é possível economizar na faculdade e aproveitar esse período para começar a construção do seu patrimônio? Nunca é cedo demais para iniciar o planejamento de sucesso para o futuro.

Pelo contrário, estar na graduação e ainda contar com ajuda financeira dos pais são características que ajudam muito na sua organização financeira. Logo, vale a pena abrir mão do imediatismo e pensar em longo prazo.

Diminua um pouco os gastos com compras e lazer e passe a usar esse dinheiro para comprar bens duráveis ou construir um patrimônio em investimentos financeiros. Imagine sair da faculdade tendo uma quantia aplicada em títulos públicos ou ações da Bolsa de Valores? Sem dúvida, isso será extremamente vantajoso para sua vida.

Encontre formas de ter renda extra

Um dos maiores obstáculos para que um estudante de graduação reconheça a necessidade de ter controle financeiro e fazer bom uso do seu dinheiro é o fato de ganhar pouco. Isso porque é muito comum que as pessoas acreditem que é preciso ter uma renda alta para constituir um patrimônio.

Essa ideia não é verdadeira, pois mesmo um estagiário ou alguém que tem um salário inicial baixo pode obter muitas vantagens ao organizar suas finanças pessoais. Mas se mesmo assim você sente falta de rendimentos maiores, considere a possibilidade de fazer renda extra.

Exercer trabalhos freelancer ou vender produtos pode trazer mais tranquilidade financeira e acelerar muito a conquista dos seus objetivos. Existem várias opções de renda extra para estudantes da graduação — encontre a ideal para o seu caso e aproveite as oportunidades.

Crie metas de curto e longo prazo

Quer saber o segredo para conseguir organizar suas finanças pessoais e manter essa organização? Ter foco nos seus objetivos. E para que eles exerçam todo o seu potencial, é interessante transformá-los em metas — que devem ser realistas e específicas.

Vamos dar o exemplo de quem tem o objetivo de fazer uma pós-graduação logo que terminar a faculdade. Essa pessoa deve definir um valor mensal a ser poupado durante a graduação para realizar esse plano no futuro. É assim que funciona a definição de metas realistas e específicas.

Lembre-se também de organizar sua vida de acordo com metas de curto e longo prazo. Dessa forma, é possível se preparar tanto para realizar os sonhos de agora quanto para viver suas maiores conquistas daqui a muitos anos. Como falamos, nunca é cedo para planejar a vida que você deseja no futuro.

Anote todas as suas transações

Por fim, temos uma dica prática para ajudar a manter o controle financeiro no dia a dia: anote tudo que você recebe ou gasta durante o mês. Essa é a melhor técnica para planejar seu orçamento e garantir o cumprimento das suas metas.

Fica muito mais fácil se desorganizar quando esse controle não é realizado. É comum que alguém sem esse hábito chegue ao final do mês se perguntando onde foi parar o seu dinheiro. Se você não quer passar por isso, aproveite para desenvolver agora mesmo a prática de anotar suas transações.

Um recurso que pode ajudar muito nessa tarefa é um aplicativo de finanças pessoais. Ele facilita o registro diário e oferece análises gráficas para que você entenda mais sobre o seu consumo mensal e possa tomar decisões melhores.

Aproveite essas dicas para organizar suas finanças pessoais com mais eficiência. Elas com certeza trarão resultados interessantes para sua vida. Lembre-se de tomar decisões conscientes e acompanhar de perto o seu orçamento!

As informações que temos neste post ajudaram você? Que tal compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e passar essas dicas para os seus amigos?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados