O que se faz em enfermagem dermatológica? Veja 3 funções desse especialista!

residentes de enfermagem

A cada ano, a demanda por profissionais de enfermagem cresce mais e mais, principalmente para atuar em segmentos especializados. Um dos melhores exemplos disso é a enfermagem dermatológica. 

Sim, existe uma especialização específica para profissionais de enfermagem que atuam em clínicas dermatológicas. E, neste post, vamos aprender sobre o que se faz em enfermagem dermatológica e estética.

E há bons motivos para buscar uma especialização durante ou logo depois de concluir a graduação. É uma boa forma de obter o melhor salário para enfermeiro, além de melhorar a sua colocação no mercado de trabalho. 

Quer entender melhor? Então confira aqui algumas das principais atribuições desse especialista!

1.      Assistência em procedimentos estéticos e cirúrgicos dermatológicos

O curso de enfermagem prepara o estudante para atuar em várias partes da saúde, principalmente com assistência aos médicos e promoção do cuidado, e isso é o que acontece em clínicas estéticas. Boa parte dos tratamentos envolvem manipulação da pele, o que exige todo cuidado possível para não criar alguma doença ou ter outros efeitos colaterais.

Por exemplo, enquanto um cirurgião faz um procedimento de modelação no paciente, o que o profissional de enfermagem dermatológica faz é monitorar mudanças no corpo e conferir o estado da pele, entre outras ações. Ou então auxilia no uso de alguns dos instrumentos. Tudo com a intenção de maximizar a segurança do paciente e facilitar o procedimento.

2.      Aplicação de procedimentos pré e pós atendimento

O cuidado com a pele é fundamental para a saúde, seja na limpeza, seja na identificação de doenças ou implementação de tratamentos regulares, especialmente nos momentos logo antes ou depois de algum procedimento médico. O preparo é necessário para facilitar o processo e o pós-atendimento acelera a recuperação.

Parte do trabalho do profissional de enfermagem aqui é fazer esse atendimento, aplicando medicação e monitorando o estado do paciente. Você também estará em uma posição importante na hora de orientar sobre os cuidados que devem ser tomados durante a recuperação. 

Para pessoas que sofreram danos mais graves na pele ou que precisam de acompanhamento prolongado, esse profissional faz uma grande diferença.

3.      Cuidado para pacientes com lesões de pele

Dermatologia não serve só para tratar da estética. Qualquer coisa que diz respeito à saúde da pele, como insolação, queimaduras, tipos de câncer e outras doenças, também cai nessa área. Em casos de queimaduras graves, por exemplo, o paciente precisa de atendimento rápido para evitar danos permanentes.

O profissional de enfermagem dermatológica pode ministrar os primeiros socorros e fazer o atendimento do paciente com lesões na pele. Seja qual for a causa.

Com a possibilidade de fazer o curso de enfermagem em EAD Semipresencial, essa formação e especialização estão bem mais acessíveis. Se você ainda não começou a faculdade, pode já pensar em seguir por esse caminho desde já.

A especialização em enfermagem dermatológica e estética é uma boa opção para quem quer fazer o curso. E se você ingressar na Anhanguera, também terá a chance de conseguir várias ofertas de bolsas de estudos em Enfermagem. Se é o caminho que você escolheu, não há motivo para mudar de ideia!

O que está esperando para realizar seu sonho e aprender na prática o que se faz em enfermagem dermatológica e estética? Inscreva-se no Vestibular da Anhanguera agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados