A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma das áreas abordadas no curso de Psicologia. O método é utilizado para tratar diversos transtornos mentais de maneira eficiente, por meio da identificação de padrões de comportamento, pensamento, hábitos e crenças em pacientes.
A TCC também funciona no tratamento de transtornos psicológicos e emocionais, como ansiedade, depressão, fobias, traumas, entre outros. Quem deseja seguir essa abordagem estudada na graduação em Psicologia deve buscar por qualificação superior para conseguir prestar atendimento às pessoas que necessitam da terapia.
Acompanhe a seguir e saiba o que é e como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental. Confira!
O que é Terapia Cognitivo Comportamental?
A TCC é uma abordagem da Psicologia que surgiu no início dos anos 1960, por meio de estudos e de pesquisas do psiquiatra Aaron T. Beck. Aaron percebeu que seus pacientes deprimidos tinham uma visão distorcida de si mesmos, do mundo e do futuro. Com isso, o psiquiatra concluiu que o pensamento negativo alterava o humor e, consequentemente, o comportamento das pessoas.
A terapia combina conceitos do behaviorismo com teorias cognitivas, que explica como os seres humanos interpretam e agem diante dos acontecimentos que os afetam. Geralmente, a TCC é utilizada para tratar transtornos mentais, psicológicos e emocionais, por meio de técnicas que alteram a percepção de maneira positiva.
Com isso, a TCC pode auxiliar os pacientes nas mais diversas questões, como problemas de relacionamento, perdas, estresse, dificuldade de aprendizagem, desenvolvimento pessoal, entre outras situações. O terapeuta ajuda a encontrar novas possibilidades de pensamento que possibilitam uma melhor adaptação à realidade social.
No Brasil, o método vem sendo muito utilizado para tratar os mais diversos transtornos, sobretudo os relacionados à saúde mental. Atualmente, a terapia é bem-aceita na sociedade, fazendo com que o mercado seja concorrido pelos profissionais que se qualificam na área.
Como é uma sessão de TCC (Terapia Cognitivo Comportamental)?
Na sessão de TCC, o psicólogo deve identificar sentimentos, pensamentos e comportamentos nas situações descritas pelo paciente. A partir das informações, o profissional analisa os padrões que determinam crenças e percepções das experiências vividas pelo indivíduo.
O terapeuta deve auxiliar o paciente a encontrar novas possibilidades, definindo metas e um foco para que a pessoa tenha autonomia para lidar com suas questões. Essa é a principal abordagem da TCC: trata-se de um trabalho que permite a reestruturação cognitiva e comportamental.
Qualquer paciente que esteja passando por algum tipo de conflito interno pode realizar a TCC. O método é indicado em casos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, fobia social, entre outras situações. A depender do diagnóstico, a terapia pode ser feita entre 10 e 20 sessões.
Com um curto tempo de duração, a TCC é uma maneira eficiente e prática de melhorar comportamentos e pensamentos, tendo eficácia comprovada no tratamento de uma série de transtornos. Para ter melhores resultados, é importante desenvolver uma boa relação de colaboração mútua entre paciente e terapeuta.
4 técnicas mais usadas em uma sessão de Terapia Cognitivo Comportamental
Como vimos, na TCC, o profissional qualificado utiliza técnicas para identificar padrões de comportamento, fazendo com que o paciente entenda que os pensamentos aflitivos interferem na sua qualidade de vida.
As diferentes abordagens da Terapia Cognitivo Comportamental são comprovadas por evidências científicas e baseadas em metodologias que melhoram os tratamentos.
Veja, a seguir, quais são as 4 técnicas mais usadas em sessões de Terapia Cognitivo Comportamental e a importância de cada uma delas.
1. Busca por mudanças de hábitos
A reversão de hábitos aumenta a percepção do paciente sobre cada experiência que traz desconforto em seu dia a dia. A TCC é capaz de interromper o ciclo repetitivo com respostas mais positivas e adequadas à realidade do indivíduo.
2. Controle de estresse
Por meio de exercícios de respiração, relaxamento muscular e técnicas cognitivas, o terapeuta auxilia a pessoa a controlar o estresse e a angústia. Com isso, o paciente passa a lidar melhor com fatores que desencadeiam situações negativas e que geram, consequentemente, desequilíbrio em seu comportamento mental.
3. Entendimento do estado psíquico
Outra técnica da TCC é o monitoramento e o registro de cada ocorrência e situação vivenciada pelo indivíduo. Por meio das informações prestadas ao profissional, é possível ter um melhor entendimento do estado psíquico do paciente, o que auxilia a identificar fatores desencadeantes e acontecimentos associados aos sintomas ou comportamentos.
4. Identificação de emoções e atitudes
O terapeuta de TCC geralmente olha para as situações de forma mais aprofundada e complexa, compreendendo as emoções e as atitudes enraizadas na pessoa. Com o conhecimento, o profissional atua para desconstruir os pensamentos negativos e, também, para identificar as reações e os sentimentos que geram aflição e medo.
Quem pode oferecer a Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental faz parte da grade curricular de Psicologia, sendo uma das disciplinas mais importantes para quem deseja se qualificar na área.
Para prestar serviços como profissional de TCC, além do diploma de ensino superior, é preciso ter autorização do Conselho Regional de Psicologia e especialização em Psicologia Clínica.
Com a formação acadêmica, o profissional estará apto a oferecer a alternativa para os pacientes. A experiência da graduação, por exemplo, é uma boa oportunidade para se manter atualizado e atento às tendências do mercado, tendo mais chances de potencializar o sucesso na profissão.
Aqui na Anhanguera, oferecemos o curso de Bacharelado em Psicologia com todo o arcabouço teórico e prático exigido para ter uma formação de qualidade e de excelência. Nosso intuito é que os futuros psicólogos desenvolvam as habilidades e competências fundamentais para exercer as funções da carreira, com total responsabilidade social e cidadã.
Que tal ser um terapeuta especializado em TCC?
A Terapia Cognitivo Comportamental tem sido amplamente utilizada como alternativa para o tratamento de pacientes. Assim, quem deseja atingir sucesso profissional no setor deve investir em uma boa instituição de ensino superior e se dedicar para aprender as técnicas, a teoria e a prática, essenciais para o bom desenvolvimento na profissão.
Aproveite a visita e inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera para garantir a sua vaga na faculdade e as melhores colocações no mercado de trabalho!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 69
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?