O que faz um farmacêutico? Confira as principais funções em diferentes cargos!

O que faz um farmacêutico

O curso de Farmácia tem duração de 5 anos (10 semestres) e é um dos mais cobiçados pelos estudantes. Muita gente se pergunta o que faz um farmacêutico, já que é comum pensar no profissional apenas nos balcões de drogarias, mas a sua atuação vai além disso, sabia?

Esse campo abre portas para várias especialidades, e a expansão do mercado de trabalho faz com que os farmacêuticos adquiram outras habilidades e competências complementares para, assim, atuar em atribuições promissoras. Assim, após a formação, é possível trabalhar em indústrias, hospitais, clínicas etc. Se quer saber quais são as atribuições do farmacêutico, não perca o nosso post. Boa leitura!

Saiba o que faz um farmacêutico em diferentes cargos e setores!

A seguir, você vai saber qual a função de um farmacêutico em diferentes funções. Confira!

O que faz um farmacêutico geral?

Os farmacêuticos gerais são responsáveis por atuar na área da saúde, oferecendo assistência médica e trabalhando em laboratórios. Também é possível trabalhar em grandes centros de pesquisa, desenvolvendo cosméticos, medicamentos, remédios etc.

Outra função do farmacêutico é analisar produtos de acordo com as regras sanitárias de cada estabelecimento. Além disso, participa de todas as etapas de produção de fármacos, o que garante a utilização correta e segura para esses medicamentos.

O que faz um farmacêutico clínico?

O profissional que atua em drogarias, também conhecido como farmacêutico clínico, desenvolve habilidades para atender as pessoas com dúvidas sobre como usar medicamentos. Caso seja o responsável técnico do local, será acionado sempre que o paciente tiver alguma questão sobre como tomar um remédio.

Outra atribuição do farmacêutico em drogaria é esclarecer a maneira como utilizar alguns medicamentos acoplados a outros dispositivos, como aqueles para tratamento de asma. Também é possível trabalhar em um consultório anexado à própria farmácia. Lá, você realizará atendimentos, aplicações, oferecerá serviços como testes rápidos, bioimpedância etc.

Outra função do farmacêutico na farmácia de manipulação consiste em indicar remédios isentos de prescrição. Trata-se de fármacos que apresentam tarja em sua embalagem e são usados para resfriado, ressaca e má digestão, por exemplo.

O que faz um farmacêutico hospitalar?

O centro médico também deve contar com os conhecimentos da área em diversas categorias. Além disso, a lei 13.021 de 2014 determina a presença dos profissionais de Farmácia nesses locais.

As atribuições do farmacêutico hospitalar incluem o acompanhamento do paciente e dos medicamentos que está tomando. Também é responsável por supervisionar as aplicações realizadas por enfermeiros e técnicos, além de oferecer suporte aos médicos.

É fundamental que o profissional de saúde consulte o farmacêutico do hospital antes de prescrever os medicamentos, o qual pode informar sobre interações medicamentosas e reações. Quem deseja seguir carreira em Farmácia Hospitalar deve ter perfil multidisciplinar, unindo habilidades de farmacêutico gestor com farmacêutico clínico.

O que faz um farmacêutico bioquímico?

O farmacêutico bioquímico, ou analista clínico, dedica-se às análises toxicológicas e clínicas de vários tipos de amostras. Assim, o profissional deve verificar as alterações dos organismos, além de coordenar laboratórios com relação às fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, identificando pontos que possam comprometer o funcionamento desse serviço.

Também indica os melhores equipamentos para processar amostras biológicas e avaliar os resultados com base no padrão de referência. Outra função desempenhada pelo farmacêutico bioquímico é garantir que o resultado do exame corresponde ao paciente certo e que tudo que aconteceu dentro do laboratório possa ser rastreado.

Quais são as atribuições do farmacêutico industrial?

Seguir carreira dentro de uma indústria é outra opção muito comum entre os farmacêuticos formados. Trata-se de uma área que tem importância em relação ao bem-estar das pessoas, já que atua com o controle da qualidade dos remédios que aliviam e/ou curam os sintomas de várias doenças.

Dentro dessa especialidade, os profissionais podem optar dentre diferentes segmentos. Como exemplo, temos a supervisão do transporte dos componentes produzidos, a conferência da qualidade das matérias-primas e a pesquisa para desenvolver medicamentos mais eficientes.

O que faz um farmacêutico perito?

O ramo da perícia sempre atraiu a curiosidade do público, já que está relacionado com a investigação detalhada para solucionar crimes. E se falarmos que também existe espaço para os farmacêuticos nessa área? Isso mesmo! Uma responsabilidade é analisar as amostras coletadas pelo perito local na cena do crime, como DNA e sangue.

Para ingressar nessa carreira, é importante prestar concurso público e ser aprovado, já que os empregadores são órgãos ligados à polícia. Além de ser bem interessante, esse campo é fundamental, pois os peritos ajudam a identificar criminosos e a mapear os danos provocados às vítimas.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Agora que já conhece as atribuições do farmacêutico no dia a dia de trabalho, chegou a hora de investir nessa profissão com tantas áreas de atuação. Então, conte com a ajuda da Anhanguera para auxiliar você a ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Isso porque a instituição oferece vantagens exclusivas aos seus alunos. O Canal Conecta, por exemplo, é um portal de empregabilidade que proporciona oportunidades de estágio e emprego em todas as regiões do país. Além disso, você estudará com um corpo docente experiente em suas áreas de atuação, sendo apto a tirar todas as dúvidas dos estudantes.

Na Anhanguera, é possível cursar Farmácia EAD, no formato semipresencial, e também na modalidade de ensino presencial. Logo, você tem toda a liberdade para escolher a opção que mais se encaixa em seu dia a dia.

Durante os 5 anos de faculdade, você estudará vários conteúdos, tanto na área de Matemática, Física, Química e Ciências Biológicas quanto no campo de Humanas. Veja algumas das principais matérias do curso de Farmácia:

  • Cosmetologia;
  • Citopatologia Oncótica;
  • Farmácia Clínica;
  • Farmacognosia;
  • Farmacologia dos Sistemas;
  • Fitoterapia.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um farmacêutico em seu dia a dia de trabalho, saiba que, para se destacar no mercado, é fundamental estudar em uma boa faculdade. Na Anhanguera, você terá o suporte contínuo dos professores, além de ter aulas em laboratórios de ponta e bem-equipados!

Gostou de saber o que faz um farmacêutico e quer ter uma formação completa? Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.