Descubra 5 atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI!

matérias do curso de enfermagem

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) requer muita atenção e dedicação constante dos profissionais envolvidos. Nesse ínterim, existem algumas atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI que são fundamentais para o andamento dos processos e facilitam ainda mais o trabalho dos enfermeiros.

Afinal, assim que ele é admitido na UTI é necessário checar se o acesso venoso periférico está bem fixado na pele. Além de dar suporte a outras funções do Enfermeiro no Hospital que dão total assistência aos indivíduos que estão em estado grave. Seja como for, as responsabilidades dos técnicos neste local. Boa leitura!

1. Esterilizar e buscar materiais na CME

De maneira geral, esse é um dos procedimentos que garantem a segurança dentro de um ambiente hospitalar. No que lhe concerne, ela pode ocorrer por meios físicos ou químicos. Os primeiros envolvem técnicas desde a emissão do calor seco de estufas de ar quente em materiais metálicos ou a radiação ionizante.

Já o segundo dispõe de métodos com o uso de formaldeído, ácido peracético e óxido de etileno. Esses e outros assuntos o estudante verá no curso de Enfermagem que mostra muito além das Atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI.

2. Prezar pela metodologia de sistematização da assistência de enfermagem

Entre as atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI, é essencial sistematizar as regras que o Enfermeiro Coordenador estabeleceu. A Sistematização de Assistência de Enfermagem envolve o Histórico, o diagnóstico, o planejamento, a implementação e finaliza com a Avaliação de Enfermagem. 

3. Manter os cuidados em momentos pré e pós-operatório

Uma das atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI é garantir que o paciente tenha orientações prévias. Tais quais o preparo intestinal, o uso de roupas e sapatos e confortáveis e sempre se mostrar à disposição de esclarecer qualquer dúvida antes dele realizar a cirurgia.

Esse estado de espírito deve permanecer nos pós-operatórios. Essencialmente com recomendações para que ele evite esforço físico ao máximo, siga a dieta recomendada e, sobretudo, não ingerir remédios com o estômago vazio.

4. Dar total assistência aos médicos de plantão

O enfermeiro trabalha com equipes multidisciplinares e uma das atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI é oferecer total assistência aos médicos de plantão. Por isso, é importante que todos tenham comprometimento em suas atividades e cuide da manutenção do comportamento ético. Bem como o respeito à hierarquia.

5. Controlar as dosagens e a administração de medicamentos

Além de ler as informações da ficha do paciente e dos rótulos, as Atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI também envolvem conferir se a administração do medicamento está correta, se é pela via de administração prescrita no horário e na dosagem correta. 

Bem como garantir o registro correto de todas as ocorrências em busca da segurança da ética profissional. Aliado a isso, também existe o acompanhamento das reações do medicamento, a otimização do espaço de armazenamento, entre outras tarefas corriqueiras.

Conheça outras atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI

YouTube video

Se você se identificou com as atribuições do Técnico de Enfermagem na UTI, não deixe de investir nesse seu sonho. Afinal, é possível conseguir uma bolsa de estudos para Enfermagem e optar por uma modalidade de ensino que se adeque a sua rotina.

Por isso, venha para a Anhanguera e absorva as melhores informações que contribuem com a qualidade de vida das pessoas. Inscreva-se agora mesmo no nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.