Pós-graduação: é possível fazer dois cursos ao mesmo tempo?

curso preparatório enem presencial

Conquistar uma posição de destaque no competitivo mercado de trabalho é o sonho de muitos profissionais. Mas como em todas as áreas, o crescimento e o acesso às melhores oportunidades demandam muita dedicação e alguns sacrifícios que serão fundamentais para colher resultados importantes no futuro.

Nesse sentido, a pós-graduação tem sido o caminho escolhido por muitos profissionais que buscam aprofundar os conhecimentos em um determinado assunto.

Para conseguir dar mais velocidade ao aprendizado e aumentar a atratividade do currículo, é possível encontrar profissionais que buscam otimizar o tempo gasto no desenvolvimento profissional realizando mais de um curso ao mesmo tempo.

É nesse momento que surge uma dúvida bem comum e que talvez você não saiba a resposta: é possível fazer dois cursos de pós-graduação ao mesmo tempo? A resposta é sim, mas depende do perfil e da disponibilidade de cada um.

Se você está pensando em começar a pós-graduação e deseja utilizar o conhecimento adquirido nas especializações para dar importantes passos na sua trilha profissional, continue aqui para saber mais.

Qual é a duração da pós-graduação?

O curso de pós-graduação tem uma carga horária mínima de 360 horas, que podem ser distribuídas em 6 ou 10 meses, dependendo da modalidade escolhida. Dentro da pós-graduação, você pode optar por ter aulas presenciais ou online (EAD).

É possível fazer mais de uma pós-graduação ao mesmo tempo?

É possível, mas vale avaliar as metas definidas no plano de carreira e a sua disponibilidade para se comprometer com a especialização. Os cursos de especialização lato sensu, como pós-graduação e MBA, possuem a carga horária mínima de 360 horas, o que é consideravelmente menor do que o tempo exigido para obter o diploma na graduação.

Aqui cabe analisar a sua rotina profissional e pessoal e entender se é possível se comprometer com horários fixos para assistir as aulas, realizar as atividades e provas, além da entrega de trabalhos. Se estabelecer uma rotina com dias e horários fixos seja um desafio quase impossível para você, a pós-graduação EAD pode ser o caminho ideal.

Na modalidade EAD, é possível acessar as aulas quando quiser e como quiser. O ponto chave para um bom desempenho no EAD é criar uma rotina de estudos e ter disciplina para assim atingir o sucesso.

Uma dica extra para você que está pensando em cursar duas pós-graduações EAD ao mesmo tempo. Verifique se a instituição escolhida oferece algum desconto diferenciado para os alunos que optam por realizar dois cursos ao mesmo tempo.

O que eu preciso para fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?

Se você já refletiu sobre os prós e os contras e acredita que a melhor saída é realizar dois cursos ao mesmo tempo, agora é a hora de definir a sua estratégia para administrar as responsabilidades e tarefas. Vamos lá?

Planejamento financeiro: Aqui é importante avaliar o macro antes de se comprometer com a pós. Avalie se as duas mensalidades cabem no seu orçamento e possíveis gastos que você pode ter durante as aulas. É recomendável ter uma reserva de emergência, caso surja algum gasto significativo que possa comprometer o seu orçamento ou até mesmo uma demissão.

Definição de agenda: Faça um planejamento quinzenal ou mensal das atividades e veja a melhor forma de organizar o tempo das aulas e estudos dentro da sua rotina.

Cronograma de estudos: Essa etapa é fundamental para determinar o seu ritmo de estudo e extrair o máximo de conhecimento nas aulas. Uma boa dica é sempre deixar algumas horas livres por semana para rever conteúdos e aulas que deixaram dúvidas.

Agora que você tem em mente o que é necessário para realizar dois cursos ao mesmo tempo, que tal dar uma olhada nos cursos de pós-graduação e MBA da Anhanguera?

A pós-graduação Anhanguera e a escolha certa se você deseja aprofundar os conhecimentos em um determinado assunto, e pode ser realizado a qualquer momento, seja você um profissional recém-formado ou experiente.

Já o MBA Anhanguera é voltado para profissionais que já possuem alguma experiência no mercado de trabalho em cargos de gerenciamento, como gerente ou diretor ou que almejam conquistar essas posições.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content