Você já parou para pensar na complexidade que está por trás do processo de manutenção da ordem e da segurança, tanto de patrimônios, quanto de pessoas na nossa sociedade? Com o desenvolvimento das cidades e considerável aumento nos índices de criminalidade, era de se esperar que a demanda de serviços relacionados à Segurança Pública crescesse junto, pensando nisso, preparamos um texto com tudo que você precisa saber para se tornar um tecnólogo em Segurança Pública.
- 1 Como é a graduação de Segurança Pública?
- 2 Quais os tipos de Graduação em Segurança Pública?
- 3 A faculdade de Segurança Pública é boa?
- 4 Qual o perfil ideal de aluno de Segurança Pública?
- 5 Quais as modalidades de estudo para Segurança Pública?
- 6 Qual a duração e as matérias do curso de Segurança Pública?
- 7 Quais as possibilidades de especialização em Segurança Pública?
- 8 Quais as principais áreas para recém-formados?
- 9 É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?
- 10 Quanto custa a graduação em Segurança Pública?
- 11 Como entrar em Segurança Pública?
- 12 Quais as exigências para se formar em Segurança Pública?
- 13 Vale a pena se formar em Segurança Pública?
- 14 Por que cursar Segurança Pública na Anhanguera?
Como é a graduação de Segurança Pública?
A primeira característica que você precisa saber sobre o curso de Segurança Pública, é que ele é direcionado para pessoas que já iniciaram a carreira profissional na área de Segurança Pública. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades como administrar conflitos, técnicas de policiamento, prevenção de crimes, combater a violência e a criminalidade, comunicação, tomada de decisão, além de promover a paz.
Quais os tipos de Graduação em Segurança Pública?
Atualmente, no Brasil, são disponibilizados dois tipos de graduação em Segurança Pública: Bacharelado e Tecnólogo. Falaremos mais sobre cada um deles a seguir.
Bacharelado em Segurança Pública
O curso de bacharelado em Segurança Pública possui um número maior principalmente de disciplinas teóricas, e os profissionais formados podem atuar tanto em órgãos de Segurança Pública, quanto em universidades e institutos de pesquisa.
Essa é a modalidade menos procurada, e por isso, é disponibilizada em poucas instituições de ensino, na maioria das vezes em instituições públicas. Sendo necessário, inclusive, ficar atento quanto ao reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) da instituição escolhida.
Licenciatura em Segurança Pública
O curso de Segurança Pública não está disponível para Licenciatura. No entanto, os estudantes interessados em atuar na área de educação, dividindo os conhecimentos adquiridos no curso com outros colegas de trabalho, podem optar pelo bacharelado. Como citado anteriormente, essa formação permite que o profissional atue em instituições de ensino e em institutos de pesquisa.
Tecnólogo de Segurança Pública
O tecnólogo é o tipo de graduação em Segurança Pública disponibilizado na maior parte das universidades, tanto públicas, quanto privadas. Nessa modalidade, as disciplinas teóricas são somadas às disciplinas práticas, gerando um curso mais compacto e de menor duração.
O tecnólogo em Segurança Pública é um profissional preparado para lidar com situações diversas, e por vezes, arriscadas. Durante o curso o aluno terá contato com temas relacionados à legislação penal e processual, defesa civil, padrões de investigação, gerenciamento de crises, Direitos Humanos, entre outros temas ligados à segurança física e patrimonial da sociedade.
A faculdade de Segurança Pública é boa?
Se você vai gostar do curso de Segurança Pública vai depender diretamente do interesse, da expectativa salarial e do crescimento profissional e pessoal, entre outros fatores. Mas algumas características podem tornar determinado curso uma boa opção, conheça quais são logo abaixo.
A faculdade de Segurança Pública é aprovada no MEC?
Os cursos de graduação precisam passar por uma validação do Ministério da Educação (MEC) para garantir que o curso possui a qualidade necessária para formar bons profissionais. É possível, inclusive, realizar uma consulta para saber se o curso ou instituição desejados possuem aprovação, através do Portal do MEC.
Se você efetuar uma busca pela Anhanguera, por exemplo, vai descobrir que o curso oferecido na instituição é aprovado e reconhecido pelo MEC.
Aprovação de Segurança Pública no Mercado
A aprovação do curso de Segurança Pública no mercado pode variar devido a diversos fatores, como demanda por profissionais da área, região, condições sociais e econômicas do local, taxa de criminalidade e até mesmo a qualidade de formação oferecida pelas instituições de ensino.
Considerando o atual cenário do Brasil quando o assunto é Segurança Pública, é possível afirmar que o profissional dessa área possui grandes chances de se inserir no mercado de trabalho e de ascender nele. É claro que esse destaque vai depender principalmente da busca pela aprendizagem contínua, através de treinamentos e atualizações
Qual o perfil ideal de aluno de Segurança Pública?
Você com certeza já ouviu que você pode ser o que quiser ser, o que não deixa de ser uma verdade. Mas será que existe um perfil ideal para o aluno ou para o profissional da área de Segurança Pública?
Personalidade do aluno da área de Segurança Pública
Não existe um padrão exato quando se trata dos alunos de Segurança Pública ou de qualquer outro curso, no entanto, é possível perceber que algumas características fazem parte da vida da maioria dos profissionais dessa área.
Entre as principais podemos citar:
- Compromisso com a justiça;
- Integridade;
- Comunicação eficaz;
- Curiosidade/investigação;
- Habilidade de tomada de decisão;
- Empatia e resiliência;
- Bom condicionamento físico;
- Habilidade para trabalhos em equipe;
- Conhecimento legal;
- Fácil adaptação;
- Espírito de serviço.
Embora não seja um padrão, a maior parte dos estudantes do curso de Segurança Pública possui uma ou mais dessas características. A personalidade ou perfil do profissional pode variar dependendo da carreira escolhida, por exemplo, um policial e um analista de segurança cibernética não terão necessariamente o mesmo perfil.
Segurança Pública se faz com pessoas que conseguem aliar boas ideias, planejamento e ação.
Ivenio Hermes
Rotina de estudos para quem estuda Segurança Pública
A rotina de estudos do aluno de Segurança Pública pode variar um pouco devido a alguns fatores como programa acadêmico, metas e objetivos profissionais, além das necessidades individuais.
O aluno que opta pela realização do curso de Segurança Pública na modalidade EAD, por exemplo, pode alcançar uma rotina de estudos mais leve e flexível. Além disso, a rotina do estudante que apenas estuda, é muito diferente da rotina do estudante que precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo.
De modo geral, a rotina de quem estuda Segurança Pública passa pelas aulas teóricas, pesquisas, projetos, participação em discussões, treinamento prático, estágio, avaliações e atualização contínua.
Nossa dica é criar uma rotina de estudos adaptada para o seu dia a dia, veja como clicando aqui.
Quais as modalidades de estudo para Segurança Pública?
As modalidades de estudo dos cursos de ensino superior como Segurança Pública, são três: Presencial, EAD e Semipresencial. A disponibilidade do curso, no entanto, vai depender principalmente da universidade escolhida. No caso da Anhanguera, por exemplo, você encontra o curso de Segurança Pública tanto na modalidade EAD, quanto na modalidade Semi Presencial.
Dá para fazer Segurança Pública EAD?
Assim como grande parte das graduações, é possível cursar Segurança Pública à distância. Devido ao alto índice de busca por uma rotina de estudos mais flexível, essa modalidade vem crescendo e atualmente é oferecida pela maioria das instituições de ensino, incluindo as mais renomadas.
Essa modalidade é ideal para os alunos que não sentem tanta necessidade de socialização presencial, trabalham, possuem filhos ou para quem só quer estudar no conforto da própria casa.
Existe Segurança Pública Presencial?
O curso de Segurança Pública presencial é ideal para os alunos que preferem interagir de forma presencial, tanto com colegas, quanto com os professores, e também para quem tem dificuldade em criar uma rotina de estudos sozinho e não quer correr o risco de procrastinar.
Tem Segurança Pública no modelo Semi Presencial?
Outra modalidade disponível para o curso de Segurança Pública é a semipresencial. Opção ideal para quem possui uma rotina corrida, mas que ainda assim quer interagir presencialmente ao menos uma vez por semana.
Nessa modalidade, de modo geral, existe a mescla das atividades práticas e de atividades teóricas.
Qual a duração e as matérias do curso de Segurança Pública?
O curso de Segurança Pública é composto por 4 semestres, totalizando 2 anos de duração.
A grade curricular possui disciplinas específicas do curso e também disciplinas comuns a outros cursos, como o Direito, por exemplo. Conheça a seguir quais são elas e seus respectivos semestres.
1º semestre
- Direitos Humanos e Cidadania
- Empreendedorismo e Inovação
- Gestão de projetos
- Responsabilidade Social e Ambiental
- Sociedade Brasileira e Cidadania
2º semestre
- Comportamento Organizacional
- Direito e Legislação
- Expansão da Criminalidade
- Fundamentos de Investigação e Criminalística
- Teoria Geral do Direito Constitucional
3º semestre
- Análise e Gerenciamento de Risco
- Direito Público
- Negociação e Gestão de Conflitos de Segurança
- Tecnologias Aplicadas ao Sistema de Segurança
- Sistemas de Informação em Segurança
- Projeto de Extensão I – Segurança Pública
4º semestre
- Ciência Política
- Gestão de Risco e Desastres em Defesa Civil
- Planejamento Estratégico em Segurança
- Prevenção e Combate a Sinistro
- Tópicos em Direito Administrativo
- Projeto de Extensão II – Segurança Pública
Quais as possibilidades de especialização em Segurança Pública?
A área de Segurança Pública oferece diversas possibilidades de especialização e capacitação, possibilitando que os profissionais desenvolvam ainda mais tanto seus conhecimentos, quanto suas habilidades.
As especializações são relacionadas à segurança, justiça e aplicação da lei. Entre as principais opções estão:
- Direito de Segurança
- Gestão de Segurança
- Criminologia
- Investigação Criminal
- Segurança de Fronteiras
- Criminalística
- Estratégias de Prevenção
Quais as principais áreas para recém-formados?
Considerando que o curso de Segurança Pública é indicado apenas para profissionais que já atuam na área, os recém-formados não terão dificuldade para ingressarem no mercado de trabalho.
Os estudantes de Segurança Pública costumam fazer parte da Guarda Municipal, Polícia Militar ou Civil, Polícia Federal, e até mesmo bombeiros. Após a conclusão do curso, esses profissionais podem atuar ainda na Segurança Privada, na política, consultor de segurança e agente penitenciário. Essa pode ser ainda a chance para quem sempre sonhou ser um investigador criminal.
É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?
Após definir o curso desejado, é hora de definir qual a melhor opção de Instituição de Ensino Superior (IES) para você cursar Segurança Pública. Pública ou privada? Presencial ou à distância? Esses são apenas alguns dos fatores que precisam ser observados. Para te ajudar, separamos algumas das principais diferenças entre as universidades públicas e privadas logo abaixo.
Faculdade Pública em Segurança Pública
A principal diferença entre a faculdade pública e a privada é a gratuidade da primeira. No entanto, essa não é a única. Existem diferenças, por exemplo, na forma de ingressar na faculdade pública, uma vez que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é obrigatório.
Além disso, as universidades públicas exigem um tempo maior na rotina de estudos do gerando, inclusive, dificuldade para conciliar estudos e trabalho. No entanto, se essa é a melhor opção para você, saiba que o curso de Segurança Pública está disponível nas faculdades públicas de diversos estados.
Faculdade Privada para Segurança Pública
O processo para ingressar em uma faculdade particular de Segurança Pública, diferente da faculdade pública, é muito simples. A realização do ENEM é opcional, sendo possível se matricular apenas através da realização do vestibular da instituição.
Atualmente é possível, inclusive, realizar esse exame de forma 100% online, usando o computador ou o celular. Além disso, são as faculdades privadas que costumam disponibilizar os cursos de graduação em Segurança Pública na modalidade à distância, garantindo mais flexibilidade para quem precisa.
Quanto custa a graduação em Segurança Pública?
O valor da mensalidade de um curso pode variar consideravelmente devido a fatores como instituição, região, modalidade do curso ou oferta e demanda para a faculdade de Segurança Pública. Além disso, os custos para o estudante não envolvem apenas a mensalidade, mas materiais, livros, transporte, alimentação e outros.
Em relação a mensalidade, é possível afirmar que a graduação de Segurança Pública custa entre R$ 150,00 e R$ 500,00. Mas eu te garanto que se você visitar o site da Anhanguera, vai se surpreender com o valor da mensalidade desse e de outros cursos.
Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Segurança Pública
Se você tem a intenção de cursar Segurança Pública em uma faculdade particular, mas está preocupado com os gastos envolvendo a mensalidade, saiba que é possível ter acesso a graduação sem custo ou por um preço abaixo do mercado, através de bolsas estudantis.
Para isso, você pode usar programas do Governo Federal, como o Prouni, que garante bolsas integrais ou de 50%, ou optar por sites como o Educa Mais Brasil ou Quero Bolsa, que disponibilizam bolsas de desconto em diversas universidades e para diversos cursos.
Como entrar em Segurança Pública?
Existem diversas portas de entrada para a graduação de Segurança Pública: vestibular, ENEM, Sisu, Prouni e muito mais. Falaremos sobre as principais logo abaixo.
Enem
O Enem é a porta de entrada, principalmente, se o seu desejo é cursar Segurança Pública em uma faculdade pública. É necessário realizar o exame e utilizar a nota alcançada para concorrer a uma das vagas disponíveis, tanto para instituições públicas quanto para instituições privadas.
A prova do Enem é realizada somente uma vez por ano e é uma das principais ferramentas do Governo Federal e do Ministério da Educação para garantir um curso universitário para milhares de jovens, independente de raça ou classe social.
Sisu
O Sisu, assim como o ENEM, é mais uma das ferramentas do Governo Federal voltada para garantir o acesso ao ensino acadêmico de forma gratuita, nas universidades públicas. Para participar do Sisu o candidato ao curso de Segurança Pública precisa realizar o Enem e fazer uso da nota para concorrer a uma das vagas disponíveis.
Caso o candidato alcance a nota de corte desejada para o curso escolhido, será informado pelo próprio portal e a partir disso poderá realizar a matrícula.
Vestibular para Segurança Pública
Se você pretende cursar Segurança Pública em uma instituição privada, saiba que o vestibular é a forma mais tradicional e também a mais simples de se matricular em um curso de ensino superior. O vestibular é uma prova elaborada pela própria instituição e pode ser composto por questões gerais ou específicas.
Atualmente diversas faculdades oferecem a possibilidade de participar do processo seletivo de forma online, como é o caso da Anhanguera, além disso, você não paga nada para realizar o exame.
Quais as exigências para se formar em Segurança Pública?
Conforme foi informado anteriormente, o curso tecnológico de Segurança Pública é indicado para os profissionais que já fazem parte da área de Segurança Pública. Justamente por isso, muitas pessoas conhecem essa graduação como “Faculdade de Polícia”, uma vez que grande parte dos estudantes são policiais ou estão ligados diretamente na busca pela segurança e justiça, visando principalmente a segurança cidadã.
Mas será que existem outras exigências além dessas?
Segurança Pública exige estágio obrigatório?
No caso do curso tecnológico de Segurança Pública, o estágio não é obrigatório. No entanto, o aluno deve realizar atividades complementares obrigatórias, como palestras, eventos e workshops.
Além disso, embora não seja obrigatório, o estágio pode auxiliar de forma considerável no aprendizado, pois é uma forma de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido de forma teórica na sala de aula, tudo isso somado à possibilidade de conhecer mais pessoas e o mercado de trabalho em que está inserido.
Enade para Segurança Pública
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes e a qualidade dos cursos de ensino superior, como o de Segurança Pública.
Até a última aplicação não existia uma prova específica para os cursos de Segurança Pública. O Enade é aplicado em áreas gerais do conhecimento, enquadrando os cursos em diferentes áreas, de acordo com seu conteúdo. No caso de Segurança Pública, por exemplo, os cursos normalmente relacionados são Ciências Humanas ou Ciências Sociais.
A participação no Enade é obrigatória, sendo assim, a não realização do exame pode afetar a conclusão do curso, além da obtenção do diploma. É importante ficar atento à classificação do seu curso na faculdade onde você está matriculado, para saber se existe necessidade ou não da realização da prova. É possível ainda consultar o resultado de edições passadas.
TCC de Segurança Pública
Em relação a TCC em Segurança Pública, assim como em outros cursos tecnológicos a obrigatoriedade ou não da realização do TCC pode variar de uma instituição para outra. Isso porque, a menos que as diretrizes curriculares de um curso informem que a realização do TCC é obrigatória ou não, cabe à instituição decidir.
Em caso de dúvida, o ideal é verificar essa informação já no momento da matrícula, para evitar possíveis desconfortos e descontentamentos.
Vale a pena se formar em Segurança Pública?
As dúvidas quanto a seguir ou não a carreira na área de Segurança Pública são comuns, principalmente devido ao investimento, não apenas financeiro, mas também do seu tempo. É comum se perguntar se vale a pena.
Uma das provas de que vale a pena cursar Segurança Pública, é que de acordo com o SINDPOL (Sindicato dos Policiais Civis), a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) juntamente com a Coordenação-Geral de Análise e Desenvolvimento de Pessoal abriu um edital para contratação de instituições de ensino superior para ministrarem o curso de Segurança Pública entre policiais militares, policiais civis, bombeiros, entre outros.
Salário para formados em Segurança Pública
O salário do profissional formado em Segurança Pública vai variar de acordo com alguns fatores, como região, carga horária, nível de experiência, instituição empregadora. É necessário lembrar que os formandos de Segurança Pública podem ser policiais militares ou civis, bombeiros, investigadores criminais, entre outros, e cada uma dessas carreiras possui uma faixa salarial distinta.
Atualmente a média salarial do tecnólogo de Segurança Pública é de aproximadamente R$ 2.900,00, e quanto maior a experiência e o nível de preparação, maiores as chances de crescer na carreira.
Investimento Vs Retorno de Segurança Pública
Após investir seu tempo e dinheiro, é esperado que o graduado espere receber um retorno. No caso da carreira do profissional de Segurança Pública esse retorno é possível não apenas devido a formação no curso, mas devido a carreira que já possui. No caso de um policial militar, por exemplo, existe a possibilidade de tornar-se tenente, capitão, major e assim por diante. Além disso, vale lembrar que esses profissionais são concursados, o que garante certa estabilidade financeira.
Quanto mais o profissional se especializar, buscar atividades complementares, assumindo uma posição de aprendizagem constante, maiores serão as chances desse indivíduo receber muito mais do que investiu, não apenas em relação a dinheiro, mas em reconhecimento.
Confira também: saiba a diferença entre Criminologia e Investigação Criminal!
Por que cursar Segurança Pública na Anhanguera?
Se você chegou até aqui, grandes chances de já ter escolhido Segurança Pùblica como o curso dos seus sonhos, e ninguém melhor para realizar sonhos do que a Anhanguera. Afinal de contas, são mais de 25 anos de história, oferecendo ensino de qualidade, transformando a vida e a carreira de milhares de pessoas.
Deixe a Anhanguera fazer parte da sua vida também e inscreva-se hoje mesmo no nosso vestibular. E se você ainda não tem certeza que essa é a melhor opção para você, faça o nosso teste vocacional. São mais de 80 cursos disponíveis, e eu tenho certeza que um deles está esperando você.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 212
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?