A faculdade de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais capazes de planejar e de organizar projetos de diversos tipos de espaços, considerando fatores como conforto, segurança, acessibilidade e sustentabilidade. Mas, afinal, Arquitetura é de Humanas ou Exatas? Como funciona essa formação e quais são as possibilidades de atuação para o arquiteto no mercado?
Se você pretende cursar Arquitetura e Urbanismo, mas ainda tem dúvidas como as que mencionamos acima, não se preocupe. Neste post, não só falaremos se Arquitetura é de Humanas ou Exatas, como desvendaremos de vez os demais questionamentos e traremos informações relevantes sobre a graduação. Confira tudo a seguir!
Como é o mercado de trabalho para o arquiteto?
Já começaremos o artigo com uma ótima notícia: o mercado de trabalho para o arquiteto é aquecido e repleto de possibilidades. Sempre há espaço para esse profissional, especialmente quando pensamos na demanda crescente por projetos de urbanização de espaços e mobilidade urbana.
Ou seja, a empregabilidade está a favor dos formados em Arquitetura e Urbanismo. Segundo o site Salário, a remuneração desse profissional está na média de R$ 6.270,81*.
Além disso, são várias as áreas de atuação para um arquiteto, o que torna a graduação ainda mais atrativa. Entre elas, podemos citar:
- arquitetura de interiores — planeja ambientes internos desde a criação até a reforma, bem como define os materiais utilizados, acabamento, distribuição de espaços e de mobiliário etc.;
- planejamento urbano — aqui, a função do arquiteto é viabilizar espaços urbanos como condomínios, conjuntos habitacionais, bairros, áreas comuns, áreas livres e até mesmo cidades;
- paisagismo — o arquiteto paisagista atuará criando e executando projetos para praças, parques, jardins e demais áreas internas e externas, considerando especialmente a questão da sustentabilidade;
- acompanhamento de obras — acompanha e administra os processos referentes a projetos de obra, com o objetivo de garantir a segurança das operações e o resultado desejado;
- restauração de edifícios — atua na restauração de estruturas deterioradas como casas e edifícios. Além disso, o arquiteto criará soluções para tornar esses espaços mais habitáveis e otimizados;
- visualização arquitetônica em 3D — trabalha com modelagem 3D, renderização, iluminação etc. Para isso, são usados programas como o SketchUp para Arquitetura e CorelDRAW para Arquitetura;
- desenho de mobiliário — nesse segmento, a Arquitetura e o Design de Interiores andam lado a lado. O arquiteto criará objetos e mobiliários seguindo as necessidades dos clientes e as tendências do mercado.
Afinal, Arquitetura é de Humanas ou de Exatas?
Chegou a hora de responder a uma das dúvidas mais comuns sobre a faculdade de Arquitetura. Muita gente ainda não sabe se a graduação está inserida no campo das Ciências Humanas ou no das Ciências Exatas — e é provável que você também já tenha parado para pensar sobre isso, não é mesmo?
Saiba que a resposta é nem um nem outro! É comum ver informações divergentes, mas a verdade é que o curso de Arquitetura e Urbanismo é uma formação das Ciências Sociais Aplicadas, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se da nomenclatura dada a estudos que lidam e têm como enfoque a sociedade.
Além disso, é interessante destacar que as carreiras que se encaixam nas Ciências Sociais Aplicadas têm como característica em comum serem bastante multidisciplinares. Esse é o caso da Arquitetura, que engloba em sua grade curricular disciplinas de Humanas e de Exatas, conforme veremos logo abaixo.
Quais são as matérias do curso de Arquitetura?
Curioso para saber o que se estuda em Arquitetura? Neste tópico, trouxemos algumas matérias do curso para que você já tenha uma ideia de como será a sua trajetória na faculdade!
A grade curricular começa com foco em disciplinas mais teóricas, além de arte e desenho. Já nos próximos semestres, são introduzidas aquelas mais específicas e direcionadas. Vale lembrar que o curso de Arquitetura envolve também bastante prática. Ou seja, prepare-se para colocar a mão na massa desde o início, certo?
Entre as disciplinas de Arquitetura, podemos listar as seguintes:
- história e teoria da Arquitetura;
- estética e história da arte;
- ética, política e sociedade;
- artes plásticas;
- desenho artístico;
- desenho arquitetônico;
- educação ambiental;
- análise e gestão ambiental;
- álgebra e geometria;
- funções matemáticas;
- cálculo matemático;
- metodologia científica;
- fundamentos de topografia;
- maquetes;
- urbanismo e infraestrutura;
- planejamento urbano;
- paisagismo;
- sistemas estruturais;
- tecnologia das construções;
- projeto e instalações prediais, entre outras.
Quanto tempo dura a faculdade de Arquitetura?
O curso de Arquitetura e Urbanismo tem a duração média de 5 anos. Atualmente, algumas instituições de ensino permitem que os primeiros semestres da graduação sejam realizados em período integral — o que acaba reduzindo esse tempo para 4 anos.
Onde estudar Arquitetura?
Por fim, não poderíamos deixar de fora deste post uma das dicas mais importantes para quem quer cursar Arquitetura e Urbanismo: a escolha da faculdade.
Afinal de contas, para assegurar o seu investimento em um diploma de nível superior, é fundamental ingressar em uma instituição de ensino de qualidade, credibilidade e boa inserção no mercado — além de reconhecida e bem-avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).
Por isso mesmo, que tal vir estudar com a gente, na Anhanguera? Além de cumprir com todos esses requisitos, nós temos foco total no sucesso do aluno e diferenciais que fazem a diferença na hora de escolher uma faculdade de Arquitetura:
- infraestrutura moderna;
- laboratórios equipados com tecnologia de ponta;
- ateliê de projeto e materiais de construção;
- sala de desenho;
- biblioteca completa e atualizada;
- portal de vagas de emprego e estágio exclusivo para alunos, o Canal Conecta;
- possibilidade de cursar Arquitetura nas modalidades de ensino presencial e semipresencial.
Pronto! Agora você já sabe a resposta para a grande dúvida “Arquitetura é de Humanas ou Exatas?” e pôde conferir outras informações muito importantes em relação ao curso e à profissão. Com isso em mente, que tal tirar o sonho de se tornar um arquiteto do papel e colocá-lo logo em prática? Venha estudar com a gente na Anhanguera e dê esse passo fundamental rumo a uma carreira de sucesso.
Aproveite a visita no blog para conferir agora mesmo nossas formas de ingresso e fazer a sua inscrição. Para isso, basta acessar o portal da Anhanguera. Estamos esperando!
*Sujeito a alteração
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 32
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?