Ensino superior em Educação Social: conheça essa possibilidade

Educação Social

No mercado de trabalho, muitas pessoas encontram boas colocações, atuando como especialistas. O curso superior de Educação Social da Anhanguera oferece essa possibilidade dentro dos segmentos de assistência social e educação. Você já pensou em fazer uma faculdade na área?

Ser um educador social é ajudar as pessoas em processos de inclusão na comunidade. Para isso, são criados projetos e serviços para promover a transformação de vida de indivíduos vulneráveis.

Neste conteúdo, você aprenderá como é o curso de Educação Social e as principais atividades do graduado. Utilize as informações para saber se é a graduação certa para você fazer faculdade. Vamos lá?!

O que é Educação Social?

A Educação Social cuida dos processos educacionais de inclusão e de reinserção de pessoas vulneráveis na comunidade, criando projetos e serviços estruturados para esse fim. Logo, é indispensável ao auxílio de pessoas, famílias e grupos desassistidos.

Assim, o que diferencia a área de outras faculdades na área da educação é o foco na atenção aos vulneráveis. Certos grupos, por diferentes motivos, podem vivenciar situações de exclusão dos benefícios de conviver em sociedade, como lazer, educação, saúde e trabalho.

Como é esse curso?

O curso de Educação Social pode ser realizado aqui na Anhanguera em 4 semestres. Nesse período, você terá uma preparação completa nos conhecimentos e habilidades para exercer a profissão.

Alguns tópicos importantes durante a graduação são os seguintes:

  • conceito e situações de vulnerabilidade social;
  • direitos humanos e cidadania;
  • convivência e fortalecimento das relações sociais;
  • políticas públicas;
  • sistemas de ensino e processos educativos;
  • sociologia urbana.

Além disso, o profissional aprende como transformar esse conhecimento teórico em serviços e benefícios reais para as pessoas. Elaborar relatórios, fazer pesquisas, criar oficinas de arte, artesanato, música etc., criar círculos comunitários de discussão e estruturar cursos são alguns exemplos.

Você pode fazer a faculdade de Educação Social pelo EAD Anhanguera 100% online.

Como é a atuação do profissional da área?

Moradores de rua, menores infratores, idosos, pessoas com deficiência e população em situação de miséria são alguns dos vulneráveis assistidos pela Educação Social.

Em tais situações, o educador social atuará para a transformação tanto da pessoa como da comunidade ao redor dela, visando a inclusão do indivíduo.

Seu foco serão os processos educativos para que essa transformação ocorra. Por isso, é um profissional especializado, bastante necessário nos segmentos de educação e assistência social.

As funções do educador social, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), são as seguintes:

visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal, social e a adolescentes em conflito com a lei;

procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas;

controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal;

conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras.

Quais são as áreas de atuação da Educação Social?

O formado em Educação Social pode atuar no setor público e privado, em diferentes áreas:

  • associações, organizações e projetos sociais;
  • sistema escolar público ou privado;
  • órgãos públicos voltados para educação e assistência social;
  • sistema prisional e de menores infratores;
  • pesquisas sociais.

Também vale ressaltar o empreendedorismo social como uma tendência de mercado. Nele, são organizadas atividades econômicas com o objetivo de gerar benefícios para comunidade. Logo, o educador social pode encontrar boas oportunidades nesses novos modelos de negócio.

Quais os motivos para escolher essa formação?

A média salarial do educador social está na faixa de R$ 1.611,74 a R$ 3.074,15*. Por isso, o diploma de nível superior é importante para conquistar oportunidades com remunerações mais elevadas.

Nesse sentido, o tecnólogo Anhanguera possibilita uma formação mais específica, em 2 anos, para que você consiga rapidamente ingressar no mercado com diferenciais no currículo.

Assim como acontece na educação especial, você consegue se destacar em relação aos profissionais mais generalistas, por ter a formação específica para área. Não à toa, vale a pena optar pela Educação Social como segunda graduação para quem já fez Pedagogia ou Serviço Social.

Quais vantagens a Anhanguera pode oferecer?

Ao fazer a faculdade de Educação Social aqui na Anhanguera, você será preparado para o mercado de trabalho. Por isso, durante a graduação, os alunos têm benefícios exclusivos para desenvolver competências e experiência profissional. Veja detalhes.

Trilhas de Carreira

Nas Trilhas de Carreira, por exemplo, você desenvolve conhecimentos e habilidades em Inovação em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching, Gestão de Projetos, entre outros. Assim, com conteúdos adicionais, pode inserir diferenciais no currículo e melhorar a sua empregabilidade.

Canal Conecta

Já o Canal Conecta é um portal exclusivo para orientar os alunos sobre mercado de trabalho, entrevistas de emprego, currículo profissional etc. Lá também é possível participar de processos seletivos para estágio, emprego e trainee, junto às inúmeras organizações parceiras da Anhanguera.

Aula Destaque

Também podemos mencionar a Aula Destaque. Em encontros gratuitos e online, você terá contato com profissionais com uma trajetória bem-sucedida no mercado de trabalho, que podem servir de inspiração e contribuir para o seu desenvolvimento.

Habilidades Digitais

Para fechar, você tem a opção de fazer cursos livres gratuitos para desenvolver habilidades digitais. Hoje, quase todas as profissões usam a tecnologia no dia a dia e complementar a formação na sua área com conhecimento sobre o mundo digital é uma boa forma de se preparar para o mercado de trabalho.

Para fazer o curso com a gente, você pode utilizar diferentes formas de ingresso:

  • vestibular online;
  • vestibular tradicional;
  • nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • transferência externa;
  • segunda graduação.

Cada forma de ingresso tem requisitos e benefícios para facilitar o acesso à educação. Além disso, você pode consultar as opções de bolsa, crédito e benefícios da Anhanguera para verificar as opções para quem tem dificuldades financeiras ou deseja benefícios para fazer o curso.

Vale ressaltar que as mensalidades da educação a distância são mais baratas em comparação com o presencial. Você pode comparar os valores pela ferramenta de busca do Vestibulares.

Conquiste seu diploma!

O curso de Educação Social da Anhanguera desenvolve os conhecimentos e as habilidades para você ter uma atuação segura na área. É o primeiro passo para quem deseja uma atuação mais especializada nos segmentos de educação e de assistência social.

Então, o que você achou desta faculdade? Para conquistar o diploma e se destacar profissionalmente, inscreva-se agora mesmo no curso de Educação Social e estude com a gente!

Ah, você também pode se inscrever no Vestibulares.

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.