Estágio nos cursos da Anhanguera: como funciona?

anhanguera estágio

O estágio é uma etapa muito importante durante a formação de uma carreira de sucesso. Ele é primordial para o processo de aprendizagem e contribui muito para as experimentações práticas que agregam valor ao desenvolvimento do estudante e futuro profissional. É por isso que nós apostamos nos estágios Anhanguera como um meio de enriquecer o currículo dos nossos alunos.

Neste post, convidamos você a entender mais sobre o assunto. Nele você vai descobrir como funcionam os estágios dos cursos Anhanguera e como eles contribuem para o aprendizado dos estudantes. Ficou curioso? Então, chega de enrolação. Vamos já ao que interessa!

Quais são os diferentes tipos de estágio?

Pois é, pode não parecer, mas existem diferentes tipos de estágio que podem contribuir com a sua carreira. Em geral, eles se diferenciam por sua obrigatoriedade, mas podem ter outros fatores envolvidos. Quer saber mais? Fique de olho!

Obrigatório

O estágio obrigatório só ocorre naquelas áreas que apresentam vivências importantes que devem ser adquiridas no decorrer do curso. Assim, é dever da faculdade prestar supervisão a essas atividades, orientando seus estudantes sobre a conduta esperada de acordo com os conhecimentos obtidos durante a formação.

Ele é mais comum nas áreas da saúde e das engenharias, por exemplo. Nesses casos, como é indispensável, ele também acaba sendo um requisito para obtenção do diploma. Sendo assim, é preciso não só fazer o estágio, como também se sair bem nele (ser aprovado) para se formar e receber a titulação.

Então, podemos dizer que o estágio obrigatório:

  • está na matriz curricular do curso;
  • é supervisionado por um professor ou pelo coordenador do curso;
  • tem um supervisor com até 10 estagiários paralelos;
  • tem carga horária mínima estipulada;
  • a contratante não precisa oferecer bolsa nem benefícios por ele.

Ainda assim, a maioria dos estágios obrigatórios oferece bolsas e créditos.

Não obrigatório

Existem ainda aqueles cursos que não exigem, obrigatoriamente, a execução de um estágio para que a formação seja validada. Nesses casos, os estágios são chamados de não obrigatórios e caracterizados por:

  • ausência na matriz curricular do curso;
  • não precisa ser supervisionado;
  • não tem carga horária mínima, a não ser a estipulada no contrato;
  • deve ser obrigatoriamente remunerado (sem valor mínimo);
  • a empresa fica encarregada de oferecer vale-transporte.

Como a Anhanguera dá suporte ao estágio?

Pensando no benefício dos seus alunos, a Anhanguera está sempre buscando soluções que facilitem a sua vida, inclusive na hora de buscar um estágio. Assim, queremos apresentar a você as nossas principais ações voltadas para o suporte do estudante nesse momento tão importante. Vamos lá?

Estágios internos

Os estágios internos são uma forma que a Anhanguera encontrou de facilitar a vida acadêmica dos seus estudantes, sem abrir mão da garantia de qualidade no desempenho de suas atividades. Assim, naqueles casos em que o estágio se faz obrigatório, a própria instituição oferta algumas oportunidades. É o caso dos departamentos vinculados aos cursos de:

  • Fisioterapia e Nutrição;
  • Psicologia;
  • Advocacia;
  • Contabilidade;
  • Comunicação;
  • Saúde (os hospitais universitários).

Parcerias com empresas

As parcerias com as empresas são outra forma de ajudar os estudantes. Pensando em combinar as necessidades das empresas parceiras de contratar colaboradores qualificados e dispostos a aprender e a demanda dos alunos de conseguir sua primeira oportunidade de emprego, a Anhanguera se dispõe a fazer o meio campo. Para isso, desenvolveu o Canal Conecta, cujos detalhes você encontra mais à frente.

Orientação do setor específico de estágio

Além das vantagens que você já conferiu, a Anhanguera ainda dispõe de um setor específico de estágio. Ele serve justamente para fornecer informações, como sobre quanto tempo dura um estágio e todo suporte necessário ao aluno durante esse período. Sendo assim, qualquer dúvida que surgir pode ser sanada por meio dos profissionais que atuam nesse departamento.

Networking com professores para indicação

Ter uma rede de contatos úteis e dispostos a criar oportunidades de emprego e estágio pode não ser muito fácil durante a graduação. É por isso que, na Anhanguera, os alunos contam com o apoio dos professores para abrir essas portas. Dessa maneira, eles podem fazer indicações que realmente ajudem a encontrar boas vagas em empresas e instituições com credibilidade.

Canal Conecta

A Anhanguera realmente preza pela empregabilidade dos seus alunos. Por isso, quer ver profissionais atuantes nas suas áreas de formação e trabalha consistentemente para auxiliá-los nessa missão. Dessa forma, conta com um projeto importantíssimo que é o Canal Conecta.

Trata-se de um Portal de Empregabilidade disponibilizado de forma gratuita para todos os estudantes da faculdade. Para cada vaga aberta, o portal indica os candidatos mais adequados, cruzando as exigências de perfil e de qualificação com as características dos estudantes. Isso aumenta a precisão e a eficácia do sistema.

Quais são as vantagens de ser um aluno Anhanguera?

Quer saber como ser um aluno Anhanguera pode beneficiar você? Então, vamos apresentar a nossa parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí.

A parceria entre a faculdade e o hospital aconteceu por meio do curso de Farmácia, a fim de beneficiar os alunos com o conhecimento que faz do hospital uma referência de cirurgia e ensino há 120 anos. Dessa forma, além de toda a formação teórica, os estudantes têm a oportunidade de integrar a prática à sua experiência acadêmica, qualificando ainda mais a sua formação.

O resultado? O desenvolvimento de profissionais mais bem-preparados para atuar no seu mercado, com grandes diferenciais em relação aos concorrentes.

De acordo com o CFF (Conselho Federal de Farmácia), os alunos poderão estagiar nas áreas de unidade clínica, administrativa e econômica. Isso desde que sejam dirigidas por um farmacêutico e que estejam ligadas à direção do hospital, bem como qualquer serviço de saúde e de assistência aos pacientes.

O conselho define a farmácia hospitalar como sendo capaz de fornecer grande contribuição ao cuidado com a saúde, especialmente por oferecer assistência ao paciente no que tange à utilização segura e racional de medicamentos. Além disso, é uma maneira de complementar a formação do profissional antes mesmo de ele ir para o seu primeiro emprego.

Pronto para estagiar com a Anhanguera?

Como você viu, o estágio é primordial para a formação de um profissional completo, com conhecimentos teóricos e práticos. Sendo obrigatório ou não, ele tem muito a contribuir com a jornada e a carreira de todo estudante.

Se você não quer ficar de fora e deseja aproveitar as melhores oportunidades que a Anhanguera tem de estágio, inscreva-se!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.9 / 5. Número de votos: 172

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados