O que faz um Analista de RH? Veja 5 atribuições desse cargo!

Faculdade de RH vale a pena

A área de Recursos Humanos é uma das mais importantes em qualquer organização, haja vista que tem a função de recrutar e avaliar colaboradores a fim de otimizar o desempenho da empresa como um todo.

Neste post, vamos te contar o que faz um Analista de RH e como a Anhanguera pode te ajudar a ingressar nessa carreira tão promissora. Ficou curioso? Continue a leitura e confira!

1. Seleção e recrutamento de novos colaboradores

Essa é a principal atribuição de quem trabalha na área de Gestão de Recursos Humanos

Além de analisar o currículo do candidato, o Analista de RH deve observar aspectos subjetivos e comportamentais de cada um, a fim de saber quem está mais apto e conseguirá atender as expectativas para cada cargo. 

2. Administra o quadro de funcionários

Esse especialista também tem a função de administrar o quadro de funcionários da organização, controlando faltas, licenças, banco de horas, e até mesmo fazer a movimentação necessária em casos de promoções, transferências e alterações de cargo, por exemplo.  

3. Assegurar os direitos trabalhistas

Saber como atuar nesse segmento é uma das coisas que se estuda no curso de Gestão de Recursos Humanos. É importante que o Analista de RH conheça a legislação social, trabalhista, de saúde e segurança no trabalho. Assegurar direitos básicos aos trabalhadores é fundamental, pois aumenta a segurança, saúde e o bem estar de todos. 

Pensando na empresa, ter o conhecimento da legislação e assegurar os direitos dos colaboradores ajuda a prevenir acidentes de trabalho e evitar gastos com a alta rotatividade de funcionários.  

4. Responsável por benefícios e salários dos colaboradores

Administrar programas de benefícios, tais como vale-refeição, auxílio-educação, vale-transporte etc, também é trabalho de um Analista de RH. 

Os funcionários satisfeitos com seu emprego se sentem valorizados e por isso sempre buscam melhores resultados. 

5. Desenvolve programas de treinamentos 

Ao capacitar a equipe, o nível de satisfação aumenta e as chances de esses profissionais procurarem outras oportunidades diminui drasticamente. Além do mais, os benefícios de ter profissionais bem preparados para a empresa são o aumento da produtividade e da competitividade do empreendimento no mercado. 

Por isso, o Analista de RH é muito importante, pois além de motivar as pessoas, ele as qualifica buscando sempre o desenvolvimento profissional de cada um.

Dê o primeiro passo para se tornar um Analista de RH! 

Agora que você já sabe o que faz um Analista de RH, está esperando o quê para começar a trabalhar nessa área? Nós da Anhanguera, oferecemos muitos cursos que podem te ajudar nessa jornada. Além disso, contamos com um sistema de ensino que une teoria à prática de forma eficiente, preparando o aluno para o mercado de trabalho.

A Anhanguera conta também com diversas bolsas de estudo para auxiliar os estudantes em sua primeira graduação. Com isso, o valor da faculdade de Recursos Humanos se torna mais acessível e facilita o acesso de todos ao ensino superior. 

E aí? Se interessou pela carreira de um Analista de RH? Então inscreva-se no vestibular da Anhanguera e dê os primeiro passos para um futuro brilhante nessa área! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados