Quais são as opções de pós-graduação em Engenharia de Produção?

Continuar se qualificando depois de concluir a faculdade é importante para qualquer profissional. Afinal, o mercado de trabalho se renova, surgem demandas atualizadas, assim como as exigências para os candidatos ficam mais específicas em cada área. Nesse cenário, você já deve ir se preparando para fazer uma pós em Engenharia de Produção, caso essa seja sua escolha de carreira. Afinal, um título de pós-graduação dá destaque ao currículo.

Além de aumentar os conhecimentos, aprimora competências, abre mais portas e eleva o salário 💰. Então, continue a leitura deste artigo e conheça várias opções de pós para se tornar um engenheiro ou engenheira de produção com alto nível de capacitação!

Quais são os melhores cursos de pós em Engenharia de Produção?

Antes de elencar as opções de pós-graduação, vamos retomar as características principais da faculdade de Engenharia de Produção. O curso é do tipo Bacharelado e tem duração de 10 semestres (5 anos). As aulas são feitas nas modalidades de ensino presencial ou híbrido (semipresencial), isto é, mesclando atividades online e presenciais.

YouTube video

Profissionais dessa área adquirem conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao gerenciamento dos recursos materiais, financeiros e humanos, visando melhores resultados nos processos produtivos de uma empresa. As atribuições incluem planejamento e supervisão da produção, controle de qualidade, coordenação de operações logísticas, entre outras.

Então, é essa a sua escolha de profissão? Saiba que é realmente uma ótima área, com alta demanda no mercado de trabalho e remuneração atrativa. A média salarial varia conforme a localização do país e o porte da empresa, mas fica em torno de R$ 9 mil* — com uma pós-graduação, esse valor pode ser ainda maior 💲💲.

Veja algumas opções de pós em Engenharia de Produção!

  • especialização em Engenharia de Produção;
  • MBA em Engenharia de Produção;
  • Gestão de Produção Industrial;
  • MBA em Gestão da Produção;
  • Engenharia Industrial 4.0;
  • Engenharia da Qualidade e Melhoria de Processos;
  • Engenharia e Gestão da Qualidade e de Projetos;
  • Engenharia Logística;
  • Engenharia de Qualidade;
  • Engenharia da Qualidade com Ênfase em Gestão;
  • Engenharia de Materiais;
  • Engenharia de Riscos e Segurança;
  • Engenharia de Manufatura Avançada 4.0;
  • Engenharia de Desenvolvimento do Produto;
  • Engenharia de Segurança do Trabalho.

As opções de pós em Engenharia de Produção são muitas, não é mesmo? E o melhor: todos esses cursos você encontra aqui na Anhanguera.

Além da variedade, tem a flexibilidade para fazer sua pós-graduação na modalidade de educação a distância (EAD) 💻. Assim, mesmo que esteja com a rotina de engenheiro apertada, poderá reservar horários para os estudos de acordo com a sua disponibilidade.

Qual área da Engenharia de Produção tem melhor remuneração?

A graduação em Engenharia de Produção, por si só, já garante boas oportunidades de trabalho e salários atrativos. Profissionais com um ou mais cursos de pós têm ainda mais chances de ocupar uma vaga com boa remuneração.

Podemos falar, também, que algumas áreas se destacam pelos salários mais altos. Quem se especializa, por exemplo, em Engenharia de Controle de Qualidade, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Logística tem possibilidade de ganhar muito dinheiro 💸.

Além disso, os cursos de pós em Engenharia de Produção voltados para a área de gestão, assim como os MBAs, são boas opções se você quer ocupar altos cargos nessa profissão. Supervisores, coordenadores e gerentes são os que recebem mais.

Claro que um salário alto é um bom motivo para optar pelo curso certo de pós-graduação. Entretanto, para fazer a melhor escolha, você também precisa levar em consideração as suas aptidões, a área que mais desperta seu interesse e as possibilidades de crescimento na carreira, caso já esteja atuando em algum setor.

Quais são as tendências para a Engenharia de Produção no futuro?

Engenheiros de produção têm, e vão continuar tendo, importante papel no gerenciamento dos processos produtivos de uma empresa. Sendo assim, a tendência é que o profissional do futuro mantenha sua alta taxa de empregabilidade em organizações de diversos segmentos.

Pessoas com essa profissão também terão cada vez mais conhecimento técnico voltado para sistemas automatizados e ferramentas tecnológicas, de modo amplo. Portanto, se você continuar se especializando para atender às demandas do mercado de Engenharia de Produção no futuro, possivelmente, vai trabalhar com:

  • inteligência artificial;
  • internet das coisas (IOT);
  • análise de dados;
  • realidade aumentada;
  • impressora 3D;
  • robôs autônomos;
  • integração de sistemas.

Todas essas inovações impactam diretamente as atividades do engenheiro de produção, uma vez que esse profissional incorpora tais tecnologias aos processos produtivos para alcançar melhores resultados. Isso significa que você, futuro atuante da Engenharia de Produção, precisa estar com o conhecimento atualizado acerca da indústria 4.0.

Perfil profissional do Engenheiro de Produção do futuro

Apesar de a tecnologia estar muito forte e presente em basicamente todos os cenários profissionais — e em outras esferas do nosso cotidiano —, problemas mais complexos e multidimensionais ainda precisam do ser humano e de sua alta capacidade de análise e resolução.

Nesse cenário, os engenheiros e engenheiras de produção do futuro precisarão estar preparados para conciliar a parte humana com a técnica e a tecnologia. Além disso, a tendência é que outras pautas atuais estejam cada vez mais em evidência na rotina desses profissionais, como qualidade de vida no trabalho, meio ambiente e sustentabilidade.

Assim, o perfil para chegar longe e continuar se destacando no futuro da Engenharia de Produção é de uma pessoa multidisciplinar. Conhecimento técnico especializado, domínio das ferramentas tecnológicas, agilidade na resolução de problemas e habilidades interpessoais estarão em evidência.

Aqui estão algumas das áreas com boas perspectivas para engenheiros de produção no futuro:

  • Engenharia de Qualidade;
  • Engenharia Logística;
  • Engenharia de Operações e Processos da Produção;
  • Engenharia do Produto;
  • Engenharia Econômica;
  • Engenharia da Sustentabilidade;
  • Engenharia de Produção com Ênfase em Tecnologias;
  • Coach de Metodologia Agile.

Escolha seu curso e torne-se especialista em Engenharia de Produção!

Você viu que as opções de pós em Engenharia de Produção são muitas, e esses cursos vão preparar você para ter um perfil de destaque, no mercado atual e no futuro. Além disso, conferiu como profissionais dessa área têm alta remuneração e boa empregabilidade. Então, não perca tempo, escolha seu caminho e invista no sucesso!🚀

Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e dê o passo inicial para ser um profissional bem-sucedido!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.