Ensino superior em Serviço Social: como é o curso?

estudante de serviço social

Responsável pela garantia dos direitos dos cidadãos, o assistente social é o profissional que conclui a graduação em Serviço Social. Diante de tantas desigualdades existentes no Brasil, a profissão tem um vasto mercado de trabalho e está em alta.

Para você entender como é essa faculdade e seus principais ensinamentos, elaboramos este post com orientações incríveis. Vem com a gente e veja as possibilidades existentes para quem faz Serviço Social.

Do que se trata o curso de Serviço Social?

O curso de Serviço Social é de Ciências Humanas, com uma duração de quatro anos.

Trata-se de um Bacharelado que, aqui na Anhanguera, é oferecido nas modalidades presencial, semipresencial e 100% online.

No presencial, o aluno comparece diariamente às unidades, onde assiste às aulas e participa das atividades complementares.

Já no semipresencial, a maioria das aulas são online, com a necessidade de ida poucas vezes na semana ao polo para realização de aulas práticas.

E no 100% online tudo é feito pelo computador, com ida ao polo apenas para a realização de provas, no geral, duas vezes por semestre. Trata-se de um modelo muito utilizado nos últimos anos, principalmente agora por conta da pandemia do novo coronavírus.

As aulas são gravadas, e há plantões para retiradas de dúvidas para constante contato com os professores, ou seja, você terá flexibilidade para escolher quando e onde estudar.

O ensino superior em Serviço Social existe em várias unidades espalhadas pelo Brasil e forma profissionais aptos a atuarem como assistentes sociais.

Aqui na Anhanguera, você terá uma formação sólida com docentes altamente qualificados, que abordarão aspectos da realidade econômica, social, política e cultural do Brasil e do mundo.

Descubra como surgiu o curso de Serviço Social

O curso de Serviço Social foi regulamentado no Brasil no dia 27 de agosto de 1957, em um momento de ebulição do processo de industrialização.

Assim, havia a necessidade de destinar um auxílio aos trabalhadores, desempregados e outras pessoas que compõem a sociedade.

Atualmente, com as mudanças nas dinâmicas do mercado de trabalho, os assistentes sociais estão bem focados na busca pela garantia de direitos e qualidade de vida dos cidadãos.

Inclusive de mulheres em situação de vulnerabilidade, auxiliando-as a entrar no mercado de trabalho. É um serviço que auxilia na valorização humana e nas interações sociais.

Como funciona a graduação em Serviço Social?

Ao longo dos quatro anos da graduação, o aluno que faz Serviço Social tem atividades que vão bem além do conhecimento teórico.

Para atuar na profissão, é preciso fazer um estágio supervisionado, elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC), além de apresentar trabalhos que valorizam a reflexão e o espírito crítico.

Dessa maneira, o curso mescla atividades teóricas e práticas. Além disso, após concluir o ensino superior em Serviço Social, o aluno ainda precisa obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Entre as disciplinas existentes, há espaço garantido para as discussões filosóficas, antropológicas, sobre Direitos Humanos, família, políticas públicas, entre outras.

Veja algumas disciplinas obrigatórias na grade curricular.

  • Formação Histórica da Sociedade;
  • Processo de Produção e Reprodução da Vida Social;
  • Correntes do Pensamento Sociológico;
  • Configuração Histórica da Sociedade Brasileira;
  • Determinações e Enfrentamentos das Expressões da Questão Social;
  • Relação entre Estado e Classes Sociais;
  • Lutas, Resistências e Movimentos Sociais;
  • Ética;
  • Economia;
  • Política Social;
  • Planejamento Social.

Apoio total ao estudante

Entre os diferenciais da Anhanguera, está o total apoio ao estudante para que consiga rapidamente um estágio e entre no mercado de trabalho.

Para isso, a faculdade conta com o Canal Conecta, divulgando dicas sobre empregabilidade, indicações de vagas e orientações focadas no autodesenvolvimento dos alunos.

Assim, a sua formação será bem mais sólida, com excelentes oportunidades de trabalho.

Veja, no vídeo a seguir, como é cursar Serviço Social com a gente no formato EAD (semipresencial e 100% online):

Qual é o perfil do estudante de Serviço Social?

Sendo uma profissão da área de Ciências Humanas, o perfil do estudante de Serviço Social é de uma pessoa que goste de ler e de analisar fatos e tenha um olhar crítico das mazelas sociais.

É importante o estudante gostar de lidar com pessoas e ter entusiasmo para ajudá-las, principalmente as que vivem em vulnerabilidade social.

Portanto, não há espaço para preconceitos ou diferenças de classes. O assistente social sempre se deparará com situações adversas e precisa estar preparado para encontrar as soluções adequadas.

Dessa forma, outra característica importante é a boa comunicação e empatia, principalmente na resolução de conflitos.

A ética deve sempre pautar as ações. Assim, quem tem um espírito de amor ao próximo e que acredita na mudança das pessoas tem grande chance de se sair bem na profissão.

Como é o mercado de trabalho para a área de Serviço Social?

O mercado de trabalho para quem conclui o ensino superior em Serviço Social é bem amplo e diversificado.

É importante reafirmarmos a necessidade do registro no CRESS para a atuação ser efetivada.

Entre os locais que têm alto índice de empregabilidade, podemos citar o serviço público, principalmente por meio dos concursos públicos, seja na esfera municipal, seja estadual, seja federal. No Brasil, a remuneração média de um assistente social é de R$ 2.697,47* para uma jornada de 32h semanais.

Assim, o profissional poderá atuar na Previdência Social, secretarias de Assistência Social, asilos etc. São as melhores oportunidades de trabalho, mas elas vão além. Veja algumas opções.

Educação

O assistente social atua na área da educação na busca por bolsas de estudo para alunos carentes e também no auxílio para que os estudantes consigam financiamentos.

Também pode auxiliar famílias a encontrar vagas em creches e em escolas para crianças sem auxílio educacional e também em comunidades indígenas, ONGs (Organizações Não Governamentais), movimentos LGBTQI+ etc.

Empresas

O assistente social também tem um mercado aberto na iniciativa privada. Dentro das empresas, atua em programas educativos, de valorização da qualidade de vida e também de saúde.

O profissional elabora eventos que enfatizem a segurança no trabalho, melhorando os relacionamentos e o bem-estar.

E ainda atende colaboradores que estejam passando por alguma dificuldade, direcionando para o melhor tratamento.

Saúde

Na área da saúde, quem faz a faculdade de Serviço Social pode trabalhar em comunidades terapêuticas, em centros de atendimento a dependentes químicos ou moradores de rua, como CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O objetivo é facilitar o acesso à informação, direcionando as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social a viverem com mais qualidade, valorizando a cidadania.

Proteção das crianças e adolescentes

Outro setor que emprega muitos assistentes sociais é o da proteção de crianças e adolescentes, como nos Conselhos Tutelares ou Fundações que ressocializam menores infratores.

Portanto, como você percebeu ao longo deste post, o ensino superior em Serviço Social abre muitas portas no mercado de trabalho. O importante é sempre investir na carreira e nos estudos.

E você, se interessou pela profissão? Então, aproveite e agende agora mesmo o seu vestibular aqui na Anhanguera!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content