Conheça 14 termos técnicos da Enfermagem para aprender na faculdade

profissional de enfermagem

Os enfermeiros têm um papel fundamental na linha de frente do atendimento clínico, principalmente nos hospitais. 🏥Eles avaliam e monitoram pacientes e fazem parte de uma grande equipe que inclui diversos profissionais na atenção e no cuidado dos enfermos — como médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas.

Porém, para que a comunicação aconteça de maneira coordenada, todos precisam se entender e, por isso, ainda na faculdade, você vai aprender inúmeros termos técnicos de Enfermagem essenciais.

Então, para que você sinta um pouco o gostinho do vocabulário cotidiano do curso de Enfermagem, confira 14 termos da Enfermagem que separamos para você! 😍

Abscesso

Você sabia que vários termos técnicos de Enfermagem também fazem parte da Medicina? O abscesso, por exemplo, é um conjunto de pus que se forma por conta de uma infecção por bactérias. 🦠

Ele provoca muito incômodo, causando dor latejante, inchaço, vermelhidão e calor intenso. De modo geral, o abscesso surge em pacientes com antecedentes de traumas, excesso de bactérias ou alterações imunológicas e circulatórias. Nesse caso, é necessário realizar curativos especiais.

Afagia

Quem se recusa ou está com dificuldade de engolir alimentos está com afagia. A sensação inclui dor, nó na garganta ou a impressão de que a comida está presa.

Esse problema pode aparecer em pessoas com distúrbios neurológicos ou que estão com ansiedade, úlceras, tumores e esclerose múltipla ou sofreram um AVC (Acidente Vascular Cerebral), além de poder ser um efeito colateral do tratamento contra o câncer.

Blenúria

A blenúria consiste no excesso de muco na urina. O muco tem o objetivo de proteger o trato urinário contra microrganismos, produzido pela uretra e a bexiga. No entanto, quando surge em grandes quantidades, pode indicar que há algum problema.😯

De modo geral, é um líquido esbranquiçado ou claro, sendo que a mudança de coloração indica infecção. A presença de muco na urina pode ser colite ulcerativa e infecção urinária.

Cefaleia

Cefaleia é o termo técnico de Enfermagem utilizado para dor de cabeça, e se refere a vários tipos ou a intensidade do incômodo em qualquer parte da cabeça. Caso a dor seja latejante e venha acompanhada de outros sintomas, como queda da pálpebra, náusea ou sensibilidade a luz, pode ser enxaqueca. 🤕

O sintoma é associado a diversas doenças, até mesmo uma infecção por Covid-19.

Dermatose

A dermatose é uma reação alérgica que surge na pele de modo crônico. A alergia pode aparecer como descamação, inflamação, coceira e bolhas. O termo é utilizado de maneira ampla para qualificar diferentes reações que têm as mesmas características, como:

  • dermatose bolhosa — apresenta bolhas superficiais que são rompidas facilmente;
  • dermatose ocupacional — causada por elementos presentes no local de trabalho, como eletricidade, laser, vibração, radiação, frio e calor.

Diurese

A diurese é caracterizada pela quantidade de urina expelida por uma pessoa no tempo de 24 horas. Ao avaliar esse material, o que inclui odor e coloração, o médico e/ou enfermeiro conseguem verificar como está a função renal dos pacientes.

Ela faz parte dos dados vitais, assim como glicemia, temperatura e pressão arterial. Por isso, é usada no monitoramento de uma pessoa doente que está internada.🏥

Edema

O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

O edema pode surgir em várias partes do corpo. As principais causas do problema são:⬇️

  • problemas renais;
  • diminuição da drenagem linfática;
  • inflamações;
  • retenção de sódio.

Fissura

A fissura é um machucado do tipo fenda que acontece em várias partes do corpo. Pode surgir no ânus, nos pés, no canto da boca e na pele, por exemplo. Nesses casos, as causas podem variar, como desidratação, infecção viral e inflamações. 😣

Hematoma

O hematoma surge quando o sangue sai do interior dos vasos e se acumula em algum tecido ou órgão do corpo, causando uma mancha roxa. A gravidade do problema está relacionada com o lugar em que está localizado e com o seu tamanho.

O mais comum é aquele observado na pele, que aparece após um trauma ou uma pancada local.

Intravenoso

O termo técnico de Enfermagem conhecido como intravenoso está relacionado aos fluidos sanguíneos, medicamentos ou alimentos administrados ao paciente por meio de uma injeção na veia. Isso possibilita uma rápida absorção e maior controle da dosagem das substâncias administradas.

Necrose

A necrose ocorre quando pouquíssimo sangue flui para um tecido, o que faz com ele morra. As principais razões incluem doenças, produtos químicos, radiação, ferimento etc.

A necrose pode atingir grandes regiões e, quando não é revertida, passa a se chamar gangrena. Nessa situação, é necessário amputar os membros comprometidos.

Prurido

O prurido é a coceira, definido como sinal de outra condição (e não como uma doença). Ele pode provocar lesões e escoriações na pele que, por sua vez, levam a infecção secundária, degradação cutânea e inflamações. As principais causas do prurido são:

  • gravidez;
  • doenças hepáticas;
  • presença de parasitas (vermes, piolhos e sarnas);
  • urticária;
  • picadas de insetos.🦟

Sutura

Quando há um ferimento aberto na pele, por cirurgia ou acidente, é a sutura a responsável por fechar essa ferida. Existem várias técnicas, mas a mais conhecida é quando o enfermeiro ou o médico utiliza uma linha presa a uma agulha e começa a costurar a pele da pessoa.🪡

Também é possível utilizar adesivos, grampos e colas ― materiais que são absorvidos pelo organismo ou que devem ser removidos pelo enfermeiro.

Taquipneia

A taquipneia consiste na situação anormal em relação à respiração superficial e rápida. Em um adulto, a frequência respiratória pode variar entre 12 e 18 respirações por minuto. Em crianças, o número é maior.

A taquipneia resulta da presença de muito sódio no organismo ou da falta de oxigênio. Com isso, a respiração se torna mais rápida, já que o corpo tenta corrigir a situação.

Fique ligado nos termos técnicos de Enfermagem!

Agora que já conhece os termos técnicos de Enfermagem, saiba que, caso queira seguir carreira como enfermeiro, é importante pesquisar mais a fundo sobre essas expressões. Lembre-se de que ao cursar a graduação na Anhanguera, você aprenderá todos eles!

Torne seu sonho de trabalhar na saúde uma realidade. Encontre o curso de Enfermagem mais próximo de você e inscreva-se já em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 67

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados