Existe faculdade de Segurança Alimentar? Veja as opções nesse post

Segurança Alimentar

A alimentação é um direito básico do ser humano. Todos precisam de alimentos para fornecer nutrientes e energia necessários para o nosso corpo. Diante de um mercado aquecido e que cresce a cada dia, a Anhanguera conta com o curso de Segurança Alimentar, um Tecnólogo que forma profissionais de destaque.

Essa área é a responsável pela garantia da qualidade dos alimentos durante os processos de venda, produção e consumo. Portanto, o profissional desse campo deve conhecer bem sobre regras sanitárias, saúde, além de níveis de qualidade dos produtos.

Ficou interessado no assunto e quer saber o que é Segurança Alimentar e como funciona a graduação? Então, continue a leitura!

Conheça a área de Segurança Alimentar

A segurança alimentar é caracterizada por um conjunto de iniciativas e práticas que têm como objetivo garantir à população o acesso a alimentos com um valor nutricional adequado e na quantidade certa para uma boa qualidade de vida. Assim, a área dita o que é ou não adequado para as pessoas consumirem.

A intenção principal desse campo é, justamente, garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos nutritivos e saudáveis — mesmo que suas condições financeiras não sejam boas. Assim, é essencial contribuir para a criação de práticas alimentares mais justas e que ofereçam um maior bem-estar para todos.

Esse setor reúne desde a seleção das matérias-primas até as informações do rótulo e as embalagens, o que garante um consumo saudável dos alimentos. Algumas das obrigações e dos desafios da área são:

  • gerenciar resultados de análises de laboratórios externos e internos;
  • definir orientações e informações dos rótulos para garantir um bom consumo;
  • monitorar as condições higiênico-sanitárias de todos os processos;
  • supervisionar e treinar funcionários;
  • cumprir com as leis de segurança de alimentos;
  • monitorar e revisar a matéria-prima.

Saiba quem é o profissional que atua nessa área

Sabia que tanto o profissional de Nutrição ou de Gastronomia ou quem se forma no curso superior de Segurança Alimentar podem atuar na área da Segurança Alimentar? Todos eles desenvolvem competências e os conhecimentos técnicos específicos para disponibilizar e produzir alimentos seguros para o consumo.

Para isso, é fundamental fazer uma graduação, um diferencial que abre diversos caminhos para quem deseja trabalhar nesse ramo. O mais importante é perceber o quanto esse campo é essencial para manter a saúde da população e, por essa razão, pede toda a sua responsabilidade e dedicação para lidar com os desafios da carreira.

Descubra o que faz o profissional de Segurança Alimentar

Por conta da amplitude de áreas de atuação de segurança alimentar, existem vagas de emprego em vários segmentos. O curso prepara o futuro profissional para acompanhar, executar e planejar a criação de programas e políticas de segurança alimentar. Por isso, você encontrará oportunidades em restaurantes, escolas, hospitais, clínicas, na indústria alimentícia etc.

O mercado de trabalho da área é bem aquecido e você pode atuar, por exemplo, contribuindo em pesquisas sobre o tema, fazendo consultorias, atendendo ao público, entre outros. Está curioso para conhecer o salário desse profissional? Saiba que ele é bem atrativo: a média é de R$ 2.784,60* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Confira, abaixo, mais detalhes sobre o que faz o profissional de Segurança Alimentar!

Participação em políticas públicas

Quem opta por esse curso pode se envolver com políticas públicas. Isso porque a desnutrição é um problema sério do nosso país e, por isso, você pode promover programas para propiciar uma alimentação saudável.

Além disso, é possível criar ações contra a obesidade ou a ingestão excessiva de produtos prejudiciais à saúde.

Acompanhamento dos processos produtivos

Para que os alimentos cheguem às nossas mesas, é comum que passem por indústrias. Nos produtos processados, as fases são mais complexas e compreendem diversas técnicas e componentes.

Nesse caso, o profissional pode fazer testes sobre a qualidade dos ingredientes e ajudar a escolher componentes. Logo, faz com que as indústrias processem os produtos da melhor maneira.

Orientação sobre comercialização, distribuição e armazenamento

Tão essencial quanto produzir alimentos é garantir que eles cheguem ao consumidor de um modo adequado. Para isso, existem diferentes etapas que devem ser seguidas, com muita atenção em relação à segurança alimentar.

A distribuição e a comercialização ficam limitadas a determinadas áreas para que não haja prejuízos ou contaminação. Já o armazenamento deve ocorrer em uma condição específica.

Assim, os profissionais ficam de olho em todos os aspectos, garantindo que produtos embalados não sofram com a umidade e que os congelados permaneçam em temperaturas ideais, por exemplo.

Entenda como funciona o curso de Segurança Alimentar

Optar pela área de Segurança Alimentar é muito promissor, concorda? Mas, para aproveitar as oportunidades desse setor, a primeira etapa é fazer uma graduação em uma faculdade com credibilidade e de qualidade. Com isso, o processo de aprendizagem ocorre do melhor modo possível e você terá acesso às competências técnicas exigidas pelo mercado.

Na Anhanguera, a faculdade de Segurança Alimentar é oferecida no ensino Tecnólogo, com duração de 4 semestres. Assim, é um dos cursos superiores de curta duração, quando comparada ao Bacharelado, por exemplo. Essa formação é a melhor opção para quem quer ingressar rapidamente no mercado de trabalho, aproveitando todos os benefícios que um diploma de curso superior oferece.

Além disso, a graduação pode ser feita na modalidade de ensino a distância. Essa é a escolha ideal para as pessoas que precisam conciliar os estudos com o trabalho. Nesse tipo, você aprende quando e onde quiser, já que as aulas e atividades são online. Quando necessário, basta ir ao polo EAD e aproveitar a infraestrutura da faculdade.

Além de oferecer um ótimo curso aos alunos, a Anhanguera também conta com vantagens exclusivas. A gente proporciona um sistema de ensino inovador e diversas formas de ingresso. Além disso, temos uma parceria exclusiva: o Canal Conecta.

Esse portal facilita bastante a sua vida, principalmente quando quiser fazer estágios na área da Segurança Alimentar ou conquistar um emprego fixo em alguma empresa parceira do programa.

Agora é com você!

Como vimos, o campo da Segurança Alimentar é fundamental para manter a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Então, se você acha que essa profissão combina com o seu perfil, procure uma instituição de ensino de qualidade para iniciar os seus estudos!

Não perca a chance de ser um profissional de renome no mercado de trabalho. Inscreva-se já no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.