Como ganhar dinheiro na faculdade? Veja 7 maneiras!

estudante vendendo trufas na faculdade

Conseguir organizar as finanças pessoais é essencial para ter qualidade de vida, mas muita gente vai além e usa esse planejamento para custear tudo o que envolve a formação acadêmica. Se você pretende fazer o mesmo e empreender durante a graduação, precisa saber como ganhar dinheiro na faculdade.

Há muitas opções de trabalhos para desenvolver enquanto cursa o ensino superior. O objetivo é fazer renda extra sem precisar deixar os estudos de lado. Serviços com horários flexíveis, por exemplo, passam a ser aliados de quem deseja aproveitar a faculdade para aprender e ganhar um dinheiro.

Ficou com vontade de saber mais sobre as possibilidades? Neste artigo, nós da Anhanguera reunimos as principais formas de obter ganhos financeiros no ambiente acadêmico. Confira todas e faça a sua escolha!

Ofereça monitorias aos seus colegas

Alunos de uma mesma classe podem apresentar diferentes níveis de conhecimento ou habilidades. Assim, se você costuma ter facilidade com determinada matéria, por que não aproveitar para repassar seus saberes aos estudantes que têm alguma dificuldade no assunto?

As monitorias funcionam como aulas particulares e podem ser oferecidas a qualquer pessoa que esteja precisando de um reforço. Em troca de ensinar conceitos, fórmulas e temas abordados em provas, você cobra um valor e começa a guardar dinheiro para investir no que achar necessário.

O principal público-alvo das monitorias é composto por alunos de períodos anteriores ao seu. Então, foque as turmas que chegaram depois para divulgar o seu serviço.

Formate os trabalhos no padrão ABNT

Essa é uma forma bem comum de ganhar dinheiro na faculdade. Afinal, estudantes de diferentes cursos precisam lidar com as normas estabelecidas para a produção de textos acadêmicos. Isso significa que a demanda por revisões e adequações será constante em todos os semestres.

Considerando que muitos alunos não querem se incomodar com as regras e preferem cuidar apenas do conteúdo de seus artigos, você terá várias oportunidades para ganhar dinheiro na faculdade.

A procura por pessoas capacitadas a melhorar os textos aumenta em épocas de entregas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e de relatórios de estágio. Em todo caso, é crucial que você aprenda a formatar os trabalhos no padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e entregue-os completos para cada colega que demandar a sua ajuda.

Faça um estágio remunerado

Todo estudante tem curiosidade em compreender a vida do profissional que já tem o diploma e está inserido no mercado de trabalho, certo? E sabemos que o melhor caminho para experimentar essa rotina é fazer um estágio.

Porém, como o seu objetivo é ganhar dinheiro na faculdade, priorize oportunidades que ofereçam algum tipo de remuneração. Muitas empresas valorizam os graduandos pagando pelos trabalhos exercidos durante o estágio, a chamada bolsa-estágio.

Para encontrar essas empresas, você deve se cadastrar em sites que concentram vagas e funcionam como ponte de contato entre alunos e recrutadores. Um bom exemplo é o Canal Conecta, portal gratuito e exclusivo para os alunos aqui da Anhanguera, em que é possível cadastrar currículos, agendar entrevistas e encontrar os melhores processos seletivos.

Desenvolva serviços como freelancer

Os antigos “bicos” ganharam um novo nome e hoje podem ser feitos tanto em espaços físicos quanto pela internet. A opção é atrativa porque consiste em oferecer serviços sem exigir vínculo empregatício, gerando facilidades para ambas as partes (contratante e contratado).

Portanto, se você não tem ideia de como ganhar dinheiro na faculdade, tire proveito dos intervalos entre as aulas para desenvolver alguma atividade remunerada. Pode ser produção ou revisão de texto, elaboração de produtos de design, tratamento de fotos, entre outros trabalhos. Basta verificar as suas habilidades e seus conhecimentos.

Há plataformas exclusivas, que concentram oportunidades de trabalho para quem deseja ser freelancer. Então, faça o cadastro quanto antes e fique de olho nas demandas apresentadas.

Considere trabalhar como autônomo

Mais uma opção para quem não quer sair da faculdade é procurar trabalhos que possam ser desenvolvidos de maneira autônoma. Melhor ainda se esses serviços estiverem concentrados no ambiente online, por meio de sites ou de portais especializados.

O app Consultoria Educação tem essa proposta por funcionar como um espaço que reúne promotores da educação. Você pode baixar a ferramenta em seu celular e começar a trabalhar no mesmo instante. O objetivo é indicar alunos em potencial para ingressar em cursos de graduação.

A vantagem é que, além de receber pelas vendas e recomendações, você terá acesso a diversas facilidades que tornam essa experiência proveitosa. Dá para indicar de onde estiver, fazer seus próprios horários e obter ótimos ganhos.

Conte com os seus dotes culinários

Essa é uma escolha com grandes chances de dar certo na hora de empreender na faculdade. Afinal, quem não gosta de um quitute bem-feito, seja doce, seja salgado? O espaço de ensino é um ótimo local para encontrar, em diferentes horários, pessoas interessadas em um bom lanche.

O ideal é eleger uma receita simples para desenvolver esse tipo de trabalho autônomo. Assim, você não perderá tanto tempo na produção e terá um melhor rendimento. Opções fáceis incluem sanduíches, bolo de pote, doces (brigadeiro e cajuzinho, por exemplo) e biscoitos.

Se quiser ter segurança na decisão, vale até fazer uma pesquisa rápida com os colegas para descobrir quais são as comidas mais desejadas. Com o tempo, você vai realizando as adaptações necessárias para aumentar as vendas.

Utilize os seus dons artísticos

Tem um bom olhar para cliques fotográficos, sabe tocar algum instrumento ou consegue produzir acessórios diferenciados? Todo tipo de talento pode ser aproveitado para a geração de renda extra na faculdade. Cabe a você divulgar isso aos demais estudantes e encontrar formas de obter ganhos.

Dá para ensinar alguém a cantar, fabricar artigos decorativos, customizar peças de roupa, entre outras atividades. Se não quiser dar aulas, desenvolva produtos e comercialize-os nas instalações da sua instituição de ensino. Pode ter certeza de que encontrará público interessado no que você tem a oferecer.

Mãos à obra! O que mais combina com você?

E então, já consegue ter uma ideia de como ganhar dinheiro na faculdade? Procure testar primeiro as opções que têm mais a ver com o seu perfil. Assim, logo terá a motivação necessária para começar os trabalhos, receber uma graninha adicional e organizar as finanças pessoais!

A Anhanguera pode ser sua parceira nesse desafio de empreender e ter boas experiências durante a graduação. Entre em contato conosco pelo site!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.