Engenharia Mecânica na indústria 4.0: qual o futuro da área?

engenharia mecânica industria 4.0

Você provavelmente já ouviu falar sobre Indústria 4.0, não é mesmo? Esse termo está relacionado às mudanças que aconteceram nos últimos tempos no sistema de produção, marcadas pelas tecnologias digitais e o avanço na automação. Isso influencia diretamente a Engenharia. Mas, com essa nova revolução, qual é a relação da Engenharia Mecânica na Indústria 4.0?

Afinal, para ser um destaque no mercado de trabalho e conquistar as melhores vagas, os futuros engenheiros devem ficar por dentro das principais tendências do ramo. É por isso que elaboramos este post! Continue a leitura para descobrir o futuro da Engenharia Mecânica na Indústria 4.0! ?

O que é a Indústria 4.0?

Por mais de 20 séculos, o mundo já passou por 3 grandes Revoluções Industriais. Elas que proporcionaram várias transformações no mercado como um todo ao trazer novos modos de fazer negócio, atender às necessidades do público e produzir mercadorias.

Com a chegada do século XXI e o crescente desenvolvimento de novas tecnologias, alcançou-se um novo patamar: a Indústria 4.0, que eleva a eficiência do sistema de produção ao torná-lo cada vez mais customizável, inteligente e autônomo. Para isso, baseia-se em três pilares. Tome nota!✍?

Big Data Analytics

Com o avanço das redes e da internet, uma quantidade cada vez maior de informações é gerada, armazenada e compartilhada. Nesse caso, a tecnologia de Big Data entra em cena para propiciar o gerenciamento e a captura desses dados de modo estratégico, tornando-se essencial às empresas de vários segmentos.

engenharia mecânica industria 4.0

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) revolucionou o mercado ao usar dispositivos eletrônicos embarcados para fazer conexão de rede em objetos e ambientes como veículos, máquinas e eletrodomésticos.

Segurança

Por fim, a segurança passou a ser fundamental para a garantia da proteção dos sistemas de informação, evitando que haja falhas operacionais, invasões ou vazamentos que prejudiquem o funcionamento correto dos equipamentos.

Desse modo, é possível desenvolver fábricas com potenciais para prever falhas nos processos, atualizar o sistema de acordo com as demandas da produção e apontar as necessidades de manutenção dos equipamentos com precisão e autonomia.

Como a Indústria 4.0 reflete na Engenharia Mecânica?

Com as mudanças proporcionadas pela Indústria 4.0 para o processo de produção na fabricação, nas fábricas e na operação de máquinas, surge também o conceito de Engenharia Mecânica na Indústria 4.0.

Essa nova era aparece para atender às necessidades de um mercado bastante dinâmico, que exige mais eficiência e rapidez em diversos processos. Do chão das fábricas à gestão de projetos, muitas ferramentas passaram a fazer parte do dia a dia do engenheiro mecânico: ?

  • robôs que ajudam no trabalho das linhas de produção;
  • programas de construção de modelos 3D e de desenho técnico;
  • plataformas e softwares que contribuem para a gestão e o planejamento de projetos;
  • aplicativos que auxiliam a organizar e listar rotinas de trabalho.

Essas tendências impactam diretamente na atuação desses profissionais, demandando pessoas mais qualificadas e que sejam aptas para lidar com novos aparatos tecnológicos. É preciso deixar tarefas repetitivas de lado para atuar em campos mais estratégicos.

Esse cenário aponta para um futuro com excelentes oportunidades de crescimento na área da Engenharia Mecânica, principalmente em ramos de tecnologia da informação.

engenharia mecânica industria 4.0

Quais os principais impactos da Indústria 4.0 no mercado hoje?

A Indústria 4.0 trouxe vários avanços para o setor com a implementação de novas tecnologias na produção. Apesar de auxiliar na modernização da área, um dos campos mais afetados por essa nova Revolução Industrial é o mercado de trabalho.

Isso porque as tecnologias disponíveis para a Indústria 4.0 podem ser utilizadas para substituir a mão de obra humana em diferentes tarefas. Algumas empresas imersas nessa realidade conseguem descentralizar um sistema antes operado somente por pessoas bem-qualificadas, por exemplo.

A produção em série de corporações que fazem parte do conceito da Indústria 4.0 torna suas operações mais flexíveis e rápidas, com um resultado mais lucrativo. Com esse avanço, muitas profissões devem surgir em diferentes áreas.

No setor alimentício, por exemplo, as novas vagas devem beneficiar profissionais especializados em aplicação de rastreabilidade e embalagens de alimentos. Já na construção civil, a demanda será maior por profissionais em sistemas de automação predial e gestor especializado em logística para canteiro de obras.

Para a área têxtil, designers especialistas em tecidos avançados e engenheiros de projetos à base de fibras têxteis serão muito importantes. Os profissionais que trabalham no ramo do TI, por exemplo, já participam ativamente da Indústria 4.0 ao criar sistemas dessas corporações, principalmente de softwares, Big Data e cibersegurança.

engenharia mecânica industria 4.0

O que é Mecânica 4.0?

É possível resumir o que é Mecânica 4.0 em alguns pilares, como customização dos produtos, digitalização dos processos e autonomia das máquinas. O papel dos profissionais é lidar com as várias mudanças propiciadas por essa nova dinâmica nos processos produtivos.

Logo, a Engenharia Mecânica na Indústria 4.0 tem o objetivo de buscar soluções que associem os equipamentos e as máquinas industriais às inovações da tecnologia. Muitas instituições de ensino estão de olho nessas demandas e formam pessoas preparadas para atuarem no cenário industrial 4.0.

Aqui na Anhanguera, a graduação tem como foco principal as tendências da área. Nossos estudantes saem daqui alinhados às necessidades e novas práticas do mercado. ?

Inclusive, entram em contato com profissionais renomados com a Aula Destaque, que são responsáveis por compartilhar suas experiências e trajetórias em relação ao campo da Engenharia Mecânica.

Além disso, temos um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores experientes nas áreas da Engenharia Mecânica, sendo apto para tirar todas as suas dúvidas. Pensa que acabou por aí? Confira outros benefícios de estudar com a gente:?

  • acesso ao Canal Conecta, portal com vagas de emprego em várias regiões do país;
  • infraestrutura completa, com laboratórios de ponta e bem-equipados;
  • matriz curricular atualizada constantemente com todas as novidades da área da Engenharia Mecânica.

Agora é com você!

Agora que já sabe qual o futuro da Engenharia Mecânica na Indústria 4.0, saiba que é fundamental investir na formação para ficar por dentro dessa novidade. Por isso, estude na Anhanguera e tenha acesso a um ensino dinâmico e que apresenta todas as novidades da área!

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados