O que faz um Biólogo Ambiental? Veja 5 atribuições dessa profissão!

Ciências Biológicas

Quem deseja cursar Ciências Biológicas e atuar na área ambiental, deve saber exatamente o que faz um Biólogo Ambiental. Caso você ainda esteja um pouco perdido na sua escolha, saiba que essa profissão oferece serviços que se utilizam dos conhecimentos sobre meio ambiente para trazer soluções inovadoras até mesmo nas grandes empresas brasileiras e multinacionais.

Desenvolvemos este texto exatamente para explicar a você do se trata a profissão de Biólogo Ambiental, fazendo com que seja possível escolher o curso certo no vestibular. Confira agora o conteúdo completo!

O que faz um Biólogo ambiental?

A profissão de Biólogo Ambiental é apaixonante, pois trata-se do profissional responsável pelos estudos das diversas formas de vida existentes no planeta. Ele é capaz de observar as origens e desenvolvimentos dos seres vivos, visando compreender seus funcionamentos, modelos de reprodução e relacionamentos com outros animais ou plantas no meio ambiente em que vivem.

Esse profissional é um técnico e pesquisador que trabalha em instituições conectadas de alguma maneira ao meio ambiente, atuando em laboratórios, pesquisas de campo, ou mesmo na educação ambiental. Abaixo listamos 5 atribuições sobre o que faz um Biólogo Ambiental. Leia!

Leia mais: Confira outras áreas de atuação do Biólogo!

1. Atua na gestão ambiental

Gestão ambiental é uma metodologia de administração empresarial que prioriza a sustentabilidade

Assim, o profissional da área utiliza práticas e metodologias administrativas para que haja redução do impacto ambiental causado pelas atividades econômicas da empresa.

2. Trabalha com ecoturismo

Biólogos Ambientais também são capacitados a trabalhar com ecoturismo ou turismo ecológico, que é uma atividade turística com viés sustentável, onde o foco do negócio está focado no patrimônio natural e cultural

Esse tipo de turismo incentiva a conservação desse patrimônio e procurar formar consciências ecologicamente corretas em função da interpretação do meio ambiente;

3. Ensina educação ambiental

O biólogo que trabalha com educação ambiental ensina os processos pelos quais o indivíduo e a coletividade edificam o caráter e os valores sociais, além das habilidades e atitudes necessárias para a conservação da natureza, bem como a fundamental qualidade de vida fornecida pela sustentabilidade.

4. Desenvolve o saneamento ambiental

Saneamento ambiental é uma técnica utilizada para resolver ou amenizar os problemas trazidos pela sociedade ao meio ambiente, por meio, por exemplo, do correto descarte de dejetos, tratamentos de água, drenagem do solo em construções, conserto de infiltrações, além de evitar também o deslizamento de encostas e a poluição ambiental.

O profissional que atua com saneamento ambiental disponibiliza soluções para esses problemas de uma maneira a causar o menor prejuízo possível à natureza, garantindo também a conservação da biodiversidade e o bem-estar do ser humano.

5. Efetiva o Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental é um tipo de processo administrativo onde um órgão ambiental competente solicita licença para instalação, expansão e operação de algum empreendimento ou atividade que utilizará recursos ambientais e que pode ser considerado efetivamente poluidor, causando de alguma maneira a degradação da natureza.

Dê o primeiro passo para a carreira de Biólogo Ambiental na Anhanguera!

Agora que você sabe o que faz um Biólogo Ambiental e suas principais atribuições, não se esqueça de procurar pelo melhor curso de graduação de Ciências Biológicas. 

A Anhanguera apresenta um dos melhores ensinos do país e é formada pelo corpo docente de mestres e doutores especializados nas suas respectivas áreas de atuação.

Pensando em cursar Ciências Biológicas e não sabe que curso escolher? Inscreva-se agora no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados