Estudar Ciências Econômicas vale a pena? Veja como é o dia a dia desse curso!

Ciências Econômicas vale a pena

Você já reparou que o ramo econômico é um tópico em alta nos telejornais? Por ser uma área importante para as empresas e a sociedade, é comum que vários estudantes se interessem por seguir carreira nessa especialidade. Contudo, muitos ficam em dúvida se a faculdade de Ciências Econômicas vale a pena.

Quem se forma nessa graduação tem a possibilidade de seguir diferentes vertentes na carreira, como mercado financeiro, pesquisa, setor público, ambiental, de saúde, entre outras. Uma das vantagens da profissão é o mercado de trabalho aquecido e as excelentes remunerações pagas aos profissionais.

Se quer saber se estudar Economia vale a pena, continue a leitura para descobrir!

Como é a faculdade de Ciências Econômicas na prática?

O curso de Economia tem o objetivo de formar profissionais aptos para compreender como a sociedade produz, distribui e consome bens materiais e serviços. O economista precisa analisar o contexto econômico e social, demonstrando a viabilidade financeira para projetos de empresa ou do setor público.

A duração dessa graduação é de 4 anos (8 semestres) e você pode cursá-la em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. É bom lembrar que as disciplinas não são alteradas por conta do formato e apresentam a mesma quantidade de carga horária da faculdade tradicional.

Durante esse tempo, o aluno entra em contato com conteúdos de Matemática, Administração, Estatística e Sociologia, como modelos de gestão, contabilidade, análise de custos, raciocínio lógico-matemático etc.

Aqui na Anhanguera, você pode estudar Ciências Econômicas pagando a partir de R$ 149,00*, sendo um excelente custo-benefício para quem está em busca de uma graduação de muita qualidade.

Afinal, o curso de Ciências Econômicas vale a pena?

A resposta para essa pergunta é sim! Quem decide cursar Economia encontrará ótimas oportunidades profissionais. Confira, abaixo, as principais vantagens de seguir carreira nessa área.

Diversas áreas de atuação

Os economistas podem atuar em vários mercados no setor privado, como contabilidade, gestão de finanças, planejamento de mercado, avaliação de investimentos etc. Além disso, o profissional também encontra ótimas oportunidades na área pública.

Por meio dos concursos, os economistas podem conquistar cargos em órgãos governamentais, como o Banco Central.

Conhecimentos para a vida

O entendimento das forças de mercado e o estudo de caso fazem com que os economistas tenham uma grande facilidade em enxergar a manifestação dessas dinâmicas no próprio dia a dia. Isso proporciona os conhecimentos necessários para lidar com várias situações, aos quais a maioria da população não tem acesso.

Possibilidade de empreender

O empreendedorismo é uma opção muito atrativa, principalmente para quem quer oferecer serviços e produtos inovadores. Se o seu sonho é abrir o próprio negócio, saiba que o curso de Economia pode preparar você para esse desafio. Afinal, a faculdade compreende o comportamento de vários mercados em diferentes situações.

O mercado de trabalho da área de Economia é promissor?

Uma das principais diferenças entre o mercado de trabalho para o estudante que cursa Economia em relação às outras profissões está na necessidade desses profissionais em qualquer fase. Os economistas são essenciais desde as pequenas até as grandes corporações, realizando a gestão da empresa e auxiliando na tomada de decisões.

Além de trabalhar nos setores privados e públicos, os profissionais podem atuar na área da educação e se tornar professores em faculdades. Para isso, é importante cursar uma pós-graduação, de preferência no nível mestrado e doutorado.

Também é possível ser um empreendedor e trabalhar como autônomo, oferecendo consultorias a empresas. Institutos de pesquisa também costumam contratar o profissional em seu quadro de funcionários.

Viu só como esse mercado é aquecido e amplo? As remunerações também seguem essa tendência. O salário do profissional de Ciências Econômicas é de R$ 6.215,29*, mas o valor muda de acordo com a experiência e a área de atuação.

Qual é o futuro da profissão no Brasil?

Seguindo o caráter cíclico, é comum que a economia passe por diferentes períodos. Logo, para aproveitar isso do melhor modo, é essencial conhecer o futuro da profissão no Brasil, auxiliando os investidores a otimizar seus ganhos. Confira, abaixo, as principais tendências do setor!

Desenvolvimento do capital humano

Ainda que o Brasil passe por alterações econômicas por conta da migração constante do campo para as cidades, a infraestrutura do país não vai acompanhá-la. Por isso, o desenvolvimento do capital humano é uma grande aposta para os próximos anos.

Isso acontece porque existe e necessidade de ampliar o acesso da população a uma rede de segurança social eficiente, além de um sistema de educação e saúde, o que tem conquistado uma boa parte dos investimentos.

Empresas eco-friendly

As questões relacionadas ao meio ambiente têm ganhado destaque à medida que as consequências do descaso com elas aparecem. Nesse caso, as empresas buscam adotar um estilo de vida mais consciente.

Para criar uma relação próxima com a clientela, elas mostram que a postura eco-friendly não passa batida, trazendo serviços e produtos mais sustentáveis para o mercado.

Como a Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

Viu só como estudar Economia vale a pena? Essa graduação abre portas para que o profissional atue em diferentes setores e receba ótimos salários. Assim, para se destacar no mercado de trabalho, é importante investir na formação acadêmica.

Então, que tal estudar em uma faculdade conceituada, com mensalidades que cabem no bolso e que ofereça um dos melhores ensinos privados do país? Aqui na Anhanguera, você encontra isso e muito mais!

Temos um corpo docente preparado e experiente, sendo apto para tirar todas as suas dúvidas, além de explicar se Economia é de exatas ou humanas. Outros diferenciais oferecidos por nossa instituição e que fazem diferença na formação dos alunos são:

  • acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que incentiva a entrada do estudante no mercado de trabalho desde cedo;
  • infraestrutura completa;
  • formas de ingresso facilitadas;
  • possibilidade de concorrer a várias bolsas de estudo e descontos que diminuem o valor das mensalidades.

Agora é com você!

Agora que já sabe que o curso de Ciências Econômicas vale a pena, lembre-se de que para conquistar as melhores vagas do mercado é importante ter uma boa formação. Por isso, estude na Anhanguera e tenha acesso a um ensino de excelente qualidade!

Gostou de saber que a graduação em Ciências Econômicas vale a pena e quer investir no seu futuro? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.