O que faz um Desenvolvedor PHP? Veja 4 funções desse programador! 

estudante de análise e desenvolvimento de sistemas

Seja no computador ou na palma da mão, a internet hoje é essencial para nossas tarefas do dia a dia. E pouca gente sabe o que acontece por trás dela, como a linguagem, programas, servidores. Quer ver um exemplo? O que faz um Desenvolvedor PHP?

O profissional nesta área faz o curso específico, como de Desenvolvimento de Back-End. O PHP é uma das linguagens de programação mais conhecidas e utilizadas no mercado, o que a torna fundamental no mundo digital.

Quer saber mais sobre esta carreira e as funções de um programador? Siga a gente neste conteúdo!

O que faz um Desenvolvedor PHP?

Não adianta saber o que faz um desenvolvedor PHP sem antes entender o que significa esta sigla. Ela vem do inglês e quer dizer Pré-Processador de Hipertexto. Esta linguagem é adequada para o desenvolvimento de páginas e pode ser embutida dentro do HTML.

Por causa desta integração, o PHP está ligado ao desenvolvimento de páginas na web, criando sites dinâmicos. Isso favorece a conexão entre os servidores e a interface, deixando tudo mais ágil. Desenvolvedores de Back-End usam esta linguagem para fazer o site funcionar corretamente.

A linguagem PHP é muito usada para integrar portais de notícias, lojas virtuais e redes sociais. Com ela, a interação é processada dentro do servidor, retornando para a máquina do usuário apenas os resultados. Isso faz tudo ser mais veloz e seguro.

Mas então, o desenvolvedor cria sites? Bom, é uma das funções. Então, confira quatro atividades deste programador no mercado de trabalho.

Aplicação em sites

Como mencionado antes, o desenvolvedor de PHP atua na criação de sites dinâmicos, seguros e confiáveis. A linguagem faz, digamos, os bastidores da página funcionarem, levando informações até o servidor, processando e devolvendo ao usuário. O Facebook, por exemplo, usa esta linguagem desde o início.

Essa programação tem o objetivo de atuar em conjunto ao HTML, já que este não suporta algumas funções da página. Neste sentido, o PHP agiliza a conexão entre os servidores da internet e a interface do utilizador.

Desenvolver programas

Assim como um Desenvolvedor Mobile, o programador de PHP também tem a função de criar programas que trabalham com banco de dados. Além disso, esses softwares buscam a interação com o usuário, já que servem de base para sites e servidores.

Por isso, o profissional desta área é capaz de lidar com um grande banco de dados, assim como o analista de desenvolvimento de sistemas.

Manutenção em sistemas

Se o desenvolvedor PHP consegue aplicar a linguagem em sites e sistemas, também entende sobre fazer a manutenção deles. E esta é uma das funções deste programador. Assim, o profissional faz a correção em sistemas já existentes, resolvendo bugs e até criando novas funcionalidades.

Criar lojas virtuais

Além de sites dinâmicos, o desenvolvedor PHP pode trabalhar na elaboração de e-commerce. As lojas virtuais têm uma necessidade muito grande de se comunicar com bancos de dados robustos e com vários elementos.

Um e-commerce tem milhares de fotos, vídeos, outras mídias, além dos dados do cliente. Todo esse processamento poderia ser muito pesado, mas o PHP torna a navegação mais tranquila.

Veja o cenário de vagas em tecnologia!

YouTube video

Ficou interessado? Veja como fazer!

Você viu o que faz um desenvolvedor PHP e se interessou? Agora é só buscar cursos na área para aprender e se aperfeiçoar. A Anhanguera pode te ajudar já que tem um apoio personalizado para cada fase da sua formação.

Faça sua inscrição no vestibular da Anhanguera e se prepare com os melhores para ser um grande profissional no futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.