O que faz um Advogado Tributarista? Saiba 4 responsabilidades desse cargo!

Direito-empresarial

Você já parou para pensar o que faz um advogado tributarista? Esse profissional é formado em Direito, registrado na OAB e especializado em Direito tributário. Dessa maneira, ele cuida de questões referentes à tributação, ou seja, ao pagamento de impostos.

Sendo assim, o advogado tributarista tem atuação fundamental para zelar pelo patrimônio de empresas e, até mesmo, pessoas físicas. Por esse motivo, o mercado de trabalho costuma ser receptivo a esse profissional, oferecendo boas oportunidades de salário.

Quer saber o que faz um advogado tributarista, na prática? Conheça 4 responsabilidades desse especialista!

1. Planejamento tributário

O planejamento tributário é um recurso utilizado para que uma empresa possa pagar menos impostos, dentro da lei. Assim, o advogado especialista escolhe o melhor regime tributário conforme o perfil (área de atuação e atividade desenvolvida) e o faturamento da organização.

Para isso, o profissional realiza projeções e simulações a fim de analisar os prós e os contras de cada um dos regimes tributários do Brasil — Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

2. Recuperação de créditos tributários

A recuperação de créditos tributários consiste na restituição, compensação ou ressarcimento de determinados tributos pagos nos últimos 60 meses. Como ela costuma ser burocrática, há empresas que não solicitam esse direito.

É aí que entra o advogado tributarista. Ele orienta a melhor maneira de fazer o levantamento e a análise de todos os impostos pagos que são passíveis de recuperação, orientando a organização sobre os seus direitos.

3. Orientação tributária

Além do planejamento tributário, o advogado tributarista pode atuar na orientação sobre os impostos. Nesse caso, ele identifica os principais erros que a empresa comete nos aspectos tributários. Não somente os que levam ao pagamento maior de impostos sem necessidade, mas também os que podem gerar problemas com o Fisco.

Ademais, vale lembrar que a legislação é dinâmica e pode mudar constantemente. Por isso, a organização deve ficar de olho nas alterações para se adaptar a elas, e o advogado tributarista pode ajudar nessa missão.

4. Problemas judiciais 

O advogado tributarista atua também na resolução dos problemas judiciais relacionados aos impostos. Pode acontecer de a empresa não ter recorrido ao profissional para obter orientações e o planejamento tributário, e acabou sendo repreendida pela Receita Federal.

Nesse caso, é necessário que o profissional defenda a organização a fim de evitar ou amenizar as punições mais severas e que podem comprometer os recursos financeiros e o nome da empresa.

Gostou da ideia de ser um advogado tributarista? Dê o pontapé inicial para a sua carreira no Direito!

Como você viu, para ser um advogado tributarista é necessário ser formado em Direito. Sendo assim, se essa é a profissão da sua vida, o primeiro passo é se matricular no curso de Direito da Anhanguera.

Dessa maneira, é possível ter uma base de conhecimentos robusta que permitirá ingressar de forma competitiva no mercado. Isso significa que você terá maiores chances de encontrar boas oportunidades de trabalho!

Neste post, você entendeu o que faz um advogado tributarista ao conhecer 4 responsabilidades desse profissional. Se pintou um interesse em seguir essa carreira não deixe de contar com a Anhanguera!

E aí, que tal fazer parte do time de estudantes de Direito Anhanguera no próximo semestre? Aproveite e faça a sua inscrição para o vestibular agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados