O que faz um Enfermeiro Intensivista? Descubra 5 atribuições desse profissional!

residentes de enfermagem

Já parou para pensar o que faz um enfermeiro intensivista? Esse profissional de Enfermagem tem papel fundamental dentro da UTI — Unidade de Terapia Intensiva. Afinal, é ele quem presta suporte aos pacientes em estado crítico de saúde.

Dessa maneira, o enfermeiro intensivista lida com desafios diariamente para ajudar na recuperação desses pacientes. Quer saber mais sobre essa profissão? 

Então continue a leitura e descubra 5 atribuições do enfermeiro intensivista!

1. Auxílio em procedimentos médicos de maior complexidade

Um enfermeiro intensivista é responsável por auxiliar nos procedimentos médicos de maior complexidade, como intubação e punção venosa central. Além dessas técnicas, o profissional pode fazer:

  • aspiração de vias aéreas;
  • punção arterial para o monitoramento de pressão arterial invasiva e para gasometria;
  • cateterismo vesical de demora;
  • cateterismo nasogástrico e nasoentérico;
  • punção de veia jugular externa.

Ao observar todos esses procedimentos que o enfermeiro intensivista pode fazer ou auxiliar na execução, pode-se perceber o quanto esse profissional precisa ter um vasto conhecimento, não é mesmo?

2. Instalação de sistemas e aparelhos

É comum em uma UTI a necessidade de aparelhos e sistemas que ajudam a monitorar as condições dos pacientes e dar suporte às vidas dos internados

Quem realiza a montagem, testagem e instalação desses equipamentos, como o de monitorização hemodinâmica ou de ventilação mecânica invasiva, é o enfermeiro intensivista.

Por se tratar de sistemas mais complexos, é necessário o conhecimento e a expertise desse profissional!

3. Avaliação e curativo de lesões mais graves

Em alguns casos, as feridas são tão graves que é preciso a atuação de um enfermeiro intensivista para fazer uma avaliação do quadro e, até mesmo, o curativo dessas lesões. 

Além disso, é normal que pacientes que ficam muito tempo em repouso e na mesma posição, como os que ficam na UTI, apresentem escaras de decúbito — feridas causadas pela pressão do corpo sobre a pele. Assim, o enfermeiro intensivista também atua nos cuidados dessas ulcerações.

4. Desbridamento de feridas

Por falar em lesões, você sabe o que é desbridamento de feridas? Ele é um procedimento para remover tecido morto e infeccionado a fim de promover a cicatrização e evitar que a infecção aumente. Assim, ele é muito usado para tratar queimaduras e feridas que não cicatrizam com tratamento medicamentoso.

Além do que, o desbridamento pode ser feito com intuito de retirar materiais estranhos das feridas, como pedaços de vidro, madeira, metal etc. Por ser uma técnica que demanda um domínio mais profundo, só pode ser efetuado por médico ou enfermeiro intensivista.

5. Atuação em parada cardiorrespiratória

Page cardio! Se você é fã de Grey’s Anatomy, pegou essa referência de quando acontece uma emergência cardíaca na série, inclusive uma parada cardiorrespiratória. Esse quadro ocorre quando o coração para de bater e a pessoa perde a consciência e a respiração.

Nesse caso, o enfermeiro intensivista pode atuar aplicando técnicas para restabelecer o ritmo cardíaco do paciente, como massagem cardíaca ou uso do desfibrilador.

Que tal dar o start na sua carreira de enfermeiro intensivista agora mesmo?

Após saber mais sobre o que faz um enfermeiro intensivista, o seu olho brilhou para a Enfermagem? Saiba que existem diversas áreas nessa profissão, que podem remunerar muito bem e te fazer um profissional de sucesso!

Mas para isso, é fundamental estudar em uma faculdade top, como o curso de Enfermagem Anhanguera. Assim, você garante os melhores estudos para se ter uma carreira brilhante!

YouTube video

Neste artigo, foi possível aprender o que faz o enfermeiro intensivista e 5 atuações dele. Se você se interessou por essa profissão, não deixe de considerar a Anhanguera como a sua instituição de ensino!

E aí, bora cursar a faculdade dos seus sonhos? Aproveite que está por aqui e faça a sua inscrição no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.