Tipos de profissões: entenda a diferença entre elas

tipos de profissão

Nem todas as pessoas que concluem o ensino médio estão preparadas para decidir qual será sua carreira e que curso superior fazer. Embora seus amigos estejam se preparando para o vestibular e todos afirmem que é importante decidir o que você quer, existem diferentes tipos de profissão e alternativas para experimentar nesse período.

Se o seu desejo é garantir bons rendimentos financeiros, ao mesmo tempo que estuda e adquire experiência profissional, saiba que existem formas de experimentar as áreas de atuação sem correr o risco de se limitar a elas caso você não goste. Isso tudo enquanto você estuda e aprende sobre assuntos do seu interesse!

Gostou da ideia? Então, fique de olho nas informações que preparamos sobre os tipos de profissões!

Profissões de nível básico

O primeiro entre os tipos de profissão pelos quais você pode optar são as de nível básico. Elas estão associadas a atividades que não demandam nenhuma formação específica. Tudo o que você precisa é boa vontade para começar a aprender e ganhar experiência. As principais profissões desse tipo são relacionadas a trabalhos operacionais.

Profissões de nível médio

As profissões de nível médio são aquelas que exigem conhecimentos específicos em uma determinada área, mas que não demandam necessariamente um ensino técnico ou superior. São os chamados cursos livres, que você pode fazer recorrendo a uma assinatura de cursos rápidos, por exemplo.

Profissões de nível técnico

As profissões de nível técnico são as que exigem uma formação um pouco mais aprofundada e organizada em uma trilha de aprendizado que faça sentido. São cursos um pouco mais extensos e com conhecimentos bastante especializados, como os técnicos em informática, agronegócio e eletrônica.

Profissões de nível superior

Por fim, temos as profissões que exigem conhecimento de nível superior. Nesses casos, é importante ter um extenso conhecimento na área de atuação, o que também requer mais tempo de formação, como ocorre nas áreas da Saúde, das Ciências e da própria Tecnologia.

Novas profissões com exigência de experiência prática

Hoje não é raro encontrar profissões que exigem uma vasta experiência prática. Estamos falando de situações em que a vivência é mais relevante que o conhecimento teórico. Por isso, é importante saber o que é um curso livre e como ele pode ajudar a preparar você rapidamente para começar a atuar no mercado.

Alguns exemplos de profissões em alta que podem ser iniciadas apenas com um curso rápido são:

  • practictioner em PNL;
  • redator publicitário;
  • gestor de mídia;
  • UX designer;
  • administrador de condomínios;
  • gestor da cadeia de suprimentos;
  • promotor de vendas;
  • gestor da segurança do trabalho;
  • gestor de projetos e eventos;
  • empreendedor;
  • designer;
  • maquiador;
  • desenvolvedor de TI;
  • operador de sistemas.

Então, como você viu, não é preciso sair do ensino médio diretamente para a faculdade. Você tem alternativas, que permitem aprender somente o que você realmente precisa para iniciar em uma nova profissão. Assim, fica mais fácil descobrir o quanto você se identifica com ela.

Se, no futuro, você tiver interesse por ampliar os seus conhecimentos e áreas de domínio ou quiser aperfeiçoar suas técnicas, basta se inscrever em um curso de nível técnico ou superior. Então, aproveite a oportunidade para ingressar com o pé direito no mercado de trabalho.

Conheça os cursos livres e o modelo de assinatura AEDU Flash!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados