Tecnólogo em Radiologia pode atuar como Técnico? Entenda as possibilidades!

radiologista em local de trabalho

Uma dúvida comum que recebemos aqui na Anhanguera é se o profissional formado em tecnólogo em Radiologia pode atuar como técnico. Afinal, ambos os cursos possuem foco na área de radiologia e tempos semelhantes de realização.

Você tem essa dúvida? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então continue lendo, pois preparamos um conteúdo para resolver todas essas questões para você! Confira a seguir.

Tecnólogo em radiologia pode atuar como técnico?

Na verdade, o tecnólogo em radiologia é um curso mais completo, com um nível maior de complexidade em relação ao técnico. Ou seja, o tecnólogo até sabe realizar as mesmas atividades do técnico, mas ele tem potencial para atuar em outras circunstâncias, tais como:

  • ter cargos de liderança;
  • realizar cursos de especialização;
  • realizar cursos de pós-graduação (como mestrado).

Quais as diferenças entre tecnólogo em radiologia e técnico em radiologia?

O tecnólogo em radiologia é um curso de ensino superior, permitindo que você possa atuar em ambiente hospitalar e clínicas de exame de imagem, além de viabilizar sua atuação em outras áreas (como a radiologia industrial).

Já o técnico é um curso de formação no nível do ensino médio e o profissional poderá manusear e operar equipamentos que emitam radiação.

Quais as possibilidades de atuação com o tecnólogo em radiologia?

O profissional formado no tecnólogo de radiologia possui diversas possibilidades de atuação, permitindo que você possa escolher quais são os campos que mais interessam atuar, na realização de exames que utilizam tecnologias radiológicas para sua realização.

Vejamos a seguir.

Raio-x

O raio-x é um exame comum realizado com baixas doses de radiação, que tem o objetivo de obter imagens para analisar estruturas internas do corpo. O profissional é o responsável por realizar toda a ação – desde a preparação até a revelação das imagens.

Mamografia

O tecnólogo em radiologia pode atuar com a realização da mamografia, um exame extremamente importante para o acompanhamento e prevenção do câncer de mama e outras alterações na região.

Radiologia industrial

Neste caso, o tecnólogo será responsável por promover a segurança das pessoas em ambientes industriais, trabalhando com radiação ionizante em empresas que atuam neste setor. Com isso, é possível evitar acidentes e trazer maior segurança para os profissionais.

Ressonância magnética

O tecnólogo em radiologia pode executar o exame de ressonância magnética, que permite acompanhar imagens em alta resolução do corpo, sem o uso de radiação ionizante.

Comece a atuar em radiologia com a Anhanguera!

Agora que você sabe a resposta a pergunta se tecnólogo pode atuar como técnico, é o momento de definir a sua entrada na área de radiologia.

Essa é uma área em crescimento, com bons salários e diversas possibilidades de atuação nos mais diferentes setores. Por isso, se você quer entrar na área de saúde com grande potencial de sucesso, conte com o curso de Tecnólogo em Radiologia na Anhanguera.

Invista no seu futuro, faça sua inscrição e comece já a impulsionar sua carreira com a Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados