Pesquisar

Atividades da EJA de alfabetização: entenda como funcionam

vozes que impactam

Sabemos que muitas pessoas não tiveram a oportunidade de frequentar a escola durante a infância. Esta é uma realidade que impacta diretamente no desenvolvimento de habilidades como ler, escrever e interpretar. E elas são o foco das aulas da Educação de Jovens e Adultos!

Se você está pensando em retomar os estudos, ou conhece alguém nessa situação, entender como funcionam as atividades de alfabetização da EJA é bem importante para saber o que esperar nessa etapa. Neste post, vamos discutir quais são os principais métodos usados para ensinar alunos do EJA ao nível de alfabetização. Confira! 

Como funcionam as práticas de alfabetização na EJA?

A alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um dos pilares para os estudantes que não concluíram o ensino básico e querem retornar à sala de aula. O objetivo principal é garantir que os alunos já adultos tenham uma boa base para desenvolver conhecimentos, facilitando o aprendizado das matérias específicas.

Como parte da EJA, existem atividades que visam trabalhar os conteúdos voltados à alfabetização, ou seja, aprender a ler e a escrever. Geralmente, são realizadas em grupos menores, para personalizar a experiência de aprendizagem. Essas atividades envolvem jogos lúdicos, leituras para trabalhar os sons das palavras, escrita criativa e discussões sobre assuntos diversos.

Para incentivo do processo de aprendizado, as instituições responsáveis pela EJA oferecem diversas ferramentas educacionais, tais como livros didáticos e materiais multimídia adaptados a cada indivíduo participante da sala de aula.

Tudo isso tem por objetivo preparar esses estudantes para interagirem no mundo moderno e digital! Assim, o aluno usa todo o seu potencial sem abrir mão dos padrões exigidos pela sociedade com relação à leitura e escrita em vários contextos dos dias atuais. 

Como devem ser as atividades da EJA?

Para promover um aprendizado completo, existem diversas atividades desenvolvidas durante as aulas da EJA destinadas à alfabetização dos participantes.

Esses recursos são utilizados para motivar os estudantes e desenvolver raciocínio lógico. Algumas dessas atividades incluem jogos didáticos, trabalhos em grupo e debate sobre assuntos relevantes do contexto social. 

Com isso, as salas de aula EJA oferecem o melhor ambiente para interagir com diferentes pessoas e desafiar preconceitos sociais existentes entre todos os participantes da turma, por exemplo.

Essa abordagem pedagógica é fundamental para auxiliar na conquista do básico da leitura e escrita por aqueles que não puderam adquirir essas habilidades durante a formação infantil primária.

Pessoa escrevendo em um caderno. Atividades EJA alfabetização.

Estrutura das atividades da EJA de alfabetização

As atividades da EJA são organizadas para promover uma experiência educativa eficiente e acessível, independentemente do nível de instrução inicial dos alunos. Nos próximos tópicos, detalharemos os principais elementos que compõem a estrutura dessas atividades.

Conteúdo didático

O conteúdo didático da EJA é elaborado com foco na simplicidade e funcionalidade. Materiais como cartilhas, textos curtos e exercícios práticos são amplamente utilizados.

  • Os alunos aprendem a escrever o próprio nome, identificar letras e sílabas, além de interpretar textos simples.
  • Atividades são conectadas ao cotidiano, como ler placas, avisos e bilhetes, o que ajuda a criar relevância e interesse no aprendizado.
  • A proposta é garantir que o aprendizado seja aplicável de forma prática, facilitando a integração dos alunos no dia a dia.

Metodologia prática e interativa

Uma das características mais marcantes da EJA é o uso de metodologias dinâmicas, que tornam o aprendizado envolvente:

  • Dinâmicas de grupo, jogos educativos e debates são ferramentas amplamente aplicadas para estimular a participação.
  • As aulas incentivam os alunos a compartilharem suas histórias e experiências, promovendo um ambiente de troca e aprendizado coletivo.
  • A prática constante e o envolvimento ativo contribuem para uma maior fixação do conteúdo.

Tecnologias educacionais

Em algumas unidades da EJA, recursos tecnológicos são incorporados para enriquecer as aulas:

  • Ferramentas digitais, como aplicativos, vídeos e áudios, tornam o aprendizado mais interativo.
  • Esses recursos ajudam especialmente os alunos com dificuldade em acompanhar métodos tradicionais, garantindo uma experiência diversificada e inclusiva.

Qual a metodologia para se trabalhar com alunos da EJA?

A alfabetização é um processo constante e importante para todo cidadão. Diferentemente das crianças, os jovens e adultos enfrentam outros desafios ao aprender a ler, escrever e fazer contas, certo? A Educação de Jovens e Adultos visa proporcionar tal capacitação a esse público.

A EJA promove atividades lúdicas e divertidas, mas ainda assim educativas, para que os alunos desenvolvam habilidades de leitura, escrita e matemática. Esses conteúdos também são usados para garantir um bom desempenho no mercado de trabalho e para desenvolver habilidades necessárias à vida cotidiana dos jovens adultos. 

Resumindo, a alfabetização na EJA se difere da alfabetização de crianças em dois aspectos principais, como veremos a seguir. 

Métodos de ensino diferentes dos utilizados para as crianças

A forma como as crianças aprendem a ler, escrever e realizar contas básicas é bem diferente da forma como as pessoas adultas aprendem. Isso é levado em conta pelos professores da EJA na hora de planejarem suas aulas. Enquanto uma criança vive uma vida cheia de novidades e aprendizados, os jovens e adultos estão em outro estágio da vida e trazem consigo bastante bagagem.

Ao mesmo tempo em que as atividades precisam utilizar elementos lúdicos para trabalhar melhor os conteúdos, não se preocupe: nada é infantilizado, e não se tem a impressão de estar “sendo tratado como criança”. As aulas da EJA são sempre pensadas para atender às suas necessidades de uma pessoa adulta! 

Mulher escrevendo no quadro branco. Atividades EJA alfabetização.

Estímulo às atividades em grupo e socialização

Na Educação de Jovens e Adultos, a socialização se torna parte da metodologia de ensino. Os estímulos às atividades em grupo beneficiam tanto no aprendizado dos alunos quanto na aproximação do conteúdo com seu cotidiano. 

Dessa forma, os estudantes EJA exploram temas diversos com foco em abrir seus horizontes sobre assuntos do nosso mundo atual — sendo muitas vezes apoiados por softwares educacionais, jogos digitais, entre outras formas online de ensinar temáticas variadas.

Com isso, dá para aprender, aos poucos, algumas habilidades digitais para se integrar melhor à sociedade atual, tão conectada e tecnológica.

Como é trabalhada a leitura e escrita com alunos do EJA?

A EJA segue as mesmas diretrizes do Ensino Fundamental, com programas específicos de leitura e escrita que garantem o sucesso na aprendizagem.

Por meio da metodologia adequada, os professores trabalham essas habilidades nas séries EJA I e II com objetividade. Esses programas apresentam atividades diversificadas desenvolvidas em sala de aula, que consideram o contexto do aluno e buscam estimular a autonomia. 

No caso da leitura, as atividades vão desde as formas de interagir com o texto antes de tentar lê-lo — como observar imagens, títulos e subtítulos e palavras conhecidas — à compreensão global de um documento.

Já na escrita, vemos questões gramaticais mais simples para conseguir escrever textos e mensagens curtas. Tudo isso utilizando elementos do cotidiano para aumentar a eficácia da assimilação das informações.

Instituições de ensino sérias e comprometidas com a qualidade do ensino são peças fundamentais no desenvolvimento de alunos de alfabetização na EJA. Afinal, contar com uma equipe de professores preparados para lidar com os desafios do Ensino de Jovens e Adultos faz toda a diferença nos resultados. Por isso, é tão importante escolher o lugar certo para ser alfabetizado.

Veja também! Saiba mais sobre a EJA da Anhanguera:

Play video Play video

Transforme sua vida com a EJA

Dar o primeiro passo em direção à alfabetização é um ato de coragem e determinação que pode mudar o rumo de sua história. Participar da EJA não é apenas uma oportunidade de aprender a ler e escrever, mas também de abrir portas para um futuro melhor.

Se você está buscando retomar os estudos, procure uma turma da EJA próxima de sua região e descubra como transformar sua vida por meio da educação. Nunca é tarde para começar – o momento é agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 112

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner Emprega.Ai
Banner Pod Universitário