O que se estuda em Farmácia? Confira 4 áreas do conhecimento dessa faculdade!

estudante de curso de farmácia

Você anda se perguntando o que se estuda em Farmácia? Este ramo de atuação é muito amplo, assim como é um dos mais importantes para a qualidade de vida em sociedade. 

Além disso, esse mercado de trabalho é um dos mais promissores para seus profissionais, afinal, 94,30% dos farmacêuticos estão empregados, segundo pesquisas do IPEA. Podendo trabalhar em farmácias, clínicas e laboratórios. 

Quer ficar por dentro do que te espera no curso de Farmácia? Então, vem ler o post que preparamos! ?

1. Análises Toxicológicas

Essa é uma das primeiras disciplinas que se estuda em Farmácia. Na área de Toxicologia o estudante de Farmácia estuda os principais prejuízos causados por uma pessoa que ingere substâncias químicas. Afinal, isso é importante para a criação de remédios, assim como para entender a influência de substâncias tóxicas. ☣️

Além disso, essa disciplina também é uma das áreas de base para a perícia forense, que usa técnicas farmacêuticas para analisar provas toxicológicas no corpo de pessoas. Logo, o profissional de Farmácia também pode atuar em investigação criminal, como na Polícia Civil. ? Interessante, não é mesmo? 

2. Cosmetologia

Outra área que se estuda na grade curricular de Farmácia, é o de Cosmetologia, que cuida da pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. A função do farmacêutico aqui é desenvolver e manipular fórmulas que são usadas para higiene e tratamento de pele, cabelo, unhas e outras diversas partes do corpo. 

Se você se interessa muito pela composição de produtos como maquiagem, perfumes, cremes, sabonetes e esmaltes, esta é uma ótima oportunidade de atuação. O farmacêutico especializado nessa área de conhecimento pode trabalhar em laboratórios e indústrias da beleza. ?

3. Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica

Esta é uma das principais disciplinas de farmácia, e engloba conceitos que serão vistos em todo o curso. Nela o estudante aprenderá noções sobre drogas, remédios e controle de fórmulas químicas. Portanto, o principal objetivo da ciência da Farmacologia é entender os efeitos medicinais que os remédios, e outras substâncias, têm efeito sobre o ser humano. 

Você também verá estudos sobre as diversas tecnologias farmacêuticas e sua atuação no processo de transformar uma substância em um remédio ou cosmético. Assim, o estudante irá aprender a identificar propriedades de substâncias e fazer testes em laboratórios. ?

Se você se dá super bem com a matéria de Química, então você está no caminho certo! Porque ela irá nortear todo o curso de Farmácia, que, aliás, costuma ter a duração média de 5 anos no modelo de bacharelado. Além da obrigatoriedade do estágio para sua aprovação.

4. Biotecnologia de medicamentos e alimentos

A Biotecnologia é uma área de estudo que manipula sistemas biológicos para criar produtos, dessa forma, são desenvolvidos organismos modificados para a fabricação desses produtos. Essa área da ciência tem sido cada vez mais explorada na produção de remédios e alimentos. 

Por isso, os farmacêuticos têm usado técnicas biotecnológicas para diversos remédios, como os antibióticos, e até mesmo medicamentos para tratamento de câncer. 

Além disso, pode-se dizer que remédios produzidos por fórmulas da Biotecnologia já representam grande parte do mercado farmacêutico. Logo, é essencial o estudo dessa disciplina na faculdade! ?

YouTube video

Faça Farmácia com a Anhanguera!

Agora já deu para ter uma ideia do que se estuda em Farmácia, não é mesmo? ?Portanto, se esse é o curso ideal para você, já é hora de escolher a melhor faculdade!

Na Farmácia EAD da Anhanguera, você tem uma universidade autorizada pelo MEC, com um corpo docente super especializado na área. Dessa forma, você pode estudar em casa e ainda tem aulas práticas presenciais, onde você tem acesso aos melhores laboratórios e equipamentos tecnológicos. 

Tudo isso com mensalidades acessíveis e diversas oportunidades de bolsas de estudo. E para melhorar, você ainda tem várias oportunidades de emprego e estágios no nosso portal Canal Conecta. Que incrível, né? ?

Então, quer realizar o seu sonho? Inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.