O que são Sistemas Embarcados? Conheça a área e a graduação

Sistemas Embarcados

Você já deve ter observado que alguns equipamentos eletrônicos exercem algumas funções que até parece que agem por vontade própria. Porém, isso acontece devido à atuação de profissionais da área de Informática com formação no Curso de Sistemas Embarcados.

Portanto, não existe nenhuma magia por trás dos aparelhos eletrônicos. O que há é um trabalho técnico de programação. Por meio disso, os semáforos controlam o tráfego, os aparelhos de ar-condicionado desligam ou ligam conforme a temperatura escolhida pelo usuário.

Esses dois equipamentos citados foram apenas uma pequena parcela do que esses profissionais podem fazer. Quer saber mais a respeito de Sistemas Embarcados? Confira esse material. Quem sabe essa não seja a profissão ideal para você? Vamos lá!

O que são Sistemas Embarcados?

Sistemas Embarcados ou Embedded Systems, são programações feitas dentro dos microprocessadores dos equipamentos eletrônicos. São eles que fazem com que os nossos equipamentos exerçam as funções para facilitar o nosso dia a dia.

O trabalho dos profissionais dessa área faz com que os nossos equipamentos sejam considerados inteligentes. Sem isso, os aparelhos eletrônicos precisariam ser comandados manualmente durante todo o tempo de uso.

Os Sistemas Embarcados estão presentes desde os equipamentos mais simples até os mais complexos. Vários segmentos do mercado se beneficiam dessa linguagem técnica. Podem ser programados tanto os marca-passos para salvar vidas até os reatores nucleares e os mísseis.

O que faz um profissional de Sistemas Embarcados?

O profissional de Sistemas Embarcados faz a programação de acordo com a linguagem do equipamento. Para isso, ele deve conhecer e ter domínio tanto na área de softwares quando a de hardwares.

Fazendo uma analogia quem trabalha com Sistemas Embarcados atua como se fosse um tradutor. Ele conversa com a máquina de acordo com a linguagem que ela usa e entende. A partir disso, esse profissional elabora os comandos de acordo com a função do aparelho.

Qual o perfil para um profissional de Sistemas Embarcados?

O perfil considerado adequado para trabalhar no segmento de Sistemas Embarcados é aquele que percebemos nas pessoas que gostam de trabalhar com informática e TI. Ou seja, atuar na programação de softwares e no manejo de hardwares.

No entanto, isso não quer dizer que, quem não tem esse perfil não possa trabalhar nessa área, pois alguns atributos podem ser adquiridos no curso específico de Sistemas Embarcados. Ou até mesmo nas tarefas diárias dentro das empresas.

Dizemos isso porque é comum descobrirmos que temos determinadas aptidões que pareciam estar guardadas. Afinal, não nascemos prontos. Somos moldados e vamos adquirindo experiências no decorrer dos anos.

Como é o curso de Sistemas Embarcados?

O curso de Sistemas Embarcados da Anhanguera é semelhante àqueles já existentes nas Carreiras em Tecnologia.  Nessa faculdade, você encontrará matérias relacionadas com área de informática e da Tecnologia da Informação (TI).

A grade curricular pode variar com as exigências do mercado, mas matérias como programação básica, sistemas digitais, gerenciamento de projetos, banco de dados, sistemas microprocessados, entre outras, certamente estarão presentes.

Um diferencial vantajoso é que esse a duração do curso é cerca de 6 a 7 semestres. Em pouco tempo, você poderá providenciar o estágio e sair para o mercado de trabalho. Isso, se não for fisgado por alguma empresa antes mesmo de formar.

Onde podem atuar os profissionais de Sistemas Embarcados?

Os profissionais de Sistemas Embarcados normalmente atuam em indústrias que produzem equipamentos eletroeletrônicos. Outro campo de atuação que contrata os seus serviços são as empresas que trabalham na programação de produtos que usam a Internet da Coisas (IoT).

Quanto recebe um profissional formado em Sistemas Embarcados?

A média salarial de um trabalhador em Sistemas Embarcados é cerca de R$ 4.690,00*. Os mais experientes podem receber de R$ 10 mil* para cima. Esses valores salariais são considerados bons em relação a outras atividades.

Isso acontece nessa área porque ela está na fase da oferta e da procura. Ou seja, existem poucos profissionais para os grandes números de vagas necessários para ocupar os postos de trabalho.

Como é o mercado de Sistemas Embarcados?

O mercado de trabalho de Sistemas Embarcados está propício para aqueles que pretendem uma profissão de alta empregabilidade. Atualmente há a escassez de profissionais. A tendência é que essa condição permaneça por muitos anos.

Saiba que essa falta de profissionais nessa atividade não ocorre apenas em nosso país. Países da América do Norte, Europa e Ásia constantemente buscam profissionais em outras regiões e o Brasil está na mira deles.

Como ingressar no Curso de Sistemas Embarcados?

Para proporcionar o fácil acesso para quem optar em estudar na Anhanguera, a instituição disponibiliza várias formas para ingressar. Veja quais são elas:

Quais as formas para facilitar o pagamento na Anhanguera?

Para facilitar o pagamento dos semestres do curso de Sistemas Embarcados a Anhanguera, disponibiliza e aceita bolsas, benefícios e convênios. Com essa ajuda para pagar as mensalidades, esperamos que você se preocupe menos com o lado financeiro e foque mais nos estudos.

Quais são as vantagens de estudar Sistemas Embarcados na Anhanguera?

Assim como as obras de construção civil, para construir uma carreira sólida, é preciso uma base firme. Dessa maneira, a escolha da faculdade é imprescindível para quem pretende fazer parte dos melhores profissionais do mercado.

A instituição escolhida precisa ter uma grade curricular sempre atualizada, visando atender às demandas da profissão. O ideal é que o corpo acadêmico seja montado por profissionais especialistas e mestres, que atuam ou já atuaram no mercado.

Considerando os requisitos citados, a Anhanguera se enquadra em todos. Além disso, os nossos alunos têm a vantagem de acessar com exclusividade o Canal Conecta. Trata-se de um portal de empregabilidade que apresenta parceria com diversas empresas que disponibilizam vagas de estágio e emprego nas mais diversas áreas.

As vantagens continuam: seja qual for a modalidade que você escolha, presencial ou online, existem outros canais para dar um upgrade nos seus estudos. Você terá acesso às Habilidades Digitais, às Trilhas de Carreira e à Aula Destaque.

Não perca tempo!

Agora que já sabe como o Curso de Sistemas Embarcados funciona, é hora de dar o próximo passo rumo à sua carreira. Escolha a faculdade que ofereça suporte do início da graduação até a inserção no mercado de trabalho: a Anhanguera.

O que mais está esperando? Inscreva-se agora mesmo para o vestibular online da Anhanguera!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados