Veículos Elétricos e o futuro da Engenharia Elétrica?

veículos elétricos

Novas tecnologias estão sempre transformando as profissões e o valor delas no mercado. Um dos exemplos mais recentes é a Engenharia Elétrica.

Com os veículos elétricos se popularizando no futuro, essa profissão se tornará ainda mais importante para toda uma indústria, o que significa mais oportunidades de mercado e maiores salários.

Quer entender essa relação e por que vale a pena investir na Engenharia Elétrica para sua carreira? Continue lendo!

O que é um veículo elétrico?

Um veículo elétrico é qualquer automóvel que utilize energia elétrica como totalidade ou maior parte de sua força motora. Com baterias de alta capacidade, pode rodar centenas de quilômetros com a velocidade e segurança de veículos tradicionais sem precisar queimar combustível — como gasolina, diesel e etanol.

Por que se tornou uma tendência em Engenharia Elétrica?

A tendência dos veículos elétricos é um processo de décadas em pesquisas da indústria automotora. Afinal, sua viabilização depende de diversos fatores:

  • o desenvolvimento de baterias que conseguem dar a um veículo uma autonomia similar à dos tradicionais;
  • a criação de motores capazes de utilizar essa energia com a maior eficiência possível na relação com o desempenho;
  • a adequação desses sistemas para os níveis de segurança exigidos em uma indústria rigorosa e competitiva;
  • a consolidação de rede de abastecimento especializada no carregamento dos carros elétricos.

Todas essas pesquisas foram acentuadas nas duas últimas décadas pela preocupação geral da sociedade em utilizar alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis, que são esgotáveis e tão prejudiciais para o meio ambiente.

O grande volume de pesquisa e desenvolvimento no período levou ao estágio em que nos encontramos hoje: com o investimento de grandes empresas, estamos finalmente entrando em uma era de mercado em que é possível popularizar carros econômicos e eficientes utilizando energia elétrica.

Essa revolução dos Veículos Elétricos na Engenharia Elétrica refletiu muito nos cursos superiores, com um número crescente de estudantes escolhendo essa área como a ideal para suas carreiras.

O engenheiro elétrico é o profissional capacitado para desenvolver os sistemas que vão transformar nossa relação com a sociedade e o meio ambiente, ampliando os horizontes da tecnologia um degrau por vez, a partir do estudo de tudo o que já foi criado até aqui.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

É impossível falar hoje de Engenharia Elétrica sem falar de futuro. Quem decide seguir a carreira agora tem um campo vasto e inexplorado pela frente, podendo fazer parte de novas revoluções.

O que se espera é que o investimento em veículos elétricos se expanda à medida que a tecnologia se torna mais acessível. Carros, motos, caminhões, e até aviões, poderão contar com sistemas de energia tão eficientes a ponto de superar o desempenho e a autonomia dos veículos movidos a combustíveis fósseis.

Isso será possível com o trabalho de engenheiros do mundo inteiro, aumentando ainda mais a disponibilidade de empregos na área. Ainda se soma a tendência de automóveis autônomos, que precisam de integração física e lógica com motores eletrônicos, para moldar o futuro do transporte.

Nesse sentido, podemos concluir que os veículos elétricos são apenas o início. Quem começa hoje uma carreira em Engenharia Elétrica terá muitas oportunidades e diversos desafios inspiradores pela frente.

Que tal então dar o primeiro passo para esse futuro? Inscreva-se hoje mesmo no Vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados