Você anda pensando em como ser um investigador criminal, igual aos que você vê nos filmes? ?Então, chegamos para te ajudar a tirar esse sonho da gaveta! ? Aprenda hoje como você pode atuar na área, quais são os melhores cursos e se você tem mesmo o perfil indicado. Olha só!
Saiba como ser investigador criminal
Para atuar como um investigador criminal é necessário prestar concurso público. Para se preparar, uma das etapas mais importantes é escolher uma boa faculdade. Confira nosso passo a passo para te ajudar a chegar lá!
Escolha as faculdades adequadas
Como ser investigador criminal sem curso superior? Saiba que isso é impossível, viu? ?Para prestar concurso público como perito criminal, os editais pedem que o profissional tenha uma graduação.
Afinal, é preciso se jogar nos estudos para exercer essa função tão importante. Algumas das faculdades mais comuns cursadas por peritos criminais são:
- Engenharia;
- Biologia;
- Ciências Contábeis;
- Biomedicina;
- Medicina;
- Farmácia;
- Direito;
- Física;
- Química;
- Investigação e Perícia Criminal.
Além disso, para atuar nessa profissão, quem tem especializações se destaca! Logo, investir numa pós-graduação em Perícia Criminal é uma ótima oportunidade para estudar matérias mais específicas.
Faça tecnólogo em Investigação e Perícia Criminal
Muitos editais de concursos permitem que profissionais com tecnólogo em Investigação e Perícia Criminal também atuem como perito criminal.
Portanto, se você quer entrar mais rápido na carreira, optar pelo tecnólogo em Investigação e Perícia Criminal é super indicado. Assim, você pode se candidatar a funções como agente da Polícia Federal, papiloscopista, escrivão ou perito criminal.
A duração do curso tecnólogo é de até 2 anos. Algumas das principais disciplinas que você verá na faculdade são:
- Psicologia Judiciária;
- Noções de Direito Penal;
- Genética Forense;
- Toxicologia;
- Teoria Geral do Processo;
- Balística.
Conheça o mercado de trabalho
O perito criminal tem como função ser um investigador. ? Ele usa técnicas científicas para analisar evidências e descobrir autores de um crime. Nesta área de atuação, o perito pode trabalhar em órgãos públicos coletando provas ou atuando em laboratórios.
O profissional pode trabalhar tanto na Polícia Federal, quanto na Polícia Civil. Aliás, existem muitas oportunidades para essa área, embora também seja bem concorrido. O salário médio do perito criminal é de R$ 5.072,32. Mas aqueles que têm mais tempo de experiência podem ganhar salários bem mais altos.
Descubra se você tem o perfil indicado
Você é daqueles que sempre amou séries criminais como CSI e Law & Order? ? Então, você já tem meio caminho andado! ?
Além disso, o perfil ideal para essa área precisa ser alguém muito observador, ter um olhar bem apurado e que gosta de desvendar mistérios! O perito criminal também precisa ser alguém muito focado, amar ler e ter bastante inteligência emocional, afinal ele irá lidar com crimes bem delicados!
Se você tem tudo isso, e ainda tem afinidade com áreas biológicas e exatas, é a hora de investir na carreira de perito criminal. ?
Venha conhecer a Anhanguera
Agora que você já sabe o que faz um perito criminal, como ser investigador criminal e onde você pode atuar, você precisa conhecer a Anhanguera!
Na faculdade de Investigação e Perícia Criminal da Anhanguera, você tem acesso a modalidade EAD, assim, você pode estudar em qualquer lugar. Além disso, o curso é credenciado pelo MEC e te oferece um corpo docente especializado e cheio de experiência.
Você ainda pode contar com uma Biblioteca completa e com o Canal Conecta, um portal para te ligar a diversas vagas de estágio.
Realize seu sonho e inscreva-se para o vestibular da Anhanguera! ?
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 84
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?