Como é a grade curricular de Ciências Aeronáuticas?

Ciências Aeronáuticas grade curricular

O universo da aviação desperta a curiosidade de muita gente. Inclusive, várias delas decidem seguir carreira nessa área para realizar o sonho de trabalhar com algo relacionado à navegação aérea. Por isso, neste post vamos desvendar o mistério de como é a grade curricular do curso de Ciências Aeronáuticas.

Esse é um bom começo para quem quer conseguir um emprego no ramo. Afinal, é preciso adquirir conhecimentos específicos para poder trabalhar com isso, sem falar que as chances de alcançar as melhores oportunidades do mercado são muito maiores quando você é um especialista na área.

Aproveite para conhecer agora quais são as principais matérias ou o que se aprende em Ciências Aeronáuticas!

Gestão Aeroportuária

Trabalhar em um aeroporto pode ser mais complexo do que você imagina, principalmente se não sabe muito bem o que é Ciências Aeronáuticas ou que tipos de atividades se relacionam com essa carreira.

A gestão de um terminal aeroportuário envolve muitos fatores que precisam ser coordenados, além de legislações que devem ser seguidas à risca. Para se ter uma ideia, alguns deles são:

  • controle do espaço aéreo;
  • condições meteorológicas;
  • vigilância sanitária;
  • espaços comerciais integrados no terminal;
  • fluxo de passageiros;
  • abastecimento de combustíveis;
  • representação de órgãos do Governo;
  • transportadoras
  • Rrecursos Humanos.

É claro que somente uma pessoa não dá conta de lidar com tantas tarefas, mas quem pretende trabalhar na área precisa aprender um pouco sobre cada aspecto da gestão aeroportuária.

Gerenciamento de Risco Operacional

O risco operacional é basicamente a possibilidade de acontecerem falhas que prejudiquem a empresa. No caso de um aeroporto, é a chance de algum erro impactar a sua operação diária, tipo um irregularidade com a lei ou falta de uma matéria-prima essencial. É como cancelar um voo cheio de passageiros por causa da falta de combustível ou de piloto.

Em um setor tão importante quanto a aviação, todos os riscos devem ser evitados ao máximo. A solução para isso é planejamento, controle e prevenção. Além do mais, é muito importante ter um plano B se algo de errado acontece.

Como acontecimentos internos e externos podem trazer consequências, aprender a gerenciar esses eventos é fundamental para não ter problemas ainda maiores. Essa disciplina abrange metodologias que garantem maior tranquilidade ao lidar com o risco no dia a dia, sabendo identificar e contornar cada um deles.

Tráfego Aéreo Internacional

Essa é a matéria preferida de muitos estudantes na grade curricular do curso de Ciências Aeronáuticas.. Durante os estudos, você aprende todo o contexto da movimentação aérea em ambiente internacional — ou seja, de todas as aeronaves que circulam no espaço aéreo mundial, não só aqui no Brasil.

É essencial conhecer as regras para circulação, termos mais relevantes e como esse sistema pode ser articulado para que todos os planos de voo aconteçam diariamente sem maiores problemas.

Marketing Aplicado à Aviação

A diversidade das disciplinas é um ponto positivo dentro de uma grade curricular, pois significa que o curso oferece uma formação multidisciplinar para o aluno e, assim, multiplica suas oportunidades de atuação.

Um bom exemplo disso é estudar sobre Marketing na graduação de Ciências Aeronáuticas. As companhias aéreas e aeroportos, por exemplo, precisam de profissionais do Marketing dedicados à comunicação com seu público, o que contribui muito com o posicionamento da marca no mercado e, claro, com o sucesso do negócio.

A vantagem de ter uma matéria específica sobre esse assunto é conseguir entender bem o segmento da aviação e desenvolver campanhas direcionadas, que sejam mais efetivas para esse nicho.

Sistemas de Aeronaves

Quem gosta da parte técnica e quer entender tudo sobre o mundo das aeronaves faz a escolha certa ao optar por esse curso. Na matéria de Sistemas de Aeronaves, o objetivo é aprender como funcionam os objetos que fazem voos aéreos, como aviões e helicópteros de diferentes portes.

Conhecer seus materiais, componentes e procedimentos de operação é algo que todo especialista na área precisa fazer. Mesmo que esse não seja foco de atuação escolhido, o conhecimento é primordial para um especialista em aeronáutica.

Se a intenção for trabalhar como piloto ou algo relacionado à mecânica de aeronaves, sem dúvidas esse é um assunto para se dedicar ao máximo.

Inglês Técnico e Instrumental

Sabia que aprender inglês é uma habilidade muito importante para o cientista aeronáutico? Aliás, é comum que os cursos tenham mais do que um semestre de língua inglesa, pensando que os estudantes precisam ir além do conhecimento básico para lidar com termos técnicos no trabalho.

Apesar de o idioma ser cobrado na maior parte das provas de vestibular, essa não costuma ser uma exigência para o ingresso do aluno na faculdade. No entanto, o mercado pode exigir mais tarde.

O ideal para aqueles que ainda não têm nenhuma intimidade com a língua é começar os estudos o quanto antes. A graduação foca na parte instrumental, mas toda dedicação extra faz a diferença para melhorar cada vez mais o seu nível de fluência. Como os cursos da Anhanguera buscam facilitar o sucesso do profissional na sua área de atuação, fica essa dica!

Fatores Humanos e Psicologia na Aviação Civil

A princípio, as Ciências Aeronáuticas podem parecer uma área extremamente técnica, o que leva muita gente a acreditar que o curso é focado somente em tópicos de Exatas. Porém, como contamos acima, essa é uma formação bastante multidisciplinar.

Inclusive, a graduação aqui na Anhanguera inclui a disciplina de Fatores Humanos e Psicologia. O aspecto social e psicológico de quem trabalha nessa área tem grande importância, até porque estamos falando de profissões que envolvem riscos e certa pressão.

Por isso, a humanização precisa ser um tema trabalhado para que o bem-estar das pessoas seja preservado ao máximo, o que influencia a produtividade de cada um delas e também a segurança das operações de aviação civil.

Enfim, você vai aprender tudo isso e muito mais se decidir fazer o curso de Ciências Aeronáuticas. Como deu para perceber pela prévia da grade curricular, trata-se de uma formação que mescla conhecimentos técnicos e humanos, sendo importante desenvolver suas habilidades em ambos os sentidos.

Só falta você dar o próximo passo!

Sabia que temos essa graduação por aqui? Sim, basta fazer a sua inscrição para o vestibular online da Anhanguera e aproveitar a oportunidade! Conte com professores qualificados na área, sistema de ensino dinâmico e apoio personalizado em sua jornada de estudos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados