Engenharia Mecânica: quantos anos dura o curso?

Engenharia Mecânica quantos anos

Se o seu sonho é ingressar no ensino superior, precisa se planejar para os estudos. Nesse caso, saber quantos anos dura o curso de Engenharia Mecânica é essencial para quem tem interesse pelo ramo da Engenharia. Com isso, é possível ter noção de quanto tempo precisa se dedicar para conquistar o tão sonhado diploma.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar a média de duração da faculdade de Engenharia Mecânica e a carga horária da graduação. Fique ligado! ?

A duração da faculdade de Engenharia Mecânica é de 5 anos em média

Está em dúvida sobre a duração do curso de Engenharia Mecânica? Então, saiba que, na Anhanguera, você pode concluir essa graduação em 5 anos (carga horária total de 3.600 horas). Durante os 10 semestres, os alunos entram em contato com matérias teóricas fundamentais para a formação de um bom engenheiro.

Além disso, você terá aulas práticas em laboratórios de ponta e, ao final do curso, deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e fazer estágios obrigatórios. Veja algumas das matérias estudadas:

  • Resistência dos Materiais;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Fundamentos de Eletrotécnica;
  • Transferência de Calor e Massa;
  • Gestão da Produção e Manutenção.

Veja quantos tempo dura a faculdade de Engenharia Mecânica de acordo com a carga horária por semestre

  • 1º semestre: 300 horas;
  • 2º semestre: 300 horas;
  • 3º semestre: 300 horas;
  • 4º semestre: 300 horas;
  • 5º semestre: 300 horas;
  • 6º semestre: 230 horas;
  • 7º semestre: 300 horas;
  • 8º semestre: 500 horas;
  • 9º semestre: 360 horas;
  • 10º semestre: 320 horas.

Veja como funciona a duração de um curso superior

Na graduação, as matérias são divididas em créditos e serve para a integralização curricular. No entanto, o tempo de faculdade pode mudar de pessoa para pessoa, levando em conta os cursos de curta duração, o uso de crédito de matérias já feitas e possíveis dependências de disciplina (DP).

As DPs surgem quando o aluno não consegue obter a nota mínima necessária para ser aprovado em determinada matéria, aumentando, assim, o tempo de formação. Nesse caso, é preciso fazer novamente para tentar comprovar que aprendeu os conteúdos.

Além disso, cursos do tipo Bacharelado, como é o caso de Engenharia Mecânica, costumam ter uma duração maior que os Tecnólogos. Isso ocorre porque esses últimos otimizam o tempo das disciplinas sem deixar a qualidade do ensino de lado. Assim, é possível ingressar bem preparado no mercado de trabalho. ?

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Se você deseja investir no seu futuro profissional e estudar em uma das melhores faculdades de Engenharia Mecânica, precisa conhecer a Anhanguera! Aqui, temos um ensino focado nos alunos e oferecemos diferenciais exclusivos que fazem toda a diferença para o seu aprendizado.

O nosso corpo docente é formado por mestres e doutores experientes nas mais variadas áreas da Engenharia Mecânica. Além disso, temos uma infraestrutura de ponta, formas de ingresso facilitadas e diversas opções de bolsas de estudos que facilitam a sua entrada e permanência no ensino superior. ?

Invista em você!

Agora que já sabe quantos anos dura o curso de Engenharia Mecânica, não perca mais tempo. Venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Aproveite que está aqui e faça a sua inscrição para o nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados