O que faz um Social Media? Descubra 7 funções dessa profissão promissora! 

estudantes conferindo enem digital

Com as mudanças que acontecem na sociedade, novas profissões surgem para suprir essas demandas, esse é o caso dos profissionais de diversas áreas do marketing digital. Pensando nisso, você sabe o que faz um social media?

Ele é responsável por uma forma de publicidade que não para de crescer: a realizada nas mídias sociais. Se você curte redes sociais e as estratégias para bombar os perfis, vale a pena conhecer mais desse cargo.

A seguir, confira 7 funções de um social media e entenda como se tornar um!

Vamos lá?

O que é um social media?

Para começar, é importante entender exatamente o que é um social media para não restar qualquer dúvida sobre essa questão. Na prática, ele é o profissional que realiza a gestão das redes sociais de uma empresa ou, até mesmo, de uma personalidade.

Desse modo, ele planeja, cria conteúdo, distribui as postagens e outros materiais e analisa os resultados da estratégia aplicada nas mídias sociais. Assim, a sua missão é fazer com que o perfil atraia seguidores, gere engajamento e traga bons resultados para o proprietário da página.

Por exemplo: em um perfil comercial, a estratégia pretende aumentar as vendas do produto ou serviço oferecido pela empresa. Já em uma página de personalidade, como cantor, ator ou influencer, o objetivo é fechar mais contratos de publicidade.

Afinal, o que faz um social media?

Agora que você já sabe o que é um social media e a missão dessa profissão perante a sociedade, é o momento de descobrir o que esse profissional faz.

Na sequência, conheça 7 funções de um social media!

1. Pesquisa 

Os conteúdos postados na internet não são produzidos “do nada”. Há todo um trabalho de pesquisa e planejamento para saber quais materiais podem trazer maior engajamento para o perfil.

Nesse sentido, o social media procura pelo o que está em alta no momento, as famosas “trends” das redes sociais. Ele também pesquisa as palavras-chave que as pessoas mais procuram na internet a fim de fazer conteúdos relacionados. 

2. Elaboração da estratégia para redes sociais

Após toda a pesquisa sobre o que rola na internet, o social media elabora estratégias para as redes sociais. Para isso, ele entende qual é a etapa da jornada de compras do seu público está para produzir conteúdos que encaminham esse consumidor para o fechamento das vendas e/ou ampliar o engajamento.

Além disso,o social media faz o planejamento e o calendário editorial do perfil, que é como um cronograma para a produção e a distribuição dos materiais. Parece complicado, não é mesmo? Mas saiba que esse profissional estuda e aplica todos esses processos antes de produzir um post, vídeo, meme ou outro conteúdo. 

3. Criação de conteúdo

Então, depois de pesquisar e elaborar a estratégia de marketing do perfil da rede social, chega o momento de produzir o conteúdo. A criação faz parte do dia a dia de um social media. 

Além dos próprios posts e vídeos, o profissional orienta em relação aos vídeos curtos temporários, como os stories. Mesmo que não seja o social media quem aparecerá na frente das câmeras, é ele quem orientará a pessoa que ali estará.

Lembra da movimentação na internet sobre o cronograma dos stories da Bianca Andrade, Boca Rosa? Quem planejou e orientou sobre a produção desse conteúdo foi um social media. 

4. Distribuição de conteúdos

Atualmente, existem diversas mídias sociais, sendo as principais: Instagram, Facebook, Tik Tok, YouTube, Pinterest e LinkedIn. Assim, essas são as plataformas as quais um social media deve se encarregar de distribuir os conteúdos.

Como cada uma dessas redes apresentam formatos diferentes, o profissional não pode simplesmente postar o mesmo conteúdo em todas elas. Nesse caso, ele deve adaptar os materiais. Trechos de vídeos do YouTube, por exemplo, podem se tornar Reels ou apresentações de Tik Tok.

5. Monitoramento das informações e métricas

Após lançar os conteúdos na internet, não basta olhar as curtidas ou a interação do público. É necessário colher e monitorar as informações e as métricas cedidas pelas plataformas. Esses dados são fundamentais para entender o andamento do trabalho do social media. Sem eles, é como dar um tiro no escuro e torcer para acertar o alvo. Assim não dá, né?

6. Análise de resultados

Além de acompanhar as métricas, o social media deve analisar os indicadores de desempenho, que servem para entender se as estratégias estão gerando resultado esperado ou não.

O profissional deve saber interpretar esses dados, caso contrário, pouco adiantará monitorá-los, concorda? Com isso, dá para ter uma noção de que o social media não participa só da produção de conteúdo, mas da parte estratégica também!

7. Elaboração de relatórios

Por falar em estratégia, outra função do social media é a elaboração de relatórios. Em uma equipe de marketing, todos devem apresentar os seus resultados para entender os pontos de melhoria no planejamento.

Dessa maneira, para facilitar as reuniões de desempenho do time de publicidade, o social media precisa desenvolver os documentos relatando a performance do perfil da empresa ou personalidade nas redes sociais.

Confira 3 dicas para ajudar você nessa jornada!

YouTube video

Dê o primeiro passo para se tornar um social media de sucesso!

Se depois de conhecer as 7 principais funções do social media você entendeu que essa é a profissão que você quer para a sua vida, é hora de descobrir como construir a sua carreira. O primeiro passo é se matricular em uma faculdade de Marketing.

O curso preparará você para realizar campanhas de publicidade em todos os meios de comunicação, inclusive nas redes sociais. A partir daí, você pode buscar cada vez mais especialização para se tornar competitivo no mercado de trabalho.

Por falar nisso, para começar com o pé direito na sua carreira de social media, é importante estudar em uma instituição renomada, com infraestrutura bacana e professores feras, como o curso de Marketing da Anhanguera! Assim, você garante uma base de conhecimentos fortalecida para decolar na sua profissão!

Aliás, você sabia que pode estudar a distância? Pois é isso mesmo! O curso de Marketing EAD é ótimo para quem precisa de flexibilidade nos estudos. Se esse for o seu caso, vale a pena conferir essa possibilidade.

Neste post, foi possível descobrir o que faz um social media e suas 7 funções. Se essa profissão representa tudo o que você deseja para a sua carreira, não perca tempo e aproveite, pois esse mercado só tem a crescer!

Como você viu, para ser um social media é preciso ter faculdade de marketing. Então, aproveite que está por aqui e faça a sua inscrição no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.