O que se estuda em Fisioterapia? Saiba o que esperar dessa Faculdade!

profissional de fisioterapia

Você sabe o que se estuda em Fisioterapia? Esse curso superior forma profissionais preparados para atuar na recuperação, na prevenção e na reabilitação da saúde de pessoas e da comunidade.

Assim, quem curte a área da Saúde e deseja contribuir para o bem-estar da população, precisa ficar ligado nas principais disciplinas vistas durante os 5 anos de graduação. Continue a leitura para saber o que se estuda em Fisioterapia!

Saiba o que se estuda em Fisioterapia

Abaixo, você vai conhecer as principais áreas de estudo do curso de Fisioterapia. Olha só!

Fundamentos Biológicos e Saúde

Essa área de estudo tem o objetivo de apresentar aos alunos a fundamentação biológica e os conhecimentos básicos em Fisiologia, Anatomia, Embriologia, Patologia, Cinesiologia e Fisiologia do Exercício.

Aqui, você aprende de modo integrado os conteúdos que constituem o corpo humano, estudados nos três primeiros semestres de graduação. Confira algumas matérias:

  • Ciências Morfofuncionais;
  • Cinesioterapia Geral;
  • Genética.

Sociedade e Saúde

Se quer saber o que se estuda em Fisioterapia na área de Sociedade e Saúde, saiba que os estudantes ficam por dentro da ética profissional e dos dilemas morais que permeiam a ação dos fisioterapeutas.

Além disso, você estudará sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), desde a legislação, passando pela análise epidemiológica das situações de saúde e contemplando os estudos do processo saúde-doença e suas implicações sociais. Veja algumas disciplinas estudadas:

  • Saúde Coletiva;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Primária;
  • Ética e Deontologia.

Bases e práticas da Fisioterapia

Nessa área de estudo, os alunos estudam os componentes curriculares que norteiam a ação dos fisioterapeutas. Isso inclui a legislação vigente da profissão, a avaliação físico-funcional e os recursos fisioterapêuticos.

Você também conhecerá a atuação dos profissionais na saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Confira alguns conteúdos estudados;

  • Recursos Terapêuticos Bioelétricos/Térmicos/Mecânicos;
  • Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Fisioterapia na Saúde do Neonato;
  • Fisioterapia na Saúde do Atleta.

Produção do Conhecimento Científico em Saúde

Esse campo de estudo propõe componentes que, de maneira crescente, instrumentalizam os alunos para a pesquisa científica, os estágios supervisionados até o Trabalho de Conclusão de Curso. Os componentes do TCC I e II estão vinculados aos grupos de pesquisa e aos professores orientadores.

Algumas das principais matérias estudadas nesse eixo de formação na Anhanguera são:

  • Estágio Curricular Supervisionado Ambulatorial I;
  • Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Básica;
  • Estágio Curricular Supervisionado Ambulatorial II;
  • Estágio Curricular Supervisionado Hospitalar;
  • Trabalho de Conclusão de Curso I;
  • Trabalho de Conclusão de curso II.

Veja as 5 principais matérias de Fisioterapia!

A Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Agora que já sabe o que se estuda em Fisioterapia e os conhecimentos adquiridos durante a graduação, lembre-se de que é essencial escolher a melhor faculdade para ter uma formação completa e mais chances de conquistar um emprego em alguma das áreas da Fisioterapia.

Aqui na Anhanguera, o valor da faculdade de Fisioterapia é acessível e cabe no seu bolso, com o objetivo de viabilizar o ensino superior a todos. Além disso, o estudante pode concorrer a bolsas de estudos que dão aquela força para quem está com dificuldade financeira.

Após essa formação de excelência, você fica preparado para atuar no mercado de trabalho. Mas, afinal, quanto ganha um fisioterapeuta? A remuneração média do profissional é de R$ 2.827,08* para uma jornada de trabalho de 31 horas semanais.

Se tinha dúvidas sobre o que se estuda em Fisioterapia, percebeu como a grade curricular contempla todos os conteúdos necessários para a boa formação profissional? Para ter acesso a um ótimo ensino, estude na Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Não perca a chance de ser um fisioterapeuta de sucesso. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados