O que faz um Desenvolvedor Web? Veja 5 funções desse programador!

estudante de análise e desenvolvimento de sistemas

Empresas, grandes e pequenas, e inúmeros profissionais autônomos têm site. Afinal, esse recurso transmite autoridade e alcança um grande público. Devido à alta demanda, há bastante espaço para quem atua na área de desenvolvimento web. Mas você sabe o que faz um Desenvolvedor Web exatamente?

A formação de um programador é bem diversa, o que abre espaço para atuar em vários setores com uma remuneração compatível. Há bastante variedade nas tarefas empreendidas nessa área, e o desenvolvimento de páginas web é um segmento bem importante, o qual apresenta algumas particularidades.

Se você pensa em seguir essa carreira, é uma boa ideia entender o que faz um Desenvolvedor Web. Confira, aqui, as principais funções desse profissional.

1. Layouts de sites

O layout de um site é feito, em parte, por um designer, que planeja o uso correto de cores e formas para criar uma boa experiência visual. Porém, é trabalho do Desenvolvedor Web transformar o design em um site com o qual é possível interagir.

É bastante comum que esse tipo de desenvolvedor front-end também tenha algum conhecimento de design para complementar seu trabalho.

2. Programação de menus e ferramentas de navegação

Além de programar a parte visual, um Desenvolvedor Web deve levar em conta como os elementos interativos do site vão funcionar. 

Se alguns menus vão aparecer na forma de gavetas, quais partes devem ser botões e quais são apenas texto etc. Tudo isso afeta a experiência do usuário e a qualidade da página.

3. Gestão de dados

Para que um site mostre diferentes imagens, textos e arquivos, ele precisa de um banco de dados como referência. E, para que esse processo funcione normalmente, o Desenvolvedor Web  também deve pensar no desenvolvimento de sistemas para gestão de dados.

O profissional deverá focar na administração das informações por meio de sistemas, observando se a gestão será centralizada, que tipo de servidores serão usados, entre outros aspectos que afetam o desempenho da página.

4. Otimização do código para navegação

Falando em desempenho, um dos principais fatores para a melhor experiência do usuário é a velocidade de carregamento da página. Se ela demora para responder ou é muito pesada, as chances de um visitante continuar navegando são bem pequenas.

Por isso, o Desenvolvedor Web também faz a otimização do código, limpando linhas desnecessárias e melhorando seus formatos.

5. Segurança e privacidade dos usuários

Uma das tarefas mais importantes de um desenvolvedor back-end é a cibersegurança. Ao desenvolver um site, é importante pensar nas ameaças mais comuns online, como ataques de hackers, vírus, entre outros. 

Se a sua página e os sistemas envolvidos nela não forem bem pensados, haverá maior risco à segurança e privacidade de todos.

Venha se formar em gestão da tecnologia da informação com a Anhanguera!

Agora que você entende o que faz um Desenvolvedor Web, já pode decidir se essa é a carreira que busca. E, mesmo que não seja, a área de gestão da tecnologia da informação é ampla, com abertura para várias especializações.

Não espere mais! Inscreva-se no vestibular Anhanguera e venha dar o primeiro passo na sua formação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados