O que faz um Psicólogo Organizacional? Conheça as 5 funções principais!

A psicologia é uma área ampla e com cada vez mais demanda hoje em dia. Um psicólogo pode atuar em todo tipo de ambiente, montando o próprio consultório, auxiliando em escolas, hospitais, empresas e outras instituições. Por exemplo, você sabe o que faz um Psicólogo Organizacional?

Esse é um profissional que atua nas empresas e organizações, principalmente associado à área de Recursos Humanos. É uma função muito importante para assegurar o melhor desempenho do negócio e o envolvimento da equipe. Portanto, também é uma boa opção para quem quer fazer a Faculdade de Psicologia.

Acompanhe e entenda melhor o que faz um Psicólogo Organizacional.

1. Gestão do clima organizacional

O clima organizacional é uma série de fatores que afetam a qualidade de vida e de convívio da equipe no dia a dia da empresa. Um clima favorável geralmente facilita a comunicação interpessoal, reduz o número de conflitos e promove a cooperação.

O profissional de psicologia dessa área também é responsável por acompanhar o clima corporativo e implementar estratégias que ajudem a torná-lo mais positivo.

2. Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Considerando que a maioria dos profissionais de grandes empresas passam 8 ou mais horas por dia no escritório, é importante que esse ambiente ajude na promoção da saúde, tanto física quanto mental. E a grade curricular em psicologia fala muito sobre saúde.

No dia a dia, o Psicólogo Organizacional pode identificar situações que causam estresse desnecessário à equipe e propor mudanças que ajudem a lidar com esses problemas. A longo prazo, isso torna o time bem mais produtivo.

3. Recrutamento e seleção

Uma das funções mais comuns do psicólogo nas empresas, conforme o que é estudado nas disciplinas de psicologia, é auxiliar no processo de recrutamento e seleção. Antes de chegar ao gestor específico da vaga, um candidato geralmente passa pelo RH, onde é feita uma avaliação geral do seu perfil.

Nesse cenário, é possível tornar o processo mais eficiente e garantir que novos candidatos também estejam alinhados com os valores praticados dentro da empresa.

4. Orientação profissional

Com o tempo, é comum que alguns profissionais, especialmente os mais jovens, queiram experimentar novas funções dentro da empresa. Nesses casos, o Psicólogo Organizacional também pode ajudar com orientação profissional.

Ele vai esclarecer as características de cada perfil e oferecer opções sobre como se reposicionar. No final das contas, isso também pode revelar novos talentos na equipe.

5.Treinamento e desenvolvimento

Muitas competências importantes nas empresas, como boa comunicação, disciplina e gestão de tempo, podem ser aprendidas ao longo da vida ou dentro da própria companhia. O Psicólogo Organizacional, junto ao RH, pode trabalhar para promover essas competências na equipe.

Assim, são implementados treinamentos, realizadas palestras, propostos exercícios, materiais de apoio, entre outras estratégias. Mesmo que não sejam conhecimentos específicos do cargo, essas habilidades fazem toda a diferença na produtividade da equipe.

Venha para a Anhanguera e dê o primeiro passo nessa carreira!

O Psicólogo Organizacional é um profissional cada vez mais requisitado nas grandes empresas. Se você quer se inserir nesse mercado, o mais importante é ter a formação de psicólogo e se especializar. Com a Anhanguera, você pode conseguir uma bolsa de estudos em psicologia!

O que está esperando? Inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo e aproveite essa oportunidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados