Como estudar para vestibular de Arquitetura e Urbanismo?

Como estudar para vestibular de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das graduações que mais vêm crescendo no país. A variedade de áreas de atuação para o profissional formado, os altos níveis de empregabilidade e a flexibilidade da profissão são um dos motivos que atraem tantos estudantes para a área.

Se você deseja se tornar um arquiteto, mas não sabe como estudar para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo, continue com a gente.

Neste post, preparamos uma série de dicas para ajudar em sua preparação ao exame e na conquista da tão sonhada vaga na graduação em Arquitetura. Confira!

Foque as matérias em que você tem aptidão

O perfil de quem procura pelo curso de Arquitetura é bem diverso. Inclusive, como a graduação abrange matérias de diferentes campos, muitas pessoas ainda têm a famosa dúvida: “Afinal, Arquitetura é Humanas ou Exatas?“.

A resposta é: nem um nem outro. Trata-se de um curso das Ciências Sociais Aplicadas, atraindo, assim, alunos com interesses distintos. É esse, aliás, um grande diferencial da formação.

Estudar aquelas matérias que você domina, sejam elas de Humanas, sejam elas de Exatas, é uma ótima maneira de motivar a preparação para o vestibular. O melhor de tudo é que, com isso, já vai se familiarizando com algumas das disciplinas que verá na faculdade.

Entretanto, não estamos falando que não precisa priorizar também os conteúdos com os quais tem dificuldade, ok? A melhor opção é ir intercalando as matérias “fáceis” com as “difíceis” de modo a cobrir devidamente todo o edital e assimilar as disciplinas.

Crie um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é o principal aliado do vestibulando. Isso porque é a partir dele que você criará uma rotina preparatória, com foco e dedicação em conquistar seu objetivo. Tenha em mente que organização e boa gestão do tempo são qualidades imprescindíveis a um arquiteto, uma vez que é preciso lidar com projetos e prazos muitas vezes apertados.

Dessa forma, comece lendo o edital para saber, dentre outras informações, qual será o conteúdo cobrado na prova. Com esses dados em mãos, pegue as matérias e distribua-as ao longo da semana, de forma a serem estudadas nos horários que você tem disponível. Por fim, não se esqueça de que tão importante quanto criar o seu cronograma é segui-lo à risca, combinado?

Faça simulados e provas antigas

Além de criar um cronograma de estudos, é fundamental que você teste o seu conhecimento. Aqui, nada melhor para isso do que utilizar simulados, listas de exercícios e provas antigas de Arquitetura. Dessa forma, a partir dos resultados, é possível saber quais são os seus pontos altos e aqueles que precisam de mais atenção.

Uma dica interessante é contar com o auxílio da tecnologia. Lembre-se de que a web não se restringe apenas às redes sociais e aos seus sites e aplicativos preferidos! A internet está repleta de materiais que podem ajudar nos estudos. Sendo assim, pesquise por simulados e provas em fontes de credibilidade e pratique bastante.

Busque ajuda em um curso preparatório

Se está se perguntando como estudar para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo, com certeza também já se questionou se é possível se preparar sozinho, não é mesmo?

Embora isso seja completamente possível, aprender sozinho não é para todos — e não há problema algum nisso! Muita gente tem mais facilidade em assimilar e absorver o conteúdo assistindo a aulas e tendo o suporte de um professor. É aqui que os cursos preparatórios podem também ser grandes aliados.

Se você é desses que necessitam de um reforço para se sentirem mais seguros quanto à preparação ao vestibular, ingressar em um cursinho pode ser uma excelente opção.

Assim, é possível assistir às aulas e tirar dúvidas sobre a matéria e exercícios em tempo real, o que não é possível no caso de videoaulas já gravadas, por exemplo. Além disso, pode conhecer outros candidatos ao vestibular de Arquitetura para montar grupos de estudo. Legal, não é?

Considere faculdades particulares de Arquitetura

Embora as faculdades públicas sejam bastante visadas, o foco atualmente está nas instituições particulares. Além da qualidade do ensino e da infraestrutura, elas vêm se destacando por facilitarem o acesso ao nível superior.

Ao oferecerem formas de ingresso variadas e modalidades de ensino distintas — é possível, por exemplo, fazer faculdade de Arquitetura EAD —, o seu sonho de cursar uma graduação e trilhar uma carreira de sucesso é potencializado.

Por isso mesmo, a dica final deste post é considerar uma instituição particular. Aqui, na Anhanguera, não só contamos com as vantagens citadas acima, como também buscamos fazer com que a mensalidade caiba no orçamento do aluno. Você já sabe, por exemplo, quanto custa a faculdade de Arquitetura? Estudando com a gente, pagará valores a partir de R$ 399*.

Outros de nossos diferenciais incluem:

Pronto para conseguir sua vaga em Arquitetura?

Agora você já sabe como estudar para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo. Seguindo as dicas do post, passar no exame e dar início a uma das etapas mais importantes da sua vida acontecerá mais rápido do que imagina. Não se esqueça, no entanto, de que é fundamental optar por uma faculdade de qualidade comprovada pelo MEC (Ministério da Educação), credibilidade e com foco no sucesso do aluno: a Anhanguera!

E então, que tal aproveitar sua visita no blog para fazer agora mesmo a sua inscrição no vestibular de Arquitetura e Urbanismo? Basta entrar em nosso site e realizar a sua inscrição, escolhendo a forma de ingresso desejada!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados