O que se estuda em Arquitetura? Veja o que esperar dessa Faculdade!

Bolsa para Arquitetura

Ao observar prédios, casas e outras construções imponentes, você já se perguntou o que se estuda em Arquitetura? Afinal, essas edificações chamam atenção de quem tem afinidade pela arte de construir belos ambientes, despertando essa curiosidade.

Se você se identifica com essa área do conhecimento e pensa em se tornar um arquiteto, deve saber como é a faculdade de Arquitetura e qual é a sua grade curricular. Assim, é possível entender se essa profissão tem a ver com o que deseja para a sua vida!

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post!

Como é o curso de Arquitetura?

O curso de Arquitetura e Urbanismo mescla conhecimentos de Ciências Humanas e Exatas, sendo considerada Ciências Sociais Aplicadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo dessa graduação é preparar o estudante para atuar como arquiteto em suas mais variadas vertentes, considerando as diferentes necessidades humanas. Para isso, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração de cinco anos

Em relação à modalidade do curso, saiba que, no Brasil, é possível fazer Arquitetura no EAD (ensino a distância), no modo semipresencial. Isso significa que você pode estudar parte das matérias online, enquanto a outra é necessário ir até o campus da instituição para cursar.

Assim, se você precisa de flexibilidade para estudar alguns dias em casa ou em qualquer outro lugar, essa modalidade pode ser a ideal. Mas se você gosta das aulas presenciais, pode se tranquilizar, pois também há esse modelo à sua disposição.

Afinal, o que se estuda em Arquitetura?

Depois de conhecer mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo, chegou o momento de descobrir o que se estuda nessa faculdade.

Vamos lá?

Conhecimentos básicos

O estudante de Arquitetura precisa de uma base de conhecimentos concretos para as matérias mais específicas e complexas. 

Por esse motivo, nos primeiros meses ele estuda disciplinas teóricas mais básicas, como álgebra, geometria, metodologia científica, física e cálculo. Assim, o aluno pode desenvolver o seu aprendizado de forma mais eficiente e proveitosa.

Projetos e desenho

Com o aprendizado adquirido nesse primeiro momento, o estudante parte para as aulas mais técnicas e, até mesmo, práticas, onde pode criar seus projetos, produzir maquetes e plantas de imóveis. 

Nesse cenário, o curso também prepara seus alunos para desenvolver as habilidades de desenho, oferecendo matérias específicas sobre o assunto. Logo, o formando adquire capacidades robustas sobre projetos e desenhos.

A seguir, confira algumas das principais matérias dessa área:

  • artes plásticas;
  • estética e história da arte;
  • desenho arquitetônico;
  • desenho artístico;
  • história e teoria da arquitetura;
  • maquete;
  • projeto e instalações prediais;

Construção civil e urbanismo

Uma das principais e mais lembradas áreas de atuação de um arquiteto é na construção civil, não é mesmo? Assim, o curso apresenta disciplinas nessa área, ensinando as técnicas de edificações, instalações hidráulicas e elétricas, materiais, entre outros temas fundamentais nesse segmento.

Além disso, ele oferece disciplinas relacionadas ao urbanismo, que é o planejamento das cidades buscando a melhor qualidade de vida à população. Sendo assim, as principais matérias referentes a essas áreas são:

  • fundamentos de topografia;
  • paisagismo;
  • planejamento urbano;
  • sistemas estruturais;
  • tecnologia das construções;
  • urbanismo e infraestrutura.

Vale destacar que a faculdade também prepara o aluno para assumir o gerenciamento de edificações por meio da disciplina de planejamento e gestão de obras, qualidade e segurança na construção civil.

Arquitetura de interiores

Ainda nesse contexto, é possível aprender com o curso de Arquitetura e Urbanismo os métodos para proporcionar beleza, conforto e funcionalidade para as edificações. Desse modo, o formado pode aplicar os conceitos de iluminação natural, acústica, isolamento térmico etc. em seus projetos. 

Para isso, ele estuda matérias específicas, como:

  •  arquitetura de interiores e ergonomia;
  • conforto ambiental: calor;
  • conforto ambiental: iluminação;
  • conforto ambiental: acústica.

Meio ambiente, sustentabilidade e sociedade

A construção civil é um dos setores que mais geram resíduos ao meio ambiente, seja na produção de materiais ou nos restos de obras. Além disso, uma edificação influencia em todo o ecossistema de uma região, podendo trazer prejuízos para a natureza.

Por essa razão, é importante realizar uma arquitetura responsável, que aplica os princípios da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Para tanto, a faculdade de Arquitetura e Urbanismo ministra matérias imprescindíveis, como:

  • análise e gestão ambiental;
  • educação ambiental;
  • ecologia urbana;
  • ética, política e sociedade.

Produção de conhecimento científico

Para se formar em Arquitetura e Urbanismo é necessário apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de fazer o estágio supervisionado. Essas etapas são fundamentais para a formação do estudante e pode abrir portas para uma carreira profissional de sucesso!

Conhecimentos extras

Por fim, é importante destacar que Anhanguera oferece disciplinas optativas aos seus estudantes a fim de contribuir para a formação de profissionais mais completos para o mercado de trabalho. Entre essas matérias estão:

  • empreendedorismo;
  • língua brasileira de sinais (LIBRAS);
  • prática profissional em arquitetura.

Onde fazer uma faculdade de Arquitetura?

YouTube video

Conhecendo todas essas informações, inclusive o que se estuda em Arquitetura, você deve estar interessado em saber onde fazer esse curso, estamos certos? Saiba que para ser um profissional de sucesso e ter um bom salário, não basta fazer uma graduação qualquer.

É necessário estudar em uma instituição de ensino renomada, com uma infraestrutura bacana e com professores feras! Além disso, é imprescindível que a faculdade seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, o seu diploma não terá validade legal. Você sabia disso? Se não sabia, agora está sabendo!

Para facilitar a sua procura, já adiantamos que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Anhanguera é a melhor opção que você pode encontrar. Afinal, ele apresenta todos esses requisitos que falamos. 

Ademais, se você achar que o preço da faculdade de Arquitetura está um pouco salgado, ainda pode tentar bolsa de estudos. Aí sim, hein!

Ao longo deste artigo, você descobriu o que se estuda em Arquitetura e Urbanismo, entre outros detalhes desse curso. Além disso, entendeu que a Anhanguera pode ser uma grande aliada na sua jornada rumo a uma carreira incrível!

Decidiu que quer ser um arquiteto? Aproveite que está por aqui, faça a sua inscrição no vestibular online e venha ser do time de estudantes da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.