Existe faculdade de eventos? Como ela funciona?

Você já se perguntou se existe faculdade de Eventos? Essa é uma curiosidade que muitas pessoas têm em relação a essa área. Afinal, esse campo chama a atenção por ter uma rotina de atuação flexível, ter ligação estreita com a mídia, facilitar uma rede de contatos com várias personalidades e ainda possibilitar que o profissional conheça diversas regiões do país e do mundo.

Além disso, durante a vida profissional, você poderá trabalhar com a organização de festas, feiras e shows. Logo, é uma carreira muito promissora e que oferece excelentes remunerações.

Se você quer saber se existe faculdade de Eventos, não perca o post. Boa leitura! ?

Existe faculdade de Eventos?

Afinal, será que existe faculdade de Eventos? Se você deseja trabalhar nessa área e obter o diploma de ensino superior para ampliar suas possibilidades, temos uma ótima notícia: essa graduação está disponível! ??

A faculdade de Eventos é uma formação que não ensina somente a concepção de workshops, shows, feiras, festivais, simpósios, convenções, palestras, congressos e afins, mas também sobre o impacto político, turístico, cultural e econômico dessas produções em nível internacional e nacional.

Afinal, o setor de eventos é um dos poucos que interagem diretamente com diversas áreas do mercado, desde o varejo e industrial até o de moda e saúde, promovendo desenvolvimento social e novas oportunidades para o empreendedorismo brasileiro.

Investir no curso de Eventos é uma boa opção porque ele proporciona os subsídios que você precisa para atuar em diferentes âmbitos da coordenação e organização de eventos em diversos segmentos, como Religioso, Corporativo, Cultural, Esportivo e Artístico.

Aqui na Anhanguera, a graduação apoia no desenvolvimento de habilidades como resolução e análise de problemas, negociação, autodesenvolvimento e domínio operacional de eventos.

Ao cursar as matérias em um ambiente de aprendizagem inovador, você sai na frente, conhecendo detalhes da área antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho.

Como funciona a graduação, na prática?

A faculdade de Eventos é um curso de curta duração. São apenas três semestres para que os alunos se formem e recebam seu diploma. Isso ocorre porque ela é uma habilitação tecnológica em que a capacitação profissional é voltada para a realização de matérias direcionadas para o mercado de trabalho.

Após a obtenção do tão sonhado diploma, é possível trabalhar em várias empresas, como as do ramo da cultura, do esporte e do turismo. Alguns exemplos incluem redes de hotelaria, parques de diversão, centros de convenções, associações de arte, clubes esportivos etc.

Em relação à modalidade de ensino, na Anhanguera, a graduação em Eventos é oferecida no formato 100% a distância. Nesse caso, os conteúdos são entregues de modo digital, e os próprios estudantes devem administrar o horário de estudo. ?

A exigência para o cumprimento da carga horária é a mesma da modalidade presencial, e é fundamental comparecer ao polo de ensino para fazer provas presenciais, duas vezes por semestre.

Um ponto que merece destaque é que o formato EAD tem a mesma validade da modalidade presencial, com o diploma sendo reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, conta com diversas vantagens, como:

  • acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • desenvolvimento da autonomia nos estudos e a possibilidade de estudar de onde estiver;
  • excelente custo-benefício em comparação aos cursos presenciais, já que a mensalidade é mais em conta, e a qualidade do ensino é a mesma.

Qual é o objetivo do curso?

O objetivo principal da faculdade de Eventos é formar profissionais que sejam capacitados para fazer a avaliação, a organização, o planejamento e a captação de todas as atividades relacionadas a eventos.

Após a conclusão do curso, os profissionais do ramo estão aptos a gerenciar e aplicar a etiqueta, o protocolo e cerimonial formal, realizando a coordenação de serviços de entretenimento em eventos. Dominar a gestão de pessoas e processos e planejar a logística levando em conta a região de atuação também são habilidades conquistadas após essa graduação.

Para auxiliar no desenvolvimento dessas aptidões, a faculdade de Eventos alia aspectos práticos com a teoria, capacitando o futuro profissional a atuar em campos como:

  • planejamento orçamentário e financeiro em eventos;
  • planejamento operacional e comercial em eventos;
  • consultoria, gestão e staff em eventos;
  • cultura, comunicação e marketing em eventos.

Quais matérias são vistas e o que vou aprender na faculdade?

No curso de Eventos, a matriz curricular apresenta matérias como Marketing de Produtos e Serviços, Legislação Aplicada a Eventos e Projeto e Eventos. Ou seja, é uma grade que aborda todos os conteúdos necessários para desenvolver as competências para aprimorar suas habilidades como profissional.

Ao longo dos 3 semestres, você estudará disciplinas que auxiliam a desenvolver sua capacidade de negociação, seu senso de empreendedorismo e o raciocínio lógico-matemático. Veja as principais matérias que fazem parte da matriz curricular da Anhanguera: ?

  • Turismo de Eventos;
  • Patrimônio Histórico e Cultural;
  • Marketing de Produtos e Serviços;
  • Logística e Gestão de Qualidade;
  • Eventos Técnicos e Científicos.

Agora, vamos conhecer em detalhes como algumas das principais disciplinas contribuem para sua capacitação profissional!

Eventos Técnicos e Científicos

Nessa disciplina, você estuda os diferenciais de eventos técnicos e científicos, destacando aspectos como objetivos, locação e período de duração. Além disso, o conteúdo traz ações que os profissionais da área podem adotar para explorar esse campo e ter clientes mais diversificados.

Patrimônio Histórico e Cultural

Apresenta quais são os patrimônios brasileiros, a relação deles com a cultura e a história do país, as principais resoluções e leis de preservação e manutenção desses espaços e como a identidade deles pode ser aproveitada na concepção de eventos públicos e privados.

Turismo de Eventos

Nesse conteúdo, o aluno aprende sobre os eventos realizados em um local específico. A partir disso, destacam-se as questões relacionadas à sazonalidade de preços na hotelaria e nos meios de transporte, as estratégias de captação de clientes e ao impacto dos eventos no turismo da região.

Agora é com você!

Agora que já sabe que existe faculdade de Eventos, saiba que, para se destacar no mercado de trabalho, é fundamental escolher uma instituição de ensino conceituada para estudar. Por isso, venha para a Anhanguera e tenha acesso a um excelente ensino a distância!

Gostou do post e quer estudar Eventos em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados