Engenharia Mecânica e empreendedorismo: dá para unir as duas coisas?

engenharia mecânica e empreendedorismo

Relacionar a Engenharia Mecânica e empreendedorismo não é apenas possível: é tendência! Na realidade, os profissionais dessa área já costumam empreender em sua rotina, mesmo quando trabalham para outras corporações. Afinal, os engenheiros mecânicos quase sempre estão no comando das equipes.

Além disso, têm como intenção aumentar os lucros, reduzir o custo de produção e aperfeiçoar a qualidade. Ou seja, tudo que é necessário para montar um negócio de sucesso já faz parte do dia a dia do especialista. Assim, ao unir esses dois conceitos, é possível atuar de modo autônomo ou desenvolver o próprio negócio. ? Se quer saber como um engenheiro mecânico pode empreender, não perca o post. Boa leitura!

Como um engenheiro mecânico pode empreender?

Associar Engenharia Mecânica e empreendedorismo é um modo alternativo de trabalhar no ramo, no qual os profissionais atuam como autônomos ou resolvem abrir o próprio negócio. Quando se pensa no que faz um engenheiro mecânico, as primeiras coisas que vêm à mente são tarefas relacionadas às questões técnicas.

Os profissionais da área podem aproveitar sua expertise nas indústrias em algum empreendimento próprio. Mas, para se dar bem no ramo do empreendedorismo, é preciso mais do que o aprendizado específico da mecânica.

Pense assim: os engenheiros podem criar uma excelente invenção e bastante sofisticada. Porém, se essa ideia não for comercializável, é bem complicado sair da cabeça dos profissionais, concorda?

Logo, para empreender como engenheiro mecânico, é importante ter um olhar humanizado para o futuro usuário do serviço ou produto. Pare e tente avaliar: Quanto os clientes podem pagar pela solução? Do que eles necessitam? Quem são eles?

engenharia mecânica e empreendedorismo

Mesmo na questão financeira é importante haver a inclusão do componente humano, sendo, em muitos casos, imprevisível.

Nessa situação, administrar economicamente do ponto de vista matemático é fácil. No entanto, a reação das pessoas pode impactar as contas, e nem sempre é simples se antecipar a esses comportamentos.

Ou seja, os engenheiros que desejam ser empresários devem se acostumar a sempre focar os consumidores, seja para criar um equipamento, seja para prestar serviços.

Qual empresa um engenheiro mecânico pode abrir?

Como vimos, há uma grande relação entre a Engenharia Mecânica e o empreendedorismo. Isso ocorre porque o engenheiro mecânico é formado para ter uma visão abrangente dos problemas, das soluções e dos seres humanos envolvidos.

Atraídos pela oportunidade de conquistar independência e ganhar bastante dinheiro, muitos profissionais deixam de lado as remunerações elevadas em empresas de Engenharia para abrir o próprio negócio. Confira, abaixo, algumas possibilidades! ?

Consultoria

De modo geral, o engenheiro mecânico pode atuar de duas maneiras no ramo da consultoria: abrindo uma empresa ou sendo microempreendedor individual (autônomo). Nesses casos, o profissional pode atuar com a elaboração de laudos de viabilidade técnica para supervisão e gerenciamento de projetos, planejamento conceitual, logística, etc.

Logo, o engenheiro mecânico emite relatórios e pareceres, e não gerencia a execução do projeto. Ou seja, o objetivo desses profissionais é apresentar opções para determinados problemas dos projetos.

engenharia mecânica e empreendedorismo

Franquias

Outra opção é abrir uma franquia ligada à profissão, como uma unidade grande de serviços de mecânica automotiva. Para essa alternativa, os engenheiros ganham respaldos de treinamentos, de marketing e técnicos do franqueador.

Contudo, por outro lado, é necessário ter um suporte financeiro alto. Mas saiba que isso não é complicado no ramo da Engenharia, já que a área oferece ótimos salários.

Gestão de projeto como autônomo

Em vez de atuar em determinada empresa, os engenheiros mecânicos podem trabalhar enquanto prestadores de serviços, supervisionando um projeto específico de diversas organizações ao mesmo tempo.

Pode ser um projeto de expansão fabril, a criação de uma linha operacional para novos produtos ou até a aplicação de melhoria contínua em processos.

Microempresa

Com algum tempo de carreira, você pode economizar para montar a própria microempresa. Que tal? Nesse caso, são diversas as maneiras de colocar no mercado as soluções de Engenharia.

Uma excelente notícia é que isso pode ser realizado em vários segmentos da economia. Quem sabe uma solução ecológica que reaproveita água da chuva? Ou um sistema mecanizado para irrigar as propriedades agrícolas? A sua imaginação pode voar, mas lembre-se de verificar a viabilidade financeira da ideia.

Qual a melhor engenharia para empreender?

Como vimos, a Engenharia Mecânica é uma excelente opção de curso para quem deseja empreender no setor. Mas será que existem outros tipos de Engenharia em que os profissionais podem se tornar empreendedores?

A resposta é sim! Na faculdade de Engenharia de Produção, por exemplo, os alunos aprendem logo no começo informações sobre empreendedorismo e, após a conquista do diploma, é possível criar um negócio que ofereça a confiabilidade das soluções desse campo aliada às contribuições de outras áreas.

engenharia mecânica e empreendedorismo

Outra opção é a Engenharia Civil. Nesse caso, o negócio não precisa estar relacionado apenas ao ramo da construção civil. Afinal, existem alternativas para várias áreas e tipos de perfis profissionais.

É possível empreender no campo de reforma de ambientes, consultoria, serviços especializados, franquias, projetos residenciais, entre outros. Logo, independentemente do tipo de Engenharia escolhido para cursar, saiba que esse ramo é o caminho certo para quem quer abrir um negócio e receber excelentes salários! ?

Quais são as vantagens de atuar dessa forma?

Empreender na área da Engenharia Mecânica traz possibilidades extras de tomar a rédea da própria carreira, executar atividades na própria casa, criar seu horário e trabalhar no ramo em que você acredita e de que gosta.

Portanto, é uma ótima oportunidade para quem está em busca de estabilidade financeira e uma rotina mais organizada. Nesse caso, para ter sucesso na área, é importante estudar em uma instituição de ensino de qualidade.

Na Anhanguera, você receberá ótimos aprendizados sobre como montar o próprio negócio. Dessa maneira, ao final da graduação, o aluno é capaz de gerenciar, construir e manusear o funcionamento de maquinários e sistemas térmicos, mecânicos e hidráulicos.

Nossa matriz curricular também inclui conhecimentos sobre Marketing Digital, Empregabilidade e Gestão!

Seja dono do seu sucesso!

Agora que já conhece a relação entre Engenharia Mecânica e empreendedorismo, saiba que ser o dono do próprio negócio pode abrir muitas portas para você. Por isso, invista na formação superior para ter acesso a um ensino qualificado e a aprendizados relacionados a esse setor!

Não perca mais tempo e estude em uma das instituições de ensino mais conceituadas do país. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.1 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados